TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMÉRCIO ELETRÔNICO; GESTÃO DE SERVIÇOS E VAREJOS; ANÁLISE DE MERCADO E CONCORRÊNCIA.

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1] 

 Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

COMÉRCIO ELETRÔNICO; GESTÃO DE SERVIÇOS E VAREJOS; ANÁLISE DE MERCADO E CONCORRÊNCIA.  

Tecnologia em Gestão Comercial

Tutora Presencial: Jainir Gonçalves

   

Jefferson Scatena – RA 9653533813

Maria Rosa Chico – RA 9675478398

Regina Pereira – RA 9675479571

SOROCABA  / SP

2015[pic 2][pic 3]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

  1. ELABORAÇÃO DA ANÁLISE DE GESTÃO EM SERVIÇOS DE VAREJO.................4
  1. ELABORAÇÃO DE ANALISE DE MERCADO E CONCORRÊNCIA.............................4
  2. ELABORAÇÃO DE ANÁLISE DO COMÉRCIO ELETRÔNICO.....................................6

CONCLUSÃO............................................................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................10


INTRODUÇÃO

        O varejo tem apresentado índices de crescimentos significativos, se tornando um dos maiores setores da economia mundial. Um dos responsáveis diretos por esse crescimento é a modalidade de comércio eletrônico, realizado através da rede mundial de computadores.

        O aumento de usuários da internet tem contribuído muito para essa modalidade de varejo. Os consumidores habituados às compras tradicionais, podem fazer comparações de preços e valores, obter informações dos bens que estão adquirindo em tempo real.

        O comércio eletrônico representa uma expansão de mercado para as empresas, possibilitando um atendimento a clientes antes considerados economicamente inviáveis, propiciando ataques de novos concorrentes aos mercados tradicionais.

        O presente relatório tem por objetivo juntar informações estratégicas sobre o segmento de varejo eletrônico de distribuição de material escolar e produtos para escritório e informática no Brasil, com o objetivo de que o grupo de investidores tenham um conhecimento mais aprimorado sobre esse tipo de varejo.        

                

  1. ELABORAÇÃO DA ANÁLISE DE GESTÃO EM SERVIÇOS DE VAREJO.

        A proposta é a de ser uma loja de varejo, pois irá dispor de vários canais de venda. Além da loja física, terá ainda a loja virtual, Televendas subdivididos em varejo e mercado corporativo. Esta última para atender a licitações e autarquias e contas do governo.        

        As propostas de valor para a loja serão voltadas aos modernos Centros de Distribuição (CD), preparados para atender todos os canais de vendas da rede, dezenas de atendentes capacitados para o atendimento em âmbito nacional, pessoas físicas e jurídicas, constante aperfeiçoamento das ferramentas de compras através da internet, serviços disponíveis como a garantia estendida, leve mais por menos, combos, acompanhe seu pedido, visual do site agradável e simbologias de fácil identificação.

        Sua diferenciação no mercado se dará através de um SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) através de telefone 0800 ou mesmo pela internet, com suporte garantido às vendas, onde será disponibilizado o serviço de pré-vendas e pós-vendas, as mais diversas formas de pagamentos, trocas de mercadorias e campanhas promocionais.

  1.  ELABORAÇÃO DE ANALISE DE MERCADO E CONCORRÊNCIA.

        Para o comércio eletrônico de materiais de escritório e informática, estão entre os principais concorrentes a empresa Gimba (www.gimba.com.br), uma empresa do Grupo Remaza, atuante no mercado corporativo. Outro concorrente recém-chegado ao Brasil é a Staples (www.staples.com.br), empresa com sede em Boston (EUA) com lojas físicas no Brasil, México, Argentina, além de estra presente em vários países da Europa, Ásia, Índia e Austrália.

        A Gimba impacta sua atuação no mercado de forma a atender seus clientes de forma personalizada com três canais de vendas, sendo eles a loja virtual, televendas e corporativo, além de contar com mais de 200 mil clientes cadastrados em sua loja virtual.

        Com relação a Staples, é um dos maiores fornecedores de materiais de escritório no país, onde atua há dez anos procurando melhorar o jeito de trabalhar de cada cliente. Sediada em São Paulo, a empresa atua em entregas por todo o Brasil com cerca de 10 mil itens em catálogo, 300 funcionários e uma carteira de mais de 50 mil clientes.

        Com relação as forças competitivas (POTER, 1995 apud AAKER, 2012, p. 78), segue abaixo a análise dessas forças:

  • Rivalidade em relação aos concorrentes existentes ou intensidade da competição);
  • Ameaça dos novos concorrentes ou potenciais entrantes: empresas que têm interesse em atuar no mercado. Sua entrada depende basicamente do tamanho e da natureza das barreiras de entrada, que irão determinar a intensidade competitiva e os níveis de lucratividade no futuro;
  • Ameaça de produtos ou serviços substitutos: podem influenciar a lucratividade, sendo uma grande ameaça ou problema;
  • Poder dos clientes: se tiverem grande poder de compra, podem forçar a redução de preços ou exigir serviços, podendo eliminar a rentabilidade de um negócio;
  • Poder de negociação dos fornecedores: fornecedores influentes podem aumentar os preços, diminuindo a lucratividade da rentabilidade da atividade. Eles adquirem poder quando muitos clientes dependem apenas de um fornecedor e/ou quando o custo de troca de fornecedor é muito alto.

[pic 4]

Modelo das cinco forças que afetam a lucratividade do mercado.

Fonte: PORTER (1995, apud AAKER, 2012, p. 78)

  1. ELABORAÇÃO DE ANÁLISE DO COMÉRCIO ELETRÔNICO.

        Para o comércio eletrônico proposto neste relatório, podemos citar três facilidades proporcionadas pelo mercado eletrônico:

  • Onipresença – os mercados eletrônicos são abertos 24 horas por dia, podendo ser acessado por qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer local;
  • Fácil acesso a informação – todas as informações costumam ser descritas de forma eloquente e de maneira que as pessoas possam visualizá-las facilmente;
  • Baixos custos de transação – as mercadorias estão disponíveis no site, sem que haja a necessidade de espaço físico para as vendas.

        A proposta é de a loja aproveitar ao máximo as três facilidades acima, através de divulgação em banners em outras páginas de sites de grande acesso na internet, ferramentas do próprio site de forma clara e intuitiva, facilitando e agilizando a procura pelos produtos e finalização da transação, além de expor o máximo possível das suas mercadorias, através de fotos e vídeos demonstrativos de cada produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (293.6 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com