TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Funções Administrativas

Casos: Conceitos De Funções Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceito de funções administrativas 4

2.1.1.1 Principais Mudanças ao Longo do Tempo 5

2.2 Conceito de Patrimônio 6

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSO 6

2.4 ANÁLISE DE MERCADO 7

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 8

2.6 ESTRUTURA DE MERCADO 8

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESONSABILIDADE SOCIAL 8

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje está cada vez mais surgindo pequenas e médias empresas. Trazendo uma enorme variedade de novas tecnologias, serviços e produtos. Nessa visão empresarial, Casado (2002) afirma que as organizações estão expostas às mudanças que influenciam seu comportamento no mercado, bem como as ações e percepções das pessoas que as compõem. O contador é o elo fundamental que um empreendedor precisa ter, para que seu negócio cresça e solidifique, assim irá correr menos risco de tudo dar errado.

A tomada de decisão em seu empreendimento é bastante complexa por isso a necessidade de se ter um profissional contábil de qualidade, que tenha conhecimento do que o empreendedor necessita para a organização de seu negócio.

A contribuição da contabilidade à administração é de suma importância para toda e qualquer tomada de decisão, seja ela de planejamento ou controle de recursos financeiros ou material, diminuindo os riscos abrangido nos planos.

Com o surgimento e crescimento dessas novas empresas, surge também grandes dificuldades sendo assim este trabalho trata sobre o contexto empresarial, expondo o conceito de funções administrativas, conceito de patrimônio, fontes de recursos, análise de mercado, demanda, oferta, equilíbrio e estrutura de mercado e também a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

2 DESENVOLVIMENTO

Em um aspecto abrangente o processo administrativo é formado por quatro funções administrativas, Planejamento, Organização, Direção e Controle.As funções administrativas se empregam sem exclusão a qualquer tipo de organização.

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Na definição das funções administrativas, identifica-se inicialmente a de Planejamento que por definição, antecede a ação, então, planejamento é decidir antes o que deve ser feito para atingir algum objetivo ou meta, no início de grande parte das ações humanas, é feito algum tipo de planejamento.

O planejamento é feito totalmente para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, há dois tipos de planejamento: Planos que mostram um resultado a alcançar e Planos que definem os meios para alcançar os resultados.

Em seguida, identifica-se a função de Organização, é o processo administrativo que visa a estruturação da empresa, reunindo recursos humanos e materiais, de acordo com o planejamento. A organização da empresa de vê levar em conta três questões: autoridade, responsabilidade e divisão de trabalho, pois, com organização , trabalho e criatividade e um bom produto, sejam pequenas ou grandes empresas, todos terão lugar e a sua parte de mercado.

Depois do planejamento e da organização, a etapa seguinte é a Direção, ou seja, fazer com que a coisa se faça, é a função que conduz a ação. Dirigir bem uma empresa significa alcançar que os empregados façam os serviços ou tarefas pelas quais respondem com êxito, assim estará administrando o futuro da empresa.

Finalmente, indentifica-se a função de Controle, que tem por objetivo verificar se de fato está de acordo com que foi planejado, pois tudo precisa ser devidamente controladas, garantindo que o planejamento seja bem executado e os objetivos sejam alcançados adequadamente.

2.1.1 Teórico que Desenvolveu

O teórico que desenvolveu o conceito de funções administrativas foi o engenheiro Jules Henri Fayol, nascido em 1841, um dos principais na contribuição para o progresso do conhecimento administrativo moderno. Com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um gerente ou diretor.

Para Fayol o ato de administrar se divide em, planejar, organizar, coordenar e controlar, pois, planejar é a base de todas outras funções. Organizar depois do planejamento estabelecido, coordenando todos os recursos da empresa. Ter comando para que todos possam realizar o que deve ser feito. Coordenação para que todas as atividades sejam sincronizadas e adaptadas de forma harmônica e ter controle das atividades, para ser analisadas dentro do plano adotado com o objetivo de encontrar os erros e podem assim corrigi-los.

2.1.1.1 Principais Mudanças ao Longo do Tempo

Em toda história da civilização é muito claro perceber que as organizações, sejam elas mais primitivas ou até as mais complexas sempre estiveram presente.

A Era da Industrialização Clássica, segundo Chiavenato (2009), este é uma era compreendida entre 1990 e 1950, se iniciou com a Revolução Industrial, suas características eram: funcional, burocrática, piramidal, centralizadora, rígida e flexível, as pessoas eram vistas como fornecedoras de mão-de-obra, eram tidas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos para serem controladas, foi denominada como Relações Industriais.

No período de 1950 a 1990, a era da Industrialização Neoclássica, que teve seu início com o final da segunda guerra mundial. Foi quando o mundo começou a mudar rapidamente, as transações comerciais passaram da amplitude local para regional, da regional para internacional e assim gradativamente cada vez mais aceleradas e intensas, a estrutura organizacional predominante era material e mista, com ênfase na departamentalização por produtos e serviços ou unidades estratégicas de negócios, as pessoas eram tratadas com recursos organizacionais que precisam ser administrados, essa recebeu a denominação como Administração de Recursos Humanos.

Após 1990 chega a era da Industrialização, denominada como Gestão de Pessoas. Segundo Chiavenato, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com