TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSULTORIA NA EMPRESA “WASHING JEANS”

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

CONSULTORIA NA EMPRESA “WASHING JEANS”

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Caxias do Sul

2019

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

        2.1 QUESTÕES AMBIENTAIS ........................................................................................ 4

        2.2 QUESTÕES TRABALHISTAS .................................................................................. 5        2.3 QUESTÕES ORGANIZACIONAIS ............................................................................ 7

3.        CONCLUSÃO .................................................................................................................. 9 

4.        REFERÊNCIAS         ....................................................................... 10


INTRODUÇÃO

        Sustentabilidade empresarial define-se por um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Assim, a empresa deve adotar atitudes éticas, prática que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

        Atualmente os consumidores estão mais conscientes da importância em preservar o meio ambiente e consequentemente, estão mais exigentes, buscando assim, produtos e serviços de empresas sustentáveis. A empresa Washing Jeans, que é bastante conceituada no mercado, embora venha valorizando a cadeia sustentável, atuando de forma mais ativa na economia e no tratamento da água que utiliza em seu processo produtivo, está passando por problemas relacionados ao setor trabalhista, ambiental e organizacional, o que a deixa em uma situação preocupante.

        Possuímos dados de seu consumo anual de água como também algumas informações voltadas para a parte empregada da empresa. Com isso foi feita uma análise e será demonstrado sugestões de melhoria.


DESENVOLVIMENTO

        A empresa Washing Jeans possui um nome de peso no ramo de lavagem de Jeans, é uma empresa conceituada e bem colocada no patamar industrial. Possui grande faturamento e está preocupada com seu impacto no meio ambiente. Por outro lado, possui problemas internos com seus funcionários, levando a processos trabalhistas, desentendimentos entre setores e a queda do faturamento.

2.1 QUESTÕES AMBIENTAIS

        A indústria têxtil mundial de um modo geral produz dois milhões de toneladas de resíduos anualmente, três milhões de toneladas de CO2 e 70 milhões de toneladas de águas residuais. Este setor envolve atividades industriais bastante complexas, com especificidades em relação a parâmetros de controle de qualidade e ambientais muito diversos. O item em comum às empresas têxteis, é a água. E esta água, após sua utilização nos processos industriais, pode tornar-se um típico efluente líquido, normalmente de elevado impacto no meio ambiente.

        A Washing Jeans, assim como grandes empresas, ainda não está totalmente comprometida com a sustentabilidade. Tendo em vista que a lavagem do jeans é um serviço que tem um consumo extremamente elevado de água, a empresa deverá ter sua consciência ambiental às claras nesse momento de alta importância para nosso planeta. Com dados fornecidos pela empresa podemos ter acesso ao consumo de água dos anos de 2017 e 2018 e com isso ter a média de cada ano. Apresentamos uma tabela com dados estatísticos anuais:

2017

2018

Média anual

15.930 m³

16.270 m³

Mediana anual

16.150 m³

16.550 m³

Desvio Padrão anual

909,66 m³

1229,44 m³

        Como podemos ver na tabela, em 2018 a empresa teve um consumo ainda maior que em 2017. Serão necessárias mudanças para que o consumo tenda a cair nos próximos anos, mostrando que a empresa se preocupa com o planeta tendo ações mais sustentáveis. Antes de fazer investimentos, é fundamental conhecer como a água é usada em sua empresa. Setorizar o consumo dela é o primeiro passo para definir as próximas ações.

        A Washing Jeans pode conseguir reutilizar 90% da água que consumir. O reuso nas operações consiste no aproveitamento dos efluentes da própria empresa, após tratamento, como insumo reintroduzido no processo de produção. Utilizando este processo a empresa diminuirá ainda o recolhimento de efluentes por empresas terceirizadas para essa função. Para isso será necessário um alto investimento, porém, com a diminuição do uso da água “pura”, terá uma queda nos valores das contas de água da empresa.

        Outra forma sustentável é a captação de água da chuva, que é um modo de poder aproveitar uma fonte que não seja a captação feita a partir dos mananciais ou o uso da água distribuída pelas concessionárias. Para isso também será necessário investimento em formas de realizar esse processo, mas que também irá refletir nos valores pagos em contas de água.

  1.  QUESTÕES TRABALHISTAS

        Atualmente a empresa adotou as seguintes medidas:

  • Férias coletivas por setor, divididas em dois períodos no ano, por 15 dias corridos cada.
  • Licença maternidade de 80 dias, licença paternidade de 25 dias, adicional de insalubridade em decorrência da umidade excessiva de 5% sobre o salário mínimo, estabelecido mediante acordo coletivo juntamente com o sindicato representativo dos trabalhadores.
  • Exigência de metas dos trabalhadores da área comercial (com objetivo de alavancar novos clientes e aumentar o faturamento).

    Diante do apresentado, verifica-se a necessidade da empresa rever as novas           medidas que adotou, como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (89.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com