TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Funções Administrativas

Artigo: Conceito De Funções Administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções são a base de um bom desempenho empresarial. Desenvolvidas pelo teórico Henri Fayol, para esclarecer as dúvidas em relação a essas funções, pois eram confundidas por executivos.

FAYOL, Jules Henri autor e criador da Teoria Clássica da Administração, nascido no dia vinte e nove de Julho de 1841, em Istambul. Filho de pais franceses. Seu pai André Fayol era contramestre de metalurgia.

Fayol começou sua carreira ainda muito cedo, com apenas dezenove anos de idade já era formado e engenharia de Minas e, por isso, começou a trabalhar nessa área em uma companhia de metalurgia e minas, onde teve a oportunidade de elevar sua carreira de engenheiro administrador, assim também teve a possibilidade de se tornar um teórico gesto. Foi o pai da teoria da gestão, pois foi um das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que envolvem a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização dentre outros, tornando assim um teórico clássico da Administração, fundando então a Teoria Clássica da Administração, o que o tornou conhecido no mundo inteiro.

Para Henri Fayol, “ A primeira condição inerente ao chefe de uma grande empresa é a de ser bom administrador “ , ou seja, para que a administração seja bem sucedida é necessário abordar determinadas questões:

Autoridade e responsabilidade - significa o direito de ordenar e esperar disciplina com relação às normas estabelecidas, e, quanto a responsabilidade, Fayol julga uma consequência da autoridade, ambos devem ser equilibrados entre si.

Unidade de comando - O empregado deve receber ordens de único superior, princípio da autoridade única;

Subordinação dos interesses dos individuais aos gerais - os interesses gerais devem sobrepor - se aos particulares..

Remuneração do pessoal - Deve ser justa e capaz de satisfazer as necessidades dos empregados e atender a empresa em termos de retribuição.

Centralização - focalização da autoridade no topo da empresa.

cadeia escalar - linha de autoridade do alto escalão ao mais baixo, início do comando.

Ordem - organização onde haja um lugar para cada coisa e cada coisa tenha um lugar, ordem de natureza tanto material quanto humana.

Eqüidade - compreensão, justiça e amabilidade para se obter lealdade do pessoal.

Estabilidade - manter o empregado por muito tempo é sempre melhor, pois a rotatividade é vista como fator negativo em uma empresa.

Iniciativa - capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso.

Espírito de equipe - união e harmonia entre seus trabalhadores.

OS CONCEITOS ADMINISTRATIVOS SE DIVIDEM EM 4 FUNÇÕES, SÃO ELAS:

PLANEJAMENTO –

importante na análise de condições de sustentabilidade e de visão de algo que se queira realizar. Prever as possíveis situações de sua empresa.

É um estudo de possibilidades e impossibilidades em atingir metas e objetivos presentes e futuros.

Esse planejamento baseia- se em etapas sendo elas:

1- Estabelecer objetivos - é quando defini- se os objetivos, os mesmos que apontarão os resultados desejados e como alcança-los

2-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com