TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 2

O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

O ambiente interno das organizações tem mudado conforme o ambiente externo. As empresas tem sentido essa mudança principalmente na forma de se relacionar com os empregados, essa mudança de estilo, de comportamento, de maneira de pensar e atuar na condução de grupos de trabalho demanda uma transformação consistente de valores. A função de direção não é mais exercida como atividade isolada e solitária, que privilegia o individualismo, ela requer atividade conjunta, grupal, solidária e plena de comprometimento que caracteriza a gestão participativa, o trabalho em equipe.

Cada vez mais o que se espera das empresas é que criem ambientes de trabalho em que as pessoas possam alcançar alto desempenho por meio da atividade grupal. Os membros de um grupo conseguem alcançar um resultado um resultado maior do que a soma das contribuições individuais (sinergia), em virtude da troca de experiências e habilidades. O trabalho grupal propicia outras vantagens que o trabalho individual não pode propiciar como, estimulo a criatividade e inovação por meio de troca de idéias e a competição produtiva, melhor qualidade na tomada de decisões, já que o número de soluções alternativas é aumentado, maior comprometido dos membros na realização das tarefas, pelo aumento da responsabilidade coletiva e solidária, em virtude da lealdade ao grupo, satisfação da necessidade psicológica de pertencer a um grupo entre outros.

A condição especial para que a administração participativa seja utilizada é a da cultura organizacional necessariamente democrática, que deve ser instalada. Um programa de gestão participativa requer que as empresas sejam capazes de delegar autoridade, efetivamente abrindo mão das decisões, que podem ser tomadas conjuntamente. O resultado é obtenção de decisões melhores, permitindo que cada um contribua com o melhor de suas habilitações e capacitações para melhoria da qualidade de decisão tomada.

        Novos desafios, tarefas variadas e instigantes, que possibilitem participações efetivas, estimulam os funcionários, contribuindo para melhorara a qualidade de vida no trabalho. Essa é a maneira de utilizar da melhor forma possível, o cérebro das pessoas, mantendo-as permanentemente motivadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com