TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONGESTÃO PULMONAR RESULTANTE DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

A expressão insuficiência cardíaca significa que a eficiência de bombeamento do coração está diminuída. A causa mais frequente da insuficiência cardíaca é a lesão do coração produzida por alguma doença. Como por exemplo, as artérias coronárias podem ficar bloqueadas por aterosclerose, do que resulta redução correspondente da força do coração, ou algumas vezes válvulas cardíacas podem ser destruídas pelas febres reumáticas. Em todo caso, a eficiência do coração como bomba fica diminuída, de modo que mesmo a quantidade normal de sangue não é tão bem bombeada.

CONGESTÃO PULMONAR RESULTANTE DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Quando é o coração esquerdo, que está insuficiente, o coração direito continua a bombear sangue para os pulmões com o vigor normal, ao passo que o coração esquerdo não consegue deslocar esse sangue para a circulação sistêmica. O acúmulo resultante de sangue dos pulmões aumenta a pressão de todos os vasos pulmonares e os ingurgita de sangue. Se a pressão capilar pulmonar fica elevada, haverá extravasamento de líquido para fora dos capilares, indo atingir os tecidos pulmonares (os alvéolos), causando o edema pulmonar.

CONGESTÃO PERIFÉRICA E EDEMA PERIFÉRICO RESULTANTES DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Se o coração direito fica insuficiente ou se todo o coração fica insuficiente, a pressão atrial direita fica aumentada, fazendo com que muito do sangue, que retorna ao coração fique represado nas veias periféricas. Como resultado, as pressões em todo o sistema venoso ficam aumentadas. As veias do pescoço ficam distendidas, e os reservatórios venoso, como o fígado e baço, ficam ingurgitados de sangue. Ao mesmo tempo, a pressão capilar, em todo o sistema circulatório sistêmico, pode ficar tão elevada que o líquido extravasa continuamente pelos espaços teciduais, o que provoca grau extremo de edema periférico generalizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com