TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CArteira Cliente

Por:   •  28/5/2015  •  Dissertação  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

O RISCO DE UMA CARTEIRA DE INVESTIMENTOS


      O objetivo do investidor é criar uma carteira eficiente, que maximize o retorno para certo nível de risco ou minimize o risco para certo nível de retorno. São necessários então, medir de alguma forma o retorno e o desvio padrão de uma carteira de ativos.
      O retorno de uma carteira de ações é obtido pela média ponderada dos retornos dos ativos individuais que a compõem. E o desvio padrão dos retornos de uma carteira é obtido aplicando-se o mesmo conceito de cálculo de desvio padrão de ativo individual.

COEFICIENTE BETA - RISCO SISTEMÁTICO

      A medida de sensibilidade de uma ação ao mercado é chamada de beta (β). É uma medida de volatilidade de uma ação em relação ao mercado.
      É uma medida relativa de risco não diversificável. É um indicador do grau de variabilidade do retorno de um ativo em resposta a uma variação do retorno do mercado. Os retornos históricos de um ativo são usados na determinação de seu coeficiente beta. O retorno de mercado é o da carteira de mercado formada pó todos os títulos negociados.
      Em outras palavras, o beta do ativo (ou da carteira) indica a variação que os investidores esperam no retorno do ativo (da sua carteira) para cada 1% de mudança no mercado. Abaixo, observam-se os valores do beta e a sua relação com o risco de mercado:

  • Β < 1 O ativo tem um risco sistemático menor do que o risco de mercado. Variação de 1% no retorno do mercado se traduzirá em um movimento inferior a 1% (exemplo: 0,80%).
  • Β = 1 O ativo tem um risco sistemático igual ao risco de mercado. Variação de 1% no retorno do mercado se traduzirá em um movimento de 1%.
  • Β > 1 O ativo tem um risco sistemático maior do que o risco de mercado. Variação de 1% no retorno do mercado se traduzirá em um movimento superior a 1% (exemplo: 1,43%).
  • Β = 0 O ativo não possui risco sistemático. Isso é típico dos chamados ativos livre de risco. Uma variação de 1% no retorno do mercado não modificará o retorno do título.

CAPM (CAPITAL ASSET PRICING MODEL)   - MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS

      Primeiramente deve haver a suposição de que o mercado é perfeito e que o investidor é racional, então espera conseguir retornos maiores do que seriam os retornos com a taxa livre de risco (geralmente calculada pelo retorno esperado de um título do Tesouro), pois ele somente aplicará em ativos com risco se o retorno desse ativo compensar seu risco.
     A relação entre risco e retorno esperado (CAPM) apresentando o retorno esperado do mercado e retorno esperado de um título isolado. O CAPM como um método que demonstra os preços de equilíbrio de ativos arriscados. Cada ativo financeiro oferece um retorno esperado. O retorno esperado de um título é igual à taxa livre de risco mais o produto de beta, que é o grau de risco sistemático do título e o prêmio de risco sendo estimado com base em retornos históricos do mercado. É estável em médio prazo e decisivo na avaliação de ativo financeiro arriscado.
    observa, o retorno esperado do mercado pode ser representado da seguinte maneira RM = RF + prêmio por risco. Essa equação se refere ao retorno esperado do mercado, não ao retorno ocorrido numa dada época do ano, podendo inclusive o retorno do mercado nesse período ficar abaixo da taxa livre de risco, e inclusive ser negativo. A busca por compensação por risco dos investidores leva a presunção de que o prêmio pelo risco é positivo. A melhor forma de estimar o prêmio por risco futuro é dada pelo prêmio por risco médio registrado no passado. O retorno esperado de um título isolado fez emergir o beta de um título como medida apropriada de risco numa carreira ampla e diversificada. O retorno esperado de um título deve estar diretamente associado a seu beta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com