TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS

Tese: CONCEITOS DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 12

2. CONCEITOS DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS

Henry Fayol criou quatro principais teorias sobre Funções Administrativas que são: Planejamento, Organização, Direção e controle. O processo administrativo é bastante direto, você planeja para estabelecer seus objetivos, e obtém e organiza os recursos necessários para transformar os planos em realidade.

Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas para atingir um futuro desejado. Sendo considerada a principal função administrativa a ser realizado dentro do processo administrativo. Antes de tomar uma decisão e uma ação, deve haver planejamento, pois o sucesso irá depender de seu planejamento. Por meio desse a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras. O planejamento envolve três níveis: estratégicos, tático e operacional.

No planejamento estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo, onde o principal objetivo é detectar futuros problemas e dificuldades ambientais que surgirão. Situações que muitas vezes a empresa não tem tempo suficiente para prever. O planejamento tático vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executados pelas várias áreas da organização. No planejamento operacional serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos. Lembrando que todos eles devem se apoiar.

Organização envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa vai se estruturar para atingir seus objetivos. Ele reflete as relações formais existentes na empresa, onde a estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa. Realizando o organograma que é a representação gráfica de uma organização, é possível estabelecer as responsabilidades para a execução das funções e os canais de comunicação necessária para o bom relacionamento do todo.

Sendo estabelecido o planejamento e organizado os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido. A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas ou influenciadas para que suas atividades sejam exercidas de acordo com a expectativa, sendo o papel de a liderança motivar o grupo através da comunicação, do envolvimento e orientação.

O controle está totalmente direcionado para o Planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado seja atingido. Quando observado o desempenho desejado e comparando com o planejamento com a que está sendo realizado, as variações ou desvios poderão ser corrigidos, havendo assim o controle do que está sendo feito.

2.1 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO

2.2 PROCESSO ADMINISTRATIVO

A Administração seja ela uma arte, uma ciência, ou ambas, é praticada o tempo todo no dia-a-dia. Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões diferentes através do tempo, contudo, apesar dos diferentes tratamentos da Administração pelo tempo, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins. Seja através da arte, da racionalização ou do uso de ambos, a Administração propõe o desenvolvimento da melhor forma de agir para obter os resultados esperados. A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos.

2.2.1PLANEJAR

Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados. Stoner diz que planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os plano que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los.

De forma semelhante, Chiavenato diz que o Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.

2.2.2ORGANIZAR

Organizar é o segundo passo do Processo de Administrar, consiste em procurar a melhor forma para executar o que foi planejado. Nesse momento é importante a eficiência das operações. Para Stoner organizar é o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre os membros de uma organização, de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma.

Segundo Chiavenato organizar consiste em determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização), agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização),

designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas).

Por isso, o processo de organizar exige racionalização do trabalho objetivando minimizar desperdícios e otimizar a produtividade para alcançar ótimos resultados. Organizar significa buscar a melhor maneira para agir.

2.2.3 DIRIGIR

Liderar é a função mais difícil de definir, devido sua complexidade e variedade de conceitos. Esse trabalho não pretende fazer uma grande discussão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com