TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve relato sobre as manifestações artísticas do homem

Por:   •  19/3/2017  •  Artigo  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

        ARTE        

Breve relato sobre as manifestações artísticas do homem

RESUMO

A Arte está presente no mundo, e se manifesta de diversas formas, através de pinturas, de esculturas, de arquiteturas, com sons harmonioso, na expressão corporal, entre outras formas, por isso, ela está presente na vida do homem desde o seu nascimento. Este trabalho tem como objetivo apontar as diversas manifestações artística realizadas pelo homem ao longo da História.

INTRODUÇÃO

Diversos estudiosos, das mais variadas áreas do conhecimento, tais como antropólogos, historiadores, arqueólogos, filósofos, linguistas, entre outros, ao tentar desvendar as origens da humanidade, chegaram à conclusão de que o aparecimento do homem está diretamente ligado ao aparecimento das formas simbólicas, ou seja, ao aparecimento da religião, das formas de comunicação e, principalmente da arte.

Cada uma dessas formas simbólicas tem sua história, seu surgimento, baseado em um conjunto de depoimentos na própria origem e evolução do ser humano, ou seja, um não se dissocia do outro, mas caminham lado a lado. Por isso, a história da arte, as manifestações artísticas do homem, foram organizadas em períodos, os quais acompanham o desenvolvimento das civilizações, desde a pré-história, até os dias de hoje, na contemporaneidade.

É importante ressaltar que todos os registros da existência do homem primitivo foram realizados apropriando-se da arte, das mais diversas formas de manifestação artística, como exemplo disso, vê-se os registros encontrados nas cavernas, em sítios arqueológicos, desenhos conhecidos como pinturas rupestres, que se constituem como a primeira forma de expressão artística, os quais também são formas de o homem se comunicar uns com os outros e com seres sobrenaturais, suas divindades.

Ao longo da História, o homem se apropriou de diversas manifestações artísticas, sendo elas utilizadas no dia-a-dia, em objetos utilitários, funcional, bem como apenas para representar o belo, o estético, a realidade ou a representação simbólica de uma realidade. Desta forma, a cada manifestação apresentada e aprimorada pelo homem, a arte demonstrava, e ainda demonstra, seu importante papel na vida do homem, o qual necessita desta para se expressar, seja de forma pictórica, verbal, corporal, entre outros.

  1. CONCEITUANDO A ARTE

Arte é vida, é a representação da vida. Ela é um componente intrínseco no ser humano, ou seja, ambos são inseparáveis pois, é a partir da arte que o homem se desenvolve, socialmente, emocionalmente, intelectualmente e, por meio dela expressa seus desejos, emoções, pensamentos, ideias, tornando-se um ser criador, pensante, crítico.

Para entender a importância da arte na vida do homem, é preciso compreender a arte: o que é arte, como ela acontece, como esta se manifesta e quais são as expressões artísticas.

Muitos são os debates que buscam conceituar, definir a Arte, tais debates acabam conceituando a arte de forma diferenciada, sendo que, por vezes, divergem seus conceitos uns dos outros. Desta forma, alguns estudiosos, tais como Febvre (1878-1956), e Villaça, 2015, apud Coli, 1995, conceituam a arte como uma área de conhecimento:

A arte tem assim uma função que poderíamos chamar de conhecimento, de ‘aprendizagem’.  Seu domínio é o do não-racional, do indizível, da sensibilidade: domínio sem fronteiras nítidas, muito diferente do mundo da ciência, da lógica, da teoria.  Domínio fecundo, pois nosso contato com a arte nos transforma. (VILLAÇA, 2014, p.75, apud COLI, 1995, p.109)

Outros autores, como Gilson (1884-1978), declaram que a arte não pertence à ordem do conhecer, mas está ligada ao fazer. Para o grande filósofo Aristóteles, a arte pode ser definida como uma imitação da realidade, também há aqueles que consideram a arte como uma coisa supérflua.

Analisando a palavra Arte, a qual deriva do latim, ars ou artis, que corresponde ao saber, habilidade, nota-se que, nesse sentido, a arte está ligada ao propósito do fazer, habilidade natural. Também deriva do verbete grego, tékne, que quer dizer produzir, criar manualmente, um ofício. Já na palavra derivada do grego póiesis, a arte é vista como toda atividade de criação do ser humano, sendo esta definida por Platão (1972).

A arte está fundamentada na ideia do homem como um ser criador, um ser que é capaz de inventar novas formas, novos significados, demonstrando aquilo que pensa, que sente, que deseja, também está relacionado com a relação que este tem com a natureza, da forma como se apropria dos elementos naturais, transformando-a naquilo que lhe satisfaz. Assim:

Na proporção em que o homem foi fazendo utensílios a fim de transformar a natureza em prol de sua satisfação, ele também foi criando a arte como meio de sobrevivência. Porém, o homem cria a arte para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar suas crenças e as dos outros, para estimular e distrair a si e aos outros. (ROBERTO, 2009, s.p.)

Portanto, a definição de arte pode variar de acordo o contexto cultural de cada povo, sendo que este estabelece, ou não, um processo que conduz à criação, à arte, respeitando todas as suas implicações teóricas, as técnicas pessoais e sociais, as quais são consequências da apreciação da beleza, vistas como parte essencial do resultado final, desta forma, qualifica-se objetos ou processos criativos de outras épocas ou civilizações, como arte, através da avaliação realizada por alguém num determinado tempo, levando em consideração a sociedade à qual pertencia. Tal qualificação dá a possibilidade de chamar de arte, na atualidade, obras pré-históricas, as quais, em outras épocas, eram consideradas primitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com