TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPUTAÇÃO MÓVEL E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

O objetivo do presente trabalho é definir, abordar e apresentar as características principais da Computação Móvel e dos SIG (Sistemas de Informações Geográficas). Para a realização desse seminário, foi utilizado para base e fundamentação o livro Administraçao de Tecnologia de Informação: teoria e pratica - dos autores Efrain Turban, R. Kelly Rainer, Jr. e Richard E. Potter, 3ª edição, 2005.

É notório a importância da evolução dos sistemas computacionais hodiernamente, observa-se um crescimento exponencial na área de tecnologia de informação, e de tal evolução surgiu a computação móvel, sem fio e pervasiva. Esse conceito surgiu como um paradigma no qual os usuários poderiam carregar seus computadores pessoais. Por volta de 1980, tornou-se possível construir computadores pessoais leves o suficiente para serem carregados e que podiam ser conectados a outros computadores. É uma evolução natural da computação tradicional, a qual exigia que os usuários estivessem conectados a um computador ligado a uma rede ligada por fios e cabos.

Como toda transformação tem seu gênese nas necessidades do homem, a computação móvel não fugiu à regra. Consoante ao que pontuou Turban et. al. (2005, pg. 201) a computação móvel originou-se da busca pela eficiência e facilidade que advêm de um sistema móvel para os trabalhadores que viajam fora dos limites de suas organizações ou para qualquer pessoa em viagem. A primeira solução para a necessidade de computação móvel foi tornar os computadores pequenos o suficiente para que pudessem ser transportados. Em sequência, foi realizada a substituição dos fios por mídia de comunicação sem fio, já existentes em rádio, TVs e telefones.

As características dos dispositivos da computação móvel são: pequenos em tamanho, capacidade de memória e processamento limitada, baixo consumo de energia, conectividade limitada, curto tempo de inicialização, monitoramento do nível de energia para prevenção de perda de dados, armazenamento de dados locais e/ou remoto, sincronização de dados com outros sistemas. Ademais, possuem atributos e direcionamentos que diferenciam de outras formas de computação, tais como, onipresença, conveniência, conectividade instantânea, personalização, localização de produtos e serviços, disponibilidade geral de dispositivos móveis, não necessita de Personal Computer, a “cultura do telefone celular”, marketing do vendedor, preços em declínio e maiores funcionalidades, melhoria da largura de banda. (TURBAN, et. al., 2005)

A utilização da computação móvel é, praticamente, ilimitada. Turban et. al. (2005) pontua as principais facilidades e utilidades desse conceito, entre elas encontram-se as aplicações de serviço móvel pessoal, as aplicações moveis nos serviços financeiros e as compras, propaganda e atendimento ao cliente por via móvel. A primeira diz respeito às benesses que são oferecidas aos clientes por meio da utilização de dispositivos moveis. Têm-se alguns exemplos em serviços de hotel com rede sem fio; telemedicina sem fio e; os portais-móveis. A segunda aplicação, por sua vez, refere-se às facilidades da utilização de serviços bancários, seja pagamentos de contas, seja transferência de dinheiro. A última utilização móvel, por seu turno, trata do m-commerce. Tal conceito apresenta benefícios em compras sem fio, propaganda baseada em local e, também, suporte móvel de consumidores.

Adiante, encontra-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com