TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Trabalho acadêmico: CONSIDERAÇÕES FINAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESENVOLVIMENT 7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................18

REFERÊNCIAS........................................................................................................19

ANEXOS..............................................................................................................20 /21

INTRODUÇÃO

Conforme o representante do setor, os resultados positivos apareceram logo após a crise de crédito ocorrida em 2008. Lavaqui diz que no segmento há 24 industrias de cerâmicas, sendo que 5 fabricam telhas e 19 produzem tijolos. "A maioria se concentra na Baixada Cuiabana". Conforme ele, em 8 anos o número de empresas aumentou cerca de 50%. O empresário lembra que em 2002 haviam 16 indústrias no Estado, que tinham juntas produção de 1,8 milhão de peças por mês, o aumento na capacidade de produção ocorreu após investimentos no setor. "As indústrias estão de olho na expectativa de demanda por causa das obras para a Copa de 2014". De acordo com Lavaqui, atualmente, a produção é equivalente ao consumo do Estado. "Estamos vendendo tudo o que produzimos". Ele conta que a atividade, que é responsável por empregar 1,2 mil trabalhadores diretos e outros 800 indiretos, registrou crescimento entre 30% a 35% nos últimos 3 anos.

Nacional - A produção brasileira de blocos/tijolos alcança 4 bilhões de peças por mês, enquanto o consumo de argila para a produção desses materiais chega a 7,8 milhões de toneladas mensalmente. Os dados são da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) e apontam ainda que para a fabricação 1,3 bilhão de telhas por mês são necessárias 2,5 milhões de toneladas de argila.

DESENVOLVIMENTO

Primeiro Desafio – Contexto Administrativo

O Sr.José Lavaqui Sobrinho, é um dois Conselheiros do SENAI e Presidente do Sindicato das Cerâmicas do Estado, que naquela época trabalhava com compra e venda de gado, e passado em frente da Cerâmica Santa Terresinha em Várzea Grande, ficou curioso porque ele nunca tinha entrado dentro de uma cerâmica e queria saber como funcionava, entrando lá ficou encantado com os trabalhos em produzir os tijolos, conversou com o dono e propôs arrendamento, na época sua esposa não queria que ele fizesse isso, porque ele não sabia como mexer com tijolos, mesmo assim ele arrendou e foi aprender a fazer as peças. Passado uns anos ele vendeu a cerâmica e comprou um terreno no Distrito Industrial em Várzea Grande e construiu a cerâmica, hoje sendo CERÂMICA LAVAQUI INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA – EPP,isso foi no dia 01 de junho de 1994, e começou a produção dos tijolos com 11 funcionários, abriu uma filial no Distrito de Bonsucesso e conta com 64 funcionários nas duas cerâmicas. O crescimento da sua empresa veio por consequência do trabalho e dos colaboradores que o ajudaram. Hoje o Sr. José Lavaqui tem uma sociedade com seu filho uma construtora, mas buscando sempre a melhoria na sua empresa, ele viaja pelo menos duas (02) vezes por ano, onde visita outras cerâmicas em todo Brasil, e trazendo novidades para sua empresa. Em 2005 o Sr. José Lavaqui fez um projeto de Inovação e tecnológica, com parceria com o SENAI, onde foram aprovados seis(6) projetos e o projeto deles era a mudança de cores nos tijolos, ele procurou buscar inovação para sua empresa.

1 – hoje com 85 funcionários, abriu uma filial no Distrito de Bonsucesso e conta com 152 funcionários nas duas cerâmicas. O crescimento da sua empresa veio por consequência do trabalho e dos colaboradores que o ajudaram. Hoje o Sr. José Lavaqui tem uma sociedade com seu filho uma construtora, mas buscando sempre a melhoria na sua empresa, ele viaja pelo menos duas (04) vezes por ano, onde visita outras cerâmicas em todo BrasilTrazendo novidades e fazendo experiências para até chegar ao seu objetivos , como a foto , amostra das suas experiências. Este ano m janeiro lançou a canaleta no mercado para substituir o madeiramento, com isso economizando até 60% de concreto , com as canaletas Lavaqui você reduz o uso de arames, pregos, mantêm o seu canteiro de obras mais limpo, organizado e ainda contribui para a natureza ao não utilizar madeira.

2- Já para o ano de 2013, em janeiro a Cerâmica Lavaqui, vai ser lançado um piso para estacionamento, onde será gravado a logo marca da empresa no piso, dando um destaque para o estacionamento da empresa. E com isso cada vez mais o Sr. José Lavaqui está buscando para fazer o diferencial, onde outras empresa no ramo da cerâmica não faz. Bem no começo os tijolos eram queimados com lenhas, a Cerâmica Lavaqui foi o primeiro em Mato Grosso a utilizar o resíduo de arroz ( casca do arroz) para a queima dos tijolos, mas agora é usado o pó de serragem de madeira, gastando com isso em torno de 180 m3 por ano de pó de serragem, e estão produzindo 11 milhões de peças ao ano. A cerâmica está trabalhando com o reflorestamento da beira do rio,está fazendo um projeto para recuperação da área degradada onde foi tirada a argila por muitos anos, desde antes do proprietário da cerâmica Lavaqui adquirir o terreno.

Os processos da empresa são bem definidos conforme gráfico abaixo e conseguem atingir um desempenho, de acordo com as expectativas, porem, identificamos eficácia e não eficiência no fluxo de informações:

3 – APLICAÇÃO DE ABORDAGEM DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escola de pensamento administrativo idealizado pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com