TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biocombustíveis Flávia Freitas Marques

Por:   •  28/3/2017  •  Abstract  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

Biocombustíveis

Flávia Freitas Marques

Gerando mais empregos no campo ( no setor da cana-de-açúcar mais de um milhão diretamente e quatro milhões de empregos indiretamente ), o biocombustível pode vir a ter um futuro promissor, já que o petróleo pode acabar em pouco tempo devido a sua utilização irregular, porém, o biocombustível trás consequências como a possível falta de alimento, já que as terras cultiváveis estão sendo utilizadas para a plantação de cana-de-açúcar, beterraba e soja que serão uteis na produção dos biocombustíveis. No Brasil, o biodiesel pode ser feito até com mamona, dendê e girassol.

O uso do Biocombustível trás tanto vantagens, como a contribuição para a estabilização do gás na atmosfera, a criação de novos empregos e a geração de renda no campo, o que evita a migração para as metrópoles consequentemente diminuindo a favela e a criminalidade, quanto consequências, como o aumento do consumo da água, para irrigar as plantações e como foi dito acima, a diminuição da produção de alimentos para servir de alimento, para poder produzir para suprir a demanda para os biocombustíveis, já que é mais rentável.

O Biocombustível é utilizado como forma de diminuir a poluição e a emissão de gases poluentes na atmosfera, e como é originado de gordura vegetal e animal, é um combustível renovável, ou seja, nunca irá acabar. Em 2005 foi assinado o Protocolo de Kyoto que determinava que até certa data a emissão de gases poluentes deveria diminuir nos países que o assinaram, devido a isso, países como o Brasil passaram a adicionar etanol a sua gasolina e o biodiesel ao diesel.

O quadro abaixo mostra o ciclo de vida do biocombustível:

     Imagem retirada do site Vestibulando Web                                                                                             

Etanol

Etanol é um tipo de Biocombustível que é popularmente conhecido como o álcool. Nos Estados Unidos é utilizado milho, já no Brasil o etanol é originado da cana-de-açúcar e é feito através de um processo de fermentação da cana. O Brasil é o maior produtor desse tipo de biocombustível e devido a regulamentação do governo federal a gasolina tem que ser misturada com um pouco dele.

Com o uso do Etanol podemos ainda trazer vários benefícios como a diminuição da poluição do ar e do aquecimento global, já que o etanol é um combustível renovável e no Brasil ainda há a produção em baixo custo de energia, conseguida através do bagaço da cana. Porém muitas pessoas ainda condenam essa prática já que pedaços de terra que deveriam ser utilizados para alimentar a população está sendo utilizado para a produção de combustível, e um grande exemplo da revolta da população foi a “Guerra das Tortilhas” que ocorreu no México que ocorreu em 2007, devido a falta de arroz ( que estava sendo utilizado para a produção de etanol ) ingrediente principal da típica comida mexicana. O gráfico acima mostra o crescimento da produção mundial do etanol, e como é possível ver, os Estados Unidos e o Canadá, dois grandes países, não dão juntos a quantidade de álcool produzido no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (148.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com