TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Diadema - UNIESP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

VANESSA APARECIDA DA ROCHA PAIVA

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

        

GANDHI E SEU LEGADO PARA LIDERANÇA.

DIADEMA

2018


VANESSA APARECIDA DA ROCHA PAIVA

        

        

GANDHI E SEU LEGADO PARA LIDERANÇA.

Estudo dirigido pelo Prof. Wagner Sabino, elaborado para a disciplina de Teoria Geral da Administração II, Bacharel em Administração de empresas, conferido pela Universidade Brasil – Faculdade Diadema.

DIADEMA

2018

  1. GANDHI PRIMEIROS PASSOS

Mohandas Karamchand Gandhi, nasceu em 2 de outubro de 1869 na cidade de Bombai na Índia Ocidental.

Sua família pertencia as castas comerciantes, conhecida por vaisia. Foi criado sobre a crença dos hindus vishnu, que tem como preceito como a não violência.

Como era de costume, a família de Gandhi em maio de 1883 realizou um casamento arranjado quando ele tinha apenas 13 anos, através de um acordo entre as famílias.

  1. INGLATERRA

Depois de ter sido educado na Índia Gandhi foi estudar direito na Inglaterra (mesmo sendo proibido pela sua casta) na universidade College Loundon.

Procurando restaurantes vegetarianos Gandhi foi convencido pela filosofia de Henry Stephens pelos seus argumentos segundo o vegetarianismo que o convenceu da prática, assim fundando um grupo de vegetarianos onde se encontravam téosofos e pessoas com interesse altruístico.

Se formou advogado logo após voltando a sua terra natal e tornando-se membro do supremo tribunal de Bombai.

  1. AFRICA DO SUL

Quando Gandhi voltou a índia em 1891 sua mãe havia falecido e como era muito tímido não obteve êxito em sua carreira como advogado. Com isso aproveitou a oportunidade que lhe foi dada por uma empresa hindu que lhe ofereceu uma ida a África para resolver alguns processos judiciais. Com o notório pré-conceito e descriminalização do local, foi despertado em Gandhi uma consciência social. Gandhi começou a trabalhar na África atuando para a defesa do povo hindu que se fazia minoria naquele país, lutando sempre pelos seus direitos iguais.

Gandhi (1993) dizia:

“...eu aprendi a descobrir o lado bom da natureza humana e a entrar no coração dos homens, eu percebo que a verdadeira função de um advogado é unir partes separadas”.[1]

Foi na África do Sul que Gandhi começou a lutar pelos diretos do povo Hindu e atuar como pacifista.

  1. RETORNO A ÍNDIA

Ao retornar para a Índia em 19 de janeiro de 1915 aos 45 anos, Gandhi foi recebido como um herói por suas lotas a favor dos indianos na África do sul ficando assim cada vez mais conhecido por suas lutas a direito do povo sobretudo dos camponeses e operários mais pobres.

Em 1992, enfrenta pela primeira vez o governo britânico , ao organizar uma greve geral, suas estratégias era de não colaboração com o governo mas sem violência e de forma pacifista e em março deste mesmo ano ele Gandhi foi preso por se rebelar contra o governo e acusado de ter causado rebelião, onde foi condenada a seis anos de prisão.

Após dois anos foi liberado pois sofria de apendicite aguda e necessitava de uma cirurgia.

  1. LUTA PELA LIBERAÇÃO DA ÍNDIA

Aos 60 anos Gandhi retoma sua luta para liberação da Índia, nesse ano percorreu toda a índia e em 1931Gandhi vai a Londres pedir para os ingleses a independência da índia, foi aí que ocorreu a sua última visita a Inglaterra. Em 1932 ele volta a ser preso na índia, sendo que, mais de 32 mil pessoas também foram presas por cometer crimes políticos.

Em 8 de agosto de 1942 o congresso indiano aprovou a resolução “saiam índia” , dirigido somente ao governo britânico, pois as forças armadas britânicas poderiam permanecer, mas no dia seguinte Gandhi voltou a ser preso juntamente com outras pessoas do congresso, e então as coisas passaram a sair de seu controle e a violência começou a imperar, a esposa de Gandhi ficou juntamente com ele na prisão, porem sua esposa morre em 1944 por complicações cardíacas e bronquite, esta foi uma grande perda para Gandhi. Então e 6 de maio Gandhi foi liberado por pressão pública e as advertências dos médicos e essa foi a última passagem de Gandhi pela prisão.

Em 1947, uma grande violência se manifestava entre mulçumanos e hindus, mas Gandhi pregava sempre a não violência em suas cansáveis perseguições, para ele a índia deveria ser unificada.

Em 15 de agosto de 1947, foi finalmente proclamada a independência do território indiano, já estabelecendo a divisão entre a índia (hindus) e Paquistão (muçulmanos), e neste dia Gandhi estava em Calcutá, pois estava viajando para pregar a paz. Embora mulçumanos e hindus tenham festejado a independência de braços dados essa paz não durou muito, isso porque se iniciou a maior migração cruzada da história.  Aproximadamente 12 milhões de pessoas fugiram: os mulçumanos que estavam na Índia fugiram para o Paquistão e os hindus que estavam no Paquistão fugiram para índia e nesse um ano e meio morreram mais de 500 mil pessoas.

Gandhi se assustava com as atrocidades cometidas a cada grupo de hindus que expulsavam de forma violenta um muçulmano que ainda restava ele realizava jejuns ate as atrocidades passarem e voltar a calma, com isso os hindus temiam a morte de Gandhi por conta dos jejuns e temiam que ele morresse.

No dia 30 de janeiro de 1948 Gandhi foi assassinado com três tiros no peito por um hindu chamado Nathuram Vinayaka Godse, no jardim de sua casa onde estava sendo realizada uma grande reunião de orações, o assassino era contra a tolerância religiosa pregada por ele, o que teria causado a criação do Paquistão, contra o qual era contra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com