TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPROMISSO SOCIAL E ÉTICO DO PROFESSOR

Por:   •  2/11/2015  •  Dissertação  •  5.832 Palavras (24 Páginas)  •  5.594 Visualizações

Página 1 de 24

TEMA: COMPROMISSO SOCIAL E ÉTICO DO PROFESSOR

1 Conceitos Básicos

Com certeza você já conhece o termo “ética”. Aliás, deve ter ouvido muitas expressões ligadas à ética tais como “atitude antiética”, “ação ética”, “falta de ética”, “pessoa sem ética”, “ética na política”, “ética nos negócios”, “ética profissional”, “ética empresarial”, “código de ética”, “bioética”, “ética para o terceiro milênio”. De fato, essas expressões estão por aí em artigos, revistas, jornais, TV, livros e manuais escolares.

Ética passou a ser uma preocupação social e pessoal para muita gente tanto que, tornou-se disciplina escolar nos cursos de graduação e pós-graduação.

Embora estejam interligados, os conceitos de ética, moral e moralismo são distintos e, portanto, precisam ser vistos separadamente. Os três termos estão relacionados ao comportamento humano, mas cada um deles corresponde a um aspecto diferente da conduta humana.

A ética, sendo uma parte da filosofia, busca compreender o fenômeno humano e suas implicações cotidianas. Ocupa-se da reflexão, dos princípios e dos valores que permeiam o comportamento humano:

A ética é parte da filosofia. Considera concepções de fundo acerca da vida, do universo, do ser humano e de seu destino, estatui princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. Uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções (BOFF, 2004, p. 37).

A moral, por sua vez, se ocupa com a ação, isto é, com a prática dos costumes, hábitos e valores. Cabe à moral orientar o “certo” e o “errado”. É tarefa da moral dizer o que as pessoas devem ou não fazer. Conforme Leonardo Boff (2004, p. 37) sobre a moral:

A moral é parte da vida concreta. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes, hábitos e valores culturalmente estabelecidos. Uma pessoa é moral quando age em conformidade com os costumes e valores consagrados. Esses podem, eventualmente, ser questionados pela ética.

Já o moralismo pode ser compreendido como toda forma de obrigatoriedade advinda de alguma imposição. Vejam os seguintes exemplos:

a) Toda vez que eu impuser alguma norma moral própria da minha religião, para alguém que segue outra religião e/ou para uma pessoa que não tem religião, trata-se de moralismo.

b) O voto obrigatório num regime político democrático configura uma determinação moralista.

2 A ética e a sua relação com as questões da educação e da escola

Quando se pensa em ética e educação nota-se que algumas perguntas se fazem necessárias, tais como:

- Qual a relação da ética com a educação?

- Quais são as questões da educação de maior relevância ética?

A ética, como parte da filosofia, busca compreender o fenômeno humano e suas implicações cotidianas. A ética se ocupa da reflexão, dos princípios e dos valores próprios do comportamento humano. A educação também se ocupa desse comportamento. Cabe à educação a preocupação com a formação, com a aquisição de instrução e conhecimento, com o preparo social e intelectual do ser humano. Compete à educação oferecer oportunidades para o crescimento do homem. Além do mais, vale registrar o fato de que a educação comporta muitas questões de grande relevância ética. Portanto, ética e educação estão estreitamente ligadas. Para reforçar a idéia da relação entre ética e educação, Bittar (2004, p. 75-76) diz que:

não há educação eticamente isenta, assim como não há educação ideologicamente neutra. As tomadas de decisão quanto a conteúdos programáticos, métodos de ensino/aprendizagem, dinâmicas pedagógicas, políticas públicas educacionais, sistemáticas de avaliação, critérios de elevação da qualidade de ensino, diretrizes curriculares nacionais, exigências mínimas de habilidades e competências por áreas de conhecimentos, etc. sempre passam por fortes juízos de valor e sempre se fazem visando a algum ganho ou a alguma perda para a construção do conhecimento. (...) A conclusão primeira que se pode ter, portanto, é a de que a questão ética (valor, comportamento, intenção, consciência, ação humana e inter-relação social) e a questão educacional (formação, aquisição de instrução, burilamento, preparo social) caminham lado a lado.

Nesse sentido compreende-se, portanto, a importância da ética nas questões da educação bem como o significado da educação na busca do sentido ético para as ações humanas.

Dentre as questões da educação que comportam maior relevância ética destacamos a formatação da proposta educacional e o papel da educação na formação do ser humano.

3 Relação da ética com a escola

Se a ética tem por objeto a reflexão dos princípios, dos valores e do comportamento humano qual deveria ser a preocupação da escola?

A escola, antes de ser uma instituição que prepara as pessoas para o mercado de trabalho, que despeja conhecimentos e informações diversas e que provê diplomas que satisfaçam as exigências legais e burocráticas de uma sociedade dependente de títulos, deveria ser um ambiente facilitador de formação humana fundada numa base ético-educacional transformadora.

Crianças, adolescentes, jovens e adultos deveriam encontrar na escola um espaço favorável à formação do caráter orientado por valores e princípios éticos. É preocupação básica da escola a formação de pessoas. Seu papel reside em lutar por um processo educacional capaz de formar homens e mulheres comprometidos com ações éticas. Nessa perspectiva pode-se dizer que ética e escola devem manter sempre uma estreita relação.

4 Pluralidade: o que é?

Se procurarmos o significado de pluralidade, veremos que tem relação com o que é plural, a diversidade, a inclusão da diferença, com aquilo que é múltiplo. Pluralismo, em sua origem, tem relação com os diferentes tipos de comportamento, diversos estilos de vida. Considerar tal concepção no atual modelo de sociedade torna-se, mais do que nunca, fundamental (HERMANN, 2001). Desse modo, devemos valorizar a diferença e respeitar a diversidade, pois o ser humano é diferente, mesmo com as suas particularidades.

O conceito de pluralismo surgiu para romper com o que tem sido criado, historicamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com