TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Funções Administrativas

Resenha: Conceito de Funções Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  3.442 Palavras (14 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 14

Conceito de Funções Administrativas

A administração

Fayol preocupou-se em definir as funções essenciais da empresa - as funções administrativas dentro do conjunto de funções encontradas nas organizações (funções técnica, comercial, financeira, de segurança, de contabilidade e administrativa). Para ressaltar a importância da função administrativa para os chefes das empresas, Fayol atribui pesos às funções organizacionais para os diferentes níveis hierárquicos e tipos de empresas Fayol define o ato de administrar no que ficou conhecido como POCCC (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar)bem como os chamados princípios gerais de administração como procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organização ou empresa.

Fayol definiu seis grupos de operações que foram nomeados de funções da administração e segundo ele, poderiam ser encontrados em toda empresa econômica, quais são estes grupos:

Função técnica - constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção. De acrodo com Fayol, o número , a variedade e a importância das operações e as circunstâncias em que são executadas dão à função técnica uma grande importância, muitas vezes em detrimento das demais atividades.

Função comercial - envolve as atividades relacionadas com a compra, a venda e a permuta de produtos ou suprimentos, para Fayol, saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem. Deveria, assim, ser reconhecida a importância do conhecimento do mercado e das forças relacionadas ao estabelecimento de regras comerciais.

Função financeira- é instituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros. Fayol destaca que uma hábil gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa, pois nenhuma melhoria, nenhuma evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.

Função segurança - envolve as atividades relacionadas à proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores contra roubos, incêndios, inundações, acidentes, bem como contra graves atentados;

Função contábil – são atividades relacionadas com os registros contábeis e a produção de documentos com balanços e estatísticas. Segundo Fayol, a contabilidade constitui o órgão de visão das empresas. A ela cabe revelar, a qualquer momento a posição atual e o rumo que está sendo tomado pelos negócios, por meio da prestação de informações claras, objetivas e precisas sobre a situação econômica da empresa.

Função administrativa–caberia a essa função a integração das outras cinco funções. Para Fayol, nenhuma das outras tem a incumbênciade formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o coro social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores. Essa tarefa caberia à função administrativa.

 Principais Mudanças ao Longo do Tempo

Conceito de Patrimônio

 Apresentar três autores

Antes de mais nada, quanto ao patrimônio, devemos lembrar que este é o grande objeto de estudo da contabilidade, portanto é de grande interesse nosso enquanto estudantes da ciência contábil, conhecer melhor os conceitos do objeto de estudo dessa, visto que o patrimônio nas entidades é a razão de ser da contabilidade¹(¹COSTA, José Manuel da. Contabilidade Básica. Editora Person Education do Brasil, 2009, São Paulo.

Fontes (origens) de recursos

 Capital Social

O capital social, por sua vez, é o termo utilizado para denominar o investimento feito pelos acionistas de uma determinada entidade. Este investimento engloba não só os valores entregues por estes ao integralizar o capital, como também todo e qualquer valor levantado por uma sociedade que por deliberação dos sócios é convertido em capital social.

A composição do capital social, pode variar de acordo com a modalidade de sociedade adotada, sendo que, quando se tratar de sociedade anônima o capital social será revertido em ações (que podem ser preferenciais ou ordinárias), por outro lado, em se tratando de sociedade simples ou limitada a nomenclatura utilizada será cota. Em ambos os casos, cota ou ação são a menor unidade de capital de uma empresa, não podendo, portantoser divididas.

 Capital de Terceiros

Diferente do capital social (que são os recursos da própria sociedade), capital de terceiros, é o termo utilizado para representar o capital do qual, embora a mpresa se utilize seja proveniente de terceiros, como por exemplo: empréstimos, financiamentos, dívidas com fornecedores (duplicatas a pagar), dívidas com funcionários (salários), dívidas com o governo (tributos), entre outros. Este capital, embora seja devido a terceiro, também é uma forma de capital que encontra-se à disposição da empresa.

Análise de Mercados

A análise dos mercados é um ponto de suma importância para o nosso aprendizado acadêmico e também para nossa vida profissional, pois sem ela, é como se andássemos de olhos fechados, sem conhecer o campo em que estamos negociando. Para tanto, primeiramente é necessário entendermos melhor o conceito dessa ferramenta.O termo mercado é utilizado para designar o local onde se encontram as partes da relação de consumo, qual seja produtores e consumidores. Não necessariamente se refere a uma localidade geográfica, podendo também fazer menção à um determinado cenário, momento econômico envolvendo a comercialização de determinado segmento e até mesmo englobando áreas virtuais de comércio, sendo que é muitas vezes dispensável a presença física das partes da relação de consumo.

A análise de mercado atua de forma a avaliar diversos fatores que podem influenciar na forma como a economia de determinado mercado se comporta. O comportamento do mercado é influenciável por variáveis como intervenções governamentais, políticas de tarifas, legislação,agentes da natureza, catástrofes que podem influenciar em muito um cenário econômico entre outros que mesmo sem que percebamos podem causar variações nem um determinado mercado.

Demanda, Oferta e equilíbrio de mercado – 06/05/2013

Para que compreendamos um pouco melhor como funciona o mercado, é imprescindível conhecer os fenômenos que regulam o mercado.

Entre Eles, podemos citar de forma enfática, a demanda a oferta e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com