TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases de Poder

Por:   •  11/6/2015  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

As bases de poder

As bases de poder dividem-se em dois grupos - formal e pessoal

Poder Formal: Refere-se aos atributos do cargo, ou seja, aqueles que o indivíduo possui enquanto ocupando uma determinada posição na hierarquia organizacional. Baseia-se na capacidade de coagir, de recompensar, de acordo com sua autoridade. Este poder formal pode ser apresentado na forma de:

Poder coercitivo: Este deriva-se da capacidade de punir, fazer ameaças e aplicação de sanções físicas ou de qualquer tipo de controle. Baseia-se no medo, faz com que os indivíduos modifiquem seu comportamento por receio de serem castigadas ou punidas.

Poder de recompensa: Submissão obtida com base na capacidade de distribuição de recompensas vistas como valiosas pelos outros. Essas recompensas poder ser financeiras - como o controle de comissão, aumento de salário e gratificação, ou também não financeiras - como o reconhecimento.

Poder Legítimo:  O poder que uma pessoa recebe como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização. Poder de controle de recursos da organização, ou seja, a pessoa possui autoridade entre as demais.

Poder Pessoal: É a influência derivada das características individuais, ou seja, aquele que emana das características únicas e especificas de um indivíduo. O poder pessoal pode ser representado em três bases:

Poder de competência: Influência que se exerce como resultado da habilidade especifica ou do conhecimento de um indivíduo. Ou seja, baseia-se na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.

Poder de referência: Baseado na atuação e no apelo. Emana da admiração pelo outro e do desejo de se parecer com ele. É a identificação com um indivíduo que possua recursos ou traços pessoais desejáveis.

[pic 1]

Fig. 1: As bases do poder: organizacional e individual. Fonte: CHIAVENATO, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com