TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPONENTE: MÓDULO II – INDICADORES DA QUALIDADE

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  2.290 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE:

JULIANA BRUM DE BITENCOURT

COMPONENTE: MÓDULO II – INDICADORES DA QUALIDADE

PROFESSOR: RODRIGO CASTRO

ATIVIDADE Nº: 04

POLO: SENAC

LOCAL E DATA:

SÃO LEOPOLDO, MARÇO DE 2016.

1 - De que forma a evolução dos conceitos de medições de desempenho, pode contribuir na avaliação de desempenho de uma organização?

Na década de 90 os novos modelos de medição de desempenho começaram a surgir, sendo que, a principal característica da segunda fase é o equilíbrio entre medidas financeiras e não-financeiras, como qualidade, entregas, flexibilidade e responsabilidade social/ambiental, que incentivam a melhoria contínua. Esse novo Sistema de Medição foca nos fatores críticos de sucesso, relacionando as métricas hierarquizando e convergindo para um objetivo único (ESPOSTO, 2001). Os novos modelos de medição de desempenho permitiam conhecer o desempenho do processo identificar os pontos críticos que influenciam no desempenho do todo e onde devem ser feitas as melhorias, agilizar a tomada de decisões, auxiliar o processo de implementação e gerenciamento das melhorias e mudanças e definir métricas e conceito em comum para toda a empresa (Esposto, 2001).

Se analisarmos hoje em dia, as medições de desempenho são muito mais criteriosas, contribuindo assim para uma melhoria contínua dentro da organização.

2 - De que forma o indicador GCA (Global Customer Audit - página 6) pode fornecer dados importantes para a melhoria da empresa?

O GCA, auditoria global do cliente, foi desenvolvido para fornecer requisitos de auditoria orientados pela empresa juntamente com os clientes de forma a definir padrões globais da qualidade do veículo. O GCA avalia o carro tanto de forma estática quanto de forma dinâmica, sendo que todos os defeitos identificados recebem um peso, que variam conforme a criticidade, desta forma ajuda na melhoria contínua da qualidade.

3 - Qual a importância do indicador "Refugo" (página 9) para o efetivo controle da qualidade do processo da empresa?

É de suma importância o indicador “refugo”, pois através dele é possível identificar o refugo gerado e aponta-se no sistema de retrabalho quantas peças foram enviadas para serem retrabalhadas e quantas retornaram. Da compilação desses dados são gerados gráficos de Pareto de não conformidades, da compilação dos indicadores de retrabalho e refugo surge um indicador secundário o FTT (First Time True) que estabelece uma relação percentual entre tudo que é produzido excetuando-se as peças refugadas e retrabalhadas em função do total produzido, ou seja, a relação percentual mostrará a quantidade de peças boas que a empresa conseguiu produzir da primeira vez sem a ocorrência de retrabalho e retirando-se dessas o valor das peças refugadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com