TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINCO FORÇAS DE PORTER

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso de pós-graduação: MBA em Gestão Ambiental

Aluno: David Avelino da Fonseca         

RA: 611.105.963

Turma: 01°A                                         

Professor: Felix Hugo Aguero Diaz Leon

Disciplina: Estratégias Competitivas

TAREFA 2 – CINCO FORÇAS DE PORTER

Comente o caso de uma instituição de ensino (a sua escolha) de acordo com as cinco forças de Porter.

AS CINCO FORÇAS DE PORTER

Segundo Porter (2004), o grau da concorrência em uma indústria depende de cinco forças básicas (Figura 1): rivalidade entre concorrentes; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos clientes; ameaça de novos entrantes; e ameaça de produtos substitutos. Para esta atividade vamos comentar o caso da instituição de ensino e universidade UNINOVE, buscando assimilar as forças básicas de Porter a esta instituição.

[pic 2]

Figura 1: As cinco forças de Porter

RIVALIDADE ENTRE CONCORRENTES

Dos vários componentes do ambiente competitivo, os concorrentes dentro de um setor devem lidar em primeiro lugar uns com os outros. Quando as organizações competem pelos mesmos clientes (no nosso caso aqueles que desejam uma formação de nível superior ou buscam uma instituição de ensino privada) e tentam ganhar participação de mercado a expensas dos outros, todos devem reagir e antecipar as ações de seus concorrentes. Neste caso, vamos citar a Uninove, que se antecipou aos concorrentes baixando os valores cobrados em seus cursos de graduação superior em relação às demais empresas do mesmo seguimento. Exemplos que atestam a excelência de ensino oferecida pela UNINOVE não faltam. Entre eles estão o investimento e o incentivo feito à área de pesquisa acadêmica, um dos pilares da atividade universitária. No momento, a instituição mantém mais de 40 grupos formados por professores e alunos pesquisadores, todos certificados junto ao Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq), cuja produção científica vem alcançando grande destaque no meio educacional. Todos esses diferenciais proporcionam a instituição um diferencial em relação às concorrentes.

PODER DE BARGANHA DOS CLIENTES

Os clientes compram os produtos e serviços que as organizações oferecem. Existem dois tipos de clientes: o final e o intermediário. Uma pessoa será um cliente final se comprar um hambúrguer do McDonald's ou um jeans de um varejista numa rua comercial. Os clientes intermediários compram matérias-primas ou produtos no atacado e depois os vendem aos clientes finais. De fato, os clientes intermediários fazem mais compras do que os clientes finais. No caso da UNINOVE, o cliente final são os estudantes que se matriculam na universidade buscando formação universitária, já o cliente intermediário são as empresas que contratam estes profissionais para estágios e outras funções durante e após a sua formação.

Os clientes são importantes para a empresa por razões além do dinheiro que pagam por produtos e serviços. Eles podem exigir preços baixos, maior qualidade ou serviços adicionais. Podem também atuar como elemento de competição entre as empresas.

PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES

As organizações devem adquirir recursos de seus ambientes e converter estes recursos em produtos ou serviços para serem vendidos. Os fornecedores são importantes para as organizações não só pelos recursos fornecidos, mas também pelo poder de barganha e pela possibilidade de alterarem a qualidade dos produtos ou serviços que vinham fornecendo. Para a instituição, os seus principais fornecedores são os professores, mestres e doutores, já que estão em ligação direta com os clientes. Em uma mudança de cenário de mercado em relação aos seus salários ou até mesmo a falta destes profissionais pode impactar diretamente nos custos dos serviços e produtos oferecidos pela universidade, que por consequência tem uma relação direta com a permanência dos alunos atuais e a busca por novos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (230 Kb)   docx (470.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com