TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO SAIR DO VELHO PARA O NOVO: CRIAR UM EMPREENDIMENTO INOVANDO ANTIGOS

Por:   •  30/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO EDUCACIONAL

ANHANGUERA

CURSO ADMINISTRAÇÃO

ROBERTA GONÇALVES DE ARAÚJO

COMO SAIR DO VELHO PARA O NOVO: CRIAR UM EMPREENDIMENTO INOVANDO ANTIGOS.

PORTO ALEGRE

2018

ROBERTA GONÇALVES DE ARAÚJO

COMO SAIR DO VELHO PARA O NOVO: CRIAR UM EMPREENDIMENTO INOVANDO ANTIGOS.

Trabalho portfólio interdisciplinar

apresentado como requisito

parcial para obtenção de média

semestral da graduação em

Administração.

Orientador: Altemar Pereira de

Moraes

PORTO ALEGRE

2018

1

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO …………………………………………..3 2. DESENVOLVIMENTO…………………………………..4 2.1 EMPREENDEDORISMO…………………………...4 2.2 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE………………..7 2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE……………..9 2.4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL….11

3. CONCLUSÃO…………………………………………...13 4. REFERENCIAS………………………………………….14

2

1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir trata-se de um portfólio interdisciplinar para a graduação em Administração, temos uma Situação Geradora de Aprendizagem na qual iremos desenvolver as seguintes disciplinas Empreendedorismo, Ética, política e sociedade, Homem, Cultura e Sociedade e Sistemas de Informação Gerencial.

A situação de aprendizagem desenvolvida nesse portfólio é a seguinte, duas empresas do mesmo ramo de construção civil, ambas de porte médio, uma tradicional, familiar, engessada, focada em construções para o comércio mas também atua de forma branda no ramo de construção residencial, a segunda empresa mais flexível, um pouco mais moderna, atua preferencialmente no ramo de construção residencial, mas também atuando de na construção comercial de foma mais sutil.

O objetivo desse trabalho é propor soluções para que essa fusão ocorra da melhor maneira possível, para todas as partes envolvidas. E que a empresa nova seja destaque perante a concorrência, captando clientes e fidelizando ao mesmo tempo. Que tenha diferenciais na sua produção valorizando a inovação, qualidade e entrega de excelência em seus produtos/serviços.

3

2.1 EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. Se tratando de uma fusão de duas empresas já existentes conseguimos aplicar o empreendedorismo como uma forma de desfazer processos obsoletos e inovar com processos novos.

A inovação faz parte do empreendedorismo, essas duas palavras juntas tem como um objetivo oportunidade. A nova empresa criada, deverá incentivar a criatividade de seus funcionários, inovar em processos já existentes para que haja uma melhora nas funcionalidades dessa nova empresa. Permanecer com processos que já dão certo com um toque de ideias novas tendo como objetivo fazer o que se faz hoje com melhoras nas atividades, funções e custos para organização. Não punir erros também faz parte da inovação, pois isso deixa livre para que os funcionários exponham suas criatividades agregando valor aos processos da empresa.

Outra maneira que podemos fazer a fusão de uma forma mais flexível e prática é utilizando como base do modelo de negócio criado o modelo Canvas. Por ser um modelo de plano de negócio que sugere o uso de post it prevê a facilidade em flexibilizar ideias até achar o ideal para os empreendedores envolvidos. E contém um resumo do planejamento da empresa, como propostas, planos, meios e objetivos na entrega dos produtos ou serviços.

Nesse método contamos com nove blocos agrupados em quatro cores (azul, verde, vermelho e laranja) cada cor agrupa os blocos em subgrupos, vamos ver como poderemos organizar para nossa nova empresa esse modelo Canvas: 1. Segmento de clientes (cor verde): nesse bloco iremos colocar o grupo de pessoas

4

ou organizações que a empresa vai estipular como público-alvo. Como são pessoas empresas diferentes suas necessidades também deverão ser, e esse bloco serve para segmentá-los para assim conseguir melhor atender às suas necessidades em específico.

2. Canais (cor verde): aqui iremos destacar os canais de comunicação que a empresa irá disponibilizar para o relacionamento com seus clientes, desde a pré venda até o pós vendas. E podem ser de diversas maneiras como diretos com a empresa como por exemplo: telefone, site, ou indiretos como revenda ou autorizada.

3. Relacionamento com Clientes (cor verde): o relacionamento deverá ser definido pela empresa de acordo com suas motivações, de acordo com seus objetivos como retenção, fidelização, ampliação de vendas. Pode ser feito através de representantes ou call centers.

4. Fontes de Receita (cor laranja): podemos incluir aqui vendas dos produtos, taxas de uso, aluguéis, licenciamentos. Ou seja, toda a receita gerada a partir de cada cliente.

5. Estrutura de Custos (cor laranja): aqui podemos considerar custos fixos e os variáveis, é importante que sejam enumerados todos os custos que envolvem o funcionamento da organização para que fique claro o quanto vai custar para entregar a prestação de serviço ou produto.

6. Recursos principais (cor azul): é necessário que fique claro os recursos que a empresa necessita para criar sua proposta de valor. Aqui enumeramos recursos como máquinas, fábricas, financeiros, funcionários, conhecimentos específicos e etc.

7. Atividades Principais (cor azul): aqui iremos descrever as atividades que não podem deixar de acontecer para não afetar o funcionamento da empresa. São

5

ações mais importantes a serem executadas, são principais e fundamentais para o funcionamento da empresa.

8. Principais Parceiros (cor azul): são fornecedores e parceiros que possibilitam que os processos dentro da empresa ocorram de forma mais otimizada e com menos custos.

Proposta de Valor (cor vermelha): esse bloco fica no centro devido a sua importância para o modelo de negócios Canvas, pois prevê aumentar os desempenho dos produtos/serviços buscando um produto/serviço único no mercado assim diminuindo a competitividade tornando-o único melhor que a concorrência.

A modelagem Canvas se apresenta fundamental na hora de fundir as empresas já existentes e consolidadas no mercado, pois permite ter flexibilidade em suas ideias e objetivos na construção de uma fusão mais equilibrada para ambas empresas. Definindo os principais fluxos, processos e melhores saídas para enfrentar a concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com