TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR II: INDICADORES ECONÔMICOS FINANCEIROS

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO INTEGRADOR II: INDICADORES ECONÔMICOS FINANCEIROS

Brenda Chaves Maciel¹

Robert Silva Ferreira

Rodrigo Cesar Caetano

Weliton Duarte Carvalho

Orientador: Sebastião Daniel Guarino de Oliveira²

 Alunos do curso de Graduação em Gestão Financeira – FASF-Luz/MG.

2 Professor Orientador do Projeto Integrador II do curso de graduação em Gestão Financeira – FASF – Luz/MG.

Introdução

As constantes e diversas mudanças no mundo econômico, faz crescer a necessidade de as organizações buscarem informações e dados que façam com que se ampliem a sua eficiência na gestão e manutenção no mercado.

Desta forma a análise das demonstrações financeiras, torna-se um instrumento importante no processo de gerenciamento empresarial. Por meio dessa análise, podem ser extraídas informações relevantes a respeito da posição econômico-financeira da empresa, que servirão como apoio para o processo de tomada de decisão.

Essa pesquisa aborda o tema análise das demonstrações financeiras por meio dos índices econômicos e financeiros, com o objetivo de evidenciar como esta análise auxilia na avalição do desempenho empresarial e influencia no processo de tomada de decisão nas empresas, para buscar-se melhores resultados em períodos futuros.

A metodologia utilizada para a realização deste estudo classifica-se como qualitativa, descritiva, sendo também uma pesquisa bibliográfica, pois foi elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet

Este artigo aborda o tema análise das demonstrações financeiras por meio dos índices econômicos e financeiros, sendo estes balizadores para a tomada de decisão dos gestores. Abordando: balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício e demonstração de fluxo de caixa.

 Viu-se que o Balanço patrimonial é um demonstrativo que resume a posição financeira da empresa em um determinado momento, e está associado a três fatores essências: ativo, passivo e patrimônio líquido.

Quanto a DRE, viu-se que esta tem como finalidade exclusiva apurar o lucro ou prejuízo de exercício; e que depois, esse resultado é transferido para os lucros ou prejuízos acumulados.

Já a Demonstração dos Fluxos de Caixa permite que se analise principalmente, a capacidade da empresa em honrar seus compromissos financeiros, gerar resultados de caixa futuros, sua liquidez e solvência financeira.

Considerando a importância da análise das demonstrações financeiras como uma ferramenta importante para a gestão empresarial, este trabalho propôs

evidenciar como esta análise auxilia na avalição do desempenho empresarial e influencia no processo de tomada de decisão nas empresas. Conclui-se .....

Como as demonstrações auxiliam na avaliação do desempenho??

Como influencia no processo de tomada de decisão??

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com