TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO, CARACTERÍSTICA E PERFIL DO EMPREENDEDOR

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.777 Palavras (24 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 24

DESENVOLVIMENTO

1.1 EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto técnico, científico ou empresarial. Origina-se do termo “empreender” que significa realizar, fazer ou executar, também o termo empreendedorismo é utilizado para mencionar a capacidade de transformar uma idéia em realidade.

Vários estudiosos e autores do empreendedorismo afirmam que o termo surgiu na segunda metade do século XVIII e no início do século XIX, com Schumpeter (1755) e Jean Baptist Say (1803), pois ambos consideravam empreendedores, pessoas que corriam riscos, pois investiam seu próprio dinheiro. Outra definição de Schumpter expõe: “o empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios.”.

O empreendedorismo contribui para a criação de emprego, inovação, criação de riquezas e, por último, define uma opção de carreira, aliada a uma crescente força de trabalho. Podemos dizer que, atualmente estamos vivendo o momento do empreendedorismo, os “empreendedores estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade”. (DORNELAS,2005,pg22).

O empreendedorismo está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico, é ele que tem ligação direta com as inovações.

1.2 CONCEITO, CARACTERÍSTICA E PERFIL DO EMPREENDEDOR

Afinal, o que significa ser empreendedor?

O termo empreendedor origina do francês: entrepreneur, significa aquele que assume riscos e começa algo novo. Existem outros conceitos para o termo empreendedor, mas qual seria o melhor, a fim de que possamos entender o que realmente é esse ser que terá o poder de transformar sonhos em realidade?. O empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo um individuo curioso e atento às informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

Pesquisas revelam que o empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive, isso revela que, se uma pessoa vive em ambiente favorável ao empreendedorismo, ou seja, em um lugar onde esta característica é demonstrada, existe a grande chance dessa pessoa se tornar empreendedora.

Acredita-se que algumas características são inatas e podem ser ainda mais trabalhadas, outras podem ser aprendidas, mas o conjunto delas é o que dá vida ao espírito empreendedor. Devemos estar atentos para estas características, pois o simples fato de ser um aventureiro não implica ser empreendedor.

Vejamos algumas definições conforme estudiosos:

Dolabela (1999a, p.68) - usa a definição de Filion (1991) para o termo empreendedor, por ser simples e abrangente: “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”. Com base nessa definição, ele faz o seguinte comentário: “Um empreendedor é alguém que define por si mesmo o que irá fazer e em que contexto será feito. Ao definir o que irá fazer, ele leva em conta seus sonhos, desejos, preferências, o estilo de vida que pretende ter”. Assim, o empreendedor tende a ser uma pessoa extremamente dedicada, pois seu trabalho se confunde com prazer. O empreendedor identifica as oportunidades e, por meio delas, cria algo novo.

Dornelas (2005, p.17) - diz que empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização.

Chiavenato (2006, p.3) – vai mais além, diz que empreendedor é a energia da economia. Para ele, o empreendedor não é apenas um fundador de novas empresas ou o construtor de novos negócios, “ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de idéias”. Além disso, o autor destaca: ele é quem fareja as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam”.

Druker (1987) – “O empreendedor maximiza oportunidades”.

Filion (1991) – “ Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.

Analisando cada uma das características abaixo, torna-se fácil observar porque os empreendedores se diferem dos demais profissionais:

Criativos – buscam soluções inovadoras, desenvolvem produtos e processos novos, conseguem levar suas idéias até a execução.

Visionários – estabelecem visão do futuro e conseguem transformá-lo em realidade. São capazes de prever tendências e antecipar mudanças, age agora, não apenas no futuro distante, está sempre a frente do seu tempo, pois possui a mente aberta.

Assumem riscos – uma das maiores qualidades do verdadeiro empreendedor, arriscar consciente é ter a coragem de enfrentar desafios, tentar um novo empreendimento, buscar os melhores caminhos. Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a lidar com eles.

Ousados e determinados – atrevem-se, tem coragem de fazer algo novo, seja um projeto ou uma mudança dentro de um projeto existente. Tem paixão pelo que faz, tornando o combustível que os mantêm cada vez mais animados e determinados.

Otimistas – o que não quer dizer ser iludido ou sonhador. Acredita nas possibilidades que mundo oferece, acredita na possibilidade da solução dos problemas, no potencial de desenvolvimento.

Persistentes – o empreendedor tenta até que o que ele idealizou torne-se realidade, faz tudo o que for necessário para não fracassar e, mesmo que haja fracasso, persiste no objetivo até que alcance êxito.

Tem iniciativa – a mente do empreendedor está sempre trabalhando, criando algo novo, encontrando oportunidade nas mais variadas situações, buscando e gerenciando recursos para transformar um oportunidade em negócio de sucesso. Ele não fica a espera até que o problema se resolva, ele parte para a solução.

Essas características diferem uns dos outros, é necessário encontrar o equilíbrio entre elas, é uma questão de comportamento e atitude. Não existem padrões definitivos, novas habilidades vêm sendo exigidas dos profissionais para poderem enfrentar a globalização, cada característica agregada se tornará o diferencial que o fará o empreendedor de sucesso.

Elencamos abaixo alguns empreendedores de sucesso:

Luiza Trajano – Esta mulher visionária no mundo dos negócios já exercia seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com