TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa Família: Um programa puramente assistencialista?

Por:   •  5/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

O programa bolsa família tem contribuído para tirar da miséria milhares de famílias de brasileiros. Entretanto, há muitas críticas a esse programa considerado por alguns como assistencialista. Comente essa questão.

]O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, sendo uma das medidas da estratégia Fome Zero. Para sua aquisição existem critérios de renda e para sua manutenção condicionalidades.

 O PBF tem recebido críticas desde a sua implantação por alguns setores da sociedade: alguns o consideram como um programa assistencialista e populista, e, portanto, uma forma legal de compra de votos. Alguns criticam a falta de limites quanto ao tempo para recebimento do benefício e que ao invés de estimular essas pessoas a ingressarem no mercado de trabalho, o Estado as sustenta e os acomoda, em contra partida, estudos apontam que a maior parte dos beneficiados não deixou de trabalhar. Alguns afirmam que o PBF não chega a quem precisa ou que o “pobre não sabe gastar dinheiro”, mesmo que as pesquisas mostrem que a maior parte do valor recebido é gasto com alimentos.

Trata-se de um programa social de grande alcance e focalizado. Considerado um modelo internacional de combate à miséria e à exclusão.  Há impactos positivos tanto na sociedade como na economia: diminuição do analfabetismo, da evasão escolar e deficiência nutricional em escolares; repercussão na segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas; aquecimento do mercado interno; fixação das pessoas em seu local de origem, evitando a migração para grandes centros que não comportam mais o crescimento populacional, dentre outros.

O PBF é apontado como a principal medida responsável pela queda do índice de pobreza e diminuição da desigualdade. Apesar disso, o Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo.

Referências:

  1. SANTOS, Maria Paula Gomes dos. O Estado e os problemas contemporâneos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UPSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009.
  2. http://www.revistaforum.com.br/mariafro/2010/09/29/o-melhor-texto-sobre-o-bolsa-familia-que-ja-li/
  3. http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/bolsa-familia-o-direito-e-os-defeitos.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com