TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL UNIDADE DE CAMPO GRANDE

Por:   •  31/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIDADE DE CAMPO GRANDE

Curso de Letras - Português/Espanhol e suas literaturas

3ª série - 2020

Disciplina: Literatura Espanhola

Professor: André Rezende Benatti

Aluno: Jéssica Thaís de Andrade.

1 – Baseado em quais trechos e características do romance Lazarillo de Tormes, poderíamos afirmar que a narrativa se trata de um Romance Epistolar. (2,0 pontos)

“Já que Vossa Mercê escreve solicitando que se lhe escreva para relatar o caso detalhadamente, julguei melhor não começar pelo meio, mas pelo princípio, para que se tenha completa informação da minha pessoa (pág. 31)”.

Responder por escrito a um pedido de maiores detalhes sobre um caso significava — e significa — escrever uma carta. Lázaro de Tormes escrevia o que devia ser uma carta. Pelo que nos consta, o primeiro leitor atual a registrar a afinidade do Lazarilho com o gênero epistolar teria sido Cláudio Guillén, em 1957. Diz Guillén: “O Lazarilho é, em primeiro lugar, uma epístola falada” (...) “Digo que se trata de uma epístola falada, com termos um pouco contraditórios, porque parece que escutássemos, sorrateiramente, a confissão que Lázaro faz ao amigo do seu protetor”. (...) “...a confissão pública de Lázaro...tem como ouvinte não o leitor mas a pessoa que solicitou o relato”. (...) A redação do Lazarilho é, antes de mais nada, um ato de obediência”

“Para que Vossa Mercê veja até onde chegava o engenho deste astuto cego, contarei um caso, dos muitos que com ele me aconteceram, no qual me parece ter demonstrado bem sua grande astúcia” (pág.41);

“Mas, para não me prolongar, deixo de recordar muitas coisas, tão engraçadas quanto dignas de nota, acontecidas com este meu primeiro amo...” (pág.45).

2 – Quais as principais características do Romance Picaresco e da Personagem Picaresca? (2,0 pontos) R = Na época do aparecimento do Lazarilho, a palavra “pícaro” servia em espanhol para designar, talvez, os rapazes que ajudavam nas cozinhas. Estendeu-se, depois, a todo tipo de desocupado ou subempregado que, sobrevivendo pela astúcia, atingia facilmente a delinquência. O romance picaresco como sendo a pseudo-autobiografia de um anti-herói, definido como um marginal à sociedade, o qual narra suas aventuras que, por sua vez, são a síntese crítica de um processo de ascensão social pela trapaça e representam uma sátira da sociedade contemporânea do pícaro, seu protagonista. O principal traço formal da picaresca é ao menos no seu início o seu caráter autobiográfico, ou seja, o narrador de primeira pessoa.

3 – Qual a grande crítica apresentada dentro de Lazarillo de Tormes? (2,0 pontos)

Da análise anterior decorre claramente que Lázaro não é apenas o protagonista de uma história pessoal de ascensão social até certo ponto inusitada, se levarmos em conta o imobilismo social pregado durante séculos pelas classes dominantes e ainda muito forte na Espanha do século XVI. É muito mais o agente da denúncia do preço a ser pago por essa ascensão. Lázaro começa sendo a criança que simplesmente vê os fatos acontecerem. Muito cedo, no entanto, era ainda capaz de analisar alguns desses fatos. Assim, a primeira das suas reflexões registradas pelo narrador vê a contradição do meio-irmão negro que se assusta da cor escura do seu pai:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com