TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA PLANTA DE RESINAS

Por:   •  5/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Valmir Diel

Pesquisa CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA PLANTA DE RESINAS

Pré-projeto apresentado para avaliação na disciplina Projeto Integrador I da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Orientador: Ítalo Ogliari

Canoas

Mês/0000

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema (ou problema)...

1.2 Delimitação do tema...............................................................................

2 JUSTIFICATIVA

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

3.2 Objetivos sspecíficos

4 METODOLOGIA

5 CRONOGRAMA

REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

1.1 Tema (ou problema)

PROJETO: Aumento da eficiência operacional dos processos produtivos 1.2 Delimitação tema

Sabemos hoje que As empresas, ao buscarem melhores condições de competitividade, eliminam os desperdícios o que resulta na sustentabilidade das mesmas no cenário atual. E buscam de diversas formas redução de custo. Visando a melhoria contínua dos processos produtivos, e assim aumentar sua capacidade de produção, umas das ferramentas muito utilizadas é a ferramenta GPT (gestão do posto de trabalho e esse é o estudo que esse projeto propõe, “implementar metodologia da Gestão dos Postos de Trabalho”), nos reatores de produção de resinas para eliminar paradas e assim aumentar sua capacidade de produção.

2 JUSTIFICATIVA

__

Não é novidade A competitividade acirrada do mercado globalizado e a dificuldade para se manter neste, exige que as empresas dos mais diversos segmentos invistam cada vez mais no processo produtivo, bem como no produto, como intuito de melhorar o processo e de reduzir os custos, as organizações necessitam de ferramentas que lhes permitam aperfeiçoar seus processos continuamente, principalmente na manufatura.

Nesta metodologia, será abordada a Gestão do Posto de Trabalho, Este tipo de gestão utiliza o IROG como um medidor essencial, para que seja.

Possível à melhora da gestão dos postos de trabalho críticos e não críticos, A abordagem referente à Gestão do Posto de Trabalho visa à otimização dos recursos de uma organização (equipamentos, pessoas e instalações), com vistas a melhorar a capacidade e a flexibilidade da produção, sem, muitas vezes, investimentos extras (KLIPPEL e outros 2004). De um prisma econômico, a ideia de utilização do método da GPT é a busca contínua pela melhor utilização dos equipamentos. Na Abordagem GPT, utiliza- se o IROG (Índice do Rendimento Operacional Global), para analisar as situações que provocam paralisações de máquina, permitindo também, analisar outros aspectos como ferramental utilizado, instruções de trabalho e ergonomia. Na metodologia do STP as melhorias no Posto de Trabalho devem ser executadas a partir das operações que restringem a operação do sistema de produção, ou seja, nos gargalos produtivos Com a necessidade de conhecer e controlar a capacidade operacional, e propor melhorias e reduzir os custos, como essa metodologia poderá atingir esses objetivos e ajudar a empresa a se manter e aumentar sua competitividade no mercado. Com a implantação do trabalho pretendo ter um método de informações que apontam de forma clara e objetiva as maiores oportunidades de melhoria, além de suprir as áreas de Engenharia Industrial e PCP com dados para o cálculo da capacidade produtiva real. Outro resultado esperado refere-se ao envolvimento dos operadores, que visualizaram no método proposto uma oportunidade de demonstrar a condição de trabalho real dos equipamentos, Hansen (2006) ressalta que um dos diferenciais das empresas de sucesso é a capacidade de trabalharem em equipe, por um objetivo comum, estabelecendo uma relação ganha, entre as áreas da organização. Essas, segundo o mesmo autor, são as empresas capazes de equilibrar produção e capacidade produtiva, de forma apropriada, trazendo melhores resultados para a empresa, ao mesmo tempo em que possibilitam uma visão global para a mesma. Uma vez identificados os desperdícios, propõe-se a mensuração dos mesmos através do Custeio por Absorção Ideal, visando demonstrar também o desperdício financeiro relacionado a cada recurso. Diante disso, este trabalho pretende responder a seguinte pergunta: com a utilização das metodologias da gestão do posto de trabalho é possível obter melhores resultados e eliminar paradas que não agregam valor no processo de produção de uma organização.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Melhorar a eficiência operacional utilizando a abordagem da

Gestão dos Postos de Trabalho (GPT).

3.2 Objetivos específicos

1) Aumentar a capacidade operacional e a flexibilidade de

Produção, sem necessitar de investimentos em ativos.

2) Adotar equipe de conhecimentos necessário para entender umas das ferramentas de gestão da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com