TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSEQUÊNCIAS DA INFORMATICA NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  2/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  2.947 Visualizações

Página 1 de 4

Consequências da Informática na Administração

  • Introdução

A cibernética marca o início da era eletrônica nas organizações. Na revolução industrial o esforço humano foi transferido para a maquina. Com a automação provocada inicialmente pela cibernética e depois pela informática, muitas tarefas que cabiam no cérebro humano passaram a ser realizadas pelo computador e esta levando a uma substituição do cérebro humano por softwares cada vez mais complexos.

No mundo dos negócios, a tecnologia é conhecida como Informatica e aparece sobre a forma de processamentos de dados ou redes descentralizadas e integradas de computadores.

  • Automação – conceito no slide
  • Com a automação surgiram os sistemas automatizados e as fabricas autogeridas. Ex: Industrias de refinaria de petróleo, centrais elétrica, ferrovias e metrôs
  • As maquinas automáticas são capazes de realizar uma sequência e operações até certo ponto semelhantes aos processos mentais humanos, podendo ainda corrigir erros que ocorrem no curso de suas operações, seguindo critérios preestabelecidos.
  • A automação abrange três setores bem distintos:

Integração em cadeia continua de diversas operações realizadas separadamente. EX:  processo de fabricação.

Dispositivo de retroação, para que as próprias maquinas corrijam seus erros. Ex: indústria petroquímica e robotização.

Utilização do computador para acumular volume de dados em bancos de dados e analisa-los através de operações logicas e complexas, com incrível rapidez. Ex: Cadastro de clientes do banco e contribuintes da receita federal.

  • Administração extensão logica da administração cientifica de Taylor.

Desde que as operações tenham sido analisadas como se fossem operações de máquinas e organizadas como tal. Elas poderiam ser feitas por meio de maquinas capazes de substituir a mão do homem.

  • Robótica

Muito do que faz em automação depende da robótica -  disciplina que estuda o desenho e a aplicação de robôs para qualquer campo da atividade humana. O robô é um mecanismo programável desenhado para aceitar entradas simbólicas ou materiais e operar processos físicos, químicos ou biológicos de acordo com aquilo que foi programado.

  • A TI

Ela está invadindo e permeando a vida das organizações e pessoas provocando profundas transformações.

Compreensão de espaço: Surgiu o conceito de escritório virtual ou não-territorial, empresas virtuais conectadas eletronicamente dispensando prédios e reduzindo despesas fixas desnecessárias. Arquivos eletrônicos acabaram com o papelório e com a necessidade de moveis liberando espaço para outra finalidade. Ou seja, a miniaturização, a portabilidade e a virtualização passaram a ser a nova dimensão de espaço fornecida pelo TI.

Compreensão de tempo: AS comunicações tonaram-se moveis, flexivel, rápidas, diretas e em tempo real permitindo maior tempo de dedicação ao cliente. A informação em tempo real e online permite a integração de vários processos diferentes nas organizações e passou a ser a nova dimensão temporal fornecida pela TI

Conectividade: com o surgimento do computador portátil, multimídia, trabalho em grupo, estações de trabalho, surgiu o teletrabalho onde as pessoas trabalham juntas pores distantes fisicamente. Teleconferencia e tele-reunião permitem o contato entre as pessoas sem necessidade de deslocamento físicos ou viagens.

  • Sistemas de Informação
  • Conceito no slide – ou seja são sistemas específicos de informações importante para o bom funcionamento da organização e que é disponibilizado para os tomadores de decisões. Constitui uma combinação de computação, de procedimentos e de pessoas e têm como base um banco de dados que nada mais é um sistema e arquivos interligados e integrados.

  • Integração do negócio.

Cada vez mais as organizações estão buscando meios capazes de integrar todas as soluções para alcançar sucesso nos negócios virtuais. Incorporar a TI moderna à dinâmica da organização é imprescindível hoje.

  • A implantação de um sistema integrado de gestão empresarial passa por quatro etapas:
  •  Construir e integrar o sistema interno: a organização interna por meio de adoção de softwares complexos e integrados de gestão organizacional. Esse conjunto compõe um único programa capaz de manter o fluxo de processos e controlar e integrar todas as transações internas da empresa. Isso significa arrumar a própria casa.
  • Integrar as entradas – a cadeia integrada de fornecedores: Para que esse complexo sistema possa garantir a disponibilidade do produto no tempo certo deve haver também uma logística de matérias: ou seja, dispor dos produtos no tempo certo, local exato e quantidade esperada. Para isso é criado softwares capazes de gerenciar toda a cadeia logística de fornecimento para uma operação ou empresa: ou seja todo o fluxo de informações, materiais e serviços envolvidos no negocio.
  • Integrar as saídas – o relacionamento com os clientes: O cliente é parte essencial das organizações, nada mais importante do aplicar esforços e recursos na manutenção de primoroso relacionamento com ele. Deve-se considerar o atendimento impecável ao cliente por meio de softwares que gerenciam esse relacionamento . O objetivo é buscar a fidelização do cliente, no atual cenário competitivo a tecnologia é o fator diferenciador.
  • Integrar o sistema interno com as entradas e saídas: A base esta não somente na organização do conhecimento da empresa, mas também em como visualizar e utilizar todas as informações internas e externas em prol dos negócios para tornar a empresa mais competitiva dinâmica e produtiva. O objetivo é reduzir a incerteza e os riscos na cadeia de fornecimento para aumentar o nível do serviço, os processos, dos estoques.

  • E-business

É o novo motor da economia mundial. Isso significa que cada organização independente do seu tamanho ou área de atuação precisa construir por si própria ou utilizar por meio de terceiros uma infraestrutura de hardwares e softwares que permitam ela se manter conectada a malha. E isso passou a ser condição essencial para participar ativamente das oportunidades que estão surgindo no mundo do e-business.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com