TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha BORGES, Livia de Oliveira. MOURÃO, Luciana. Compromisso Social e Ético: Desafios

Por:   •  1/3/2016  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  1.078 Visualizações

Página 1 de 2

Fonte bibliográfica 


BORGES, Livia de Oliveira. MOURÃO, Luciana. Compromisso Social e Ético: Desafios e Atuação em Psicologia Organizacional e do Trabalho In: O Trabalho e as Organizações, Atuações a partir da Psicologia. – Porto Alegre: Artmed, 2013 (p.25 – 52).

O artigo citado busca estabelecer o significado de compromisso social e compromisso ético para o Psicólogo Organizacional e do trabalho. Com alguns significados, é buscado detalhadamente definir o conceito de compromisso social em geral, para a prática em psicologia e para a prática do psicólogo organizacional e do trabalho.

A psicologia começa a ser vista como uma profissão que só atinge a elite, não sendo diferente com a POT1, por isso é necessário fazer uma transformação social e um ajuste nas práticas da psicologia. Ana Bock é citada diversas vezes no texto, como introdutora da abordagem sócio histórica, nas práticas do psicólogo, considerando uma sociedade contraditória e a subjetividade humana.

Após alguns questionamentos inicia-se o debate sobre existir ou não compromisso social em Psicologia Organizacional e do Trabalho, são citadas perguntas e ideias equivocadas sobre o tema onde estas excluem qualquer possibilidade de existência de compromisso social nesta área, que é destinada para servir somente as elites e os interesses do capitalismo, onde este profissional só se preocupa com o desempenho da empresa, desconsiderando qualquer preocupação com a subjetividade humana, tornando-se uma atuação baseada praticamente no viés tecnicista.

É importante lembrar que estas críticas e perguntas não estão registradas somente neste texto, vivenciamos durante o cotidiano do curso de Psicologia, alunos fazendo os mesmos questionamentos, o desconhecimento da POT, ainda é muito, devido à falta de interesse dos acadêmicos e predominância do aspecto clínico nas universidades.
Para mudar este quadro, é indispensável o conhecimento da história da POT, esta que é marcada por diversas transições, por isso...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com