TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMO E CONSUMISMO FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Por:   •  5/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 7

 1. TEMA

 CONSUMO E CONSUMISMO

 2.FORMULAÇAO DO PROBLEMA

O consumismo está cada vez mais presente em nossa sociedade como forma de poder, está se abrindo mão de necessidades básicas como saúde e educação para fazer parte de um mundo consumista, dando aos produtos e serviços um valor simbólico da diferenciação social, é uma troca do “ser” pelo “ter”. Tendo em vista que a Psicologia tem como objeto de estudo o comportamento humano, e que a relação entre a mídia e o consumismo se tornou um dos principais instrumentos na constituição do sujeito, o objetivo deste trabalho é verificar qual a influência da mídia no comportamento consumista de jovens adultos. A pesquisa foi de cunho qualitativo, quantitativo e exploratório. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, o qual foi aplicado em 105 estudantes de uma instituição de ensino superior da cidade de Lages-SC, sendo que 54 eram do curso de Administração e 51 estudantes do curso de Psicologia, com idades entre 20 e 40 anos. Obtevese como resultados, a forma como se dá a influência da mídia, bem como o tipo de mídia que mais influencia os comportamentos consumistas de jovens adultos, e ainda os sentimentos, emoções e motivações relacionados ao consumo.

  2.1  HIPÓTESE  

    .  Investigar sobre o consumo dos jovens e adultos

    .  Verificar o trabalho e a influencia da midia no comportamento do consumistas

    .  Nesse contexto, a consumo  brinquedos com as crianças   e os adolecentes.A Satisfaçao de compra e comportamentos consumista de varias classes.

   

    3. OBJETIVO

    3.1 GERAL  

Compreender a importância de desenvolver atividades que abordem o respeito do consumismo   consciente, voltadas para a educação infantil.

    3.2  ESPECIFICO

    Perceber a importância de práticas docentes voltadas para controle do consumo e consumismo;            

    Identificar as diferenças entre consumo e consumismo.

 

    4 . JUSTIFICATIVA

Cotidianamente as condutas consumistas excessivas, são abordadas como normais ou até mesmo não percebidas, esses comportamentos recebem apoio direto da mídia, até porque esta é beneficiada pelo consumismo. Através de grandes produções de marketing, supostas facilidades de pagamentos e tantas outras propagandas, a mídia possivelmente tem gerado ansiedade nos indivíduos, e os afetados de forma negativa.  

As  consequências para a supervalorização das condutas consumistas pela mídia é uma sociedade movida pelos prazeres imediatos, apegada a felicidades passageiras e as tentativas de troca entre bens materiais e relações interpessoais.

    5 . METODOLOGIA

      Este projeto será desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e orientação do professor.

     6  . FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA  

   

Percebemos assim que os participantes têm consciência sobre a influência da mídia em seu consumo, considerando ainda que estes referem que a mesma, estimula um desejo interno de “estar na moda”, ou ainda estar como “quem usa”, sendo que nos relatos surgiram afirmações como “a mídia dita à moda”, mostrando produtos de forma mais atrativa e instigando o desejo pela compra. Contudo, percebeu-se que apesar da pesquisa focar cursos de áreas distintas, houve concordância de ideias, em ambos, em relação a todos os temas levantados na mesma. As estratégias midiáticas apontadas nas reflexões dos participantes, foram quanto a: propagandas, promoções, padrões ditos pela moda e produtos relacionados à celebridades. Nos dois cursos pode-se perceber reflexões que apontaram para presença de sentimentos positivos e negativos envolvidos os períodos da compra (pré, durante e pós). Apesar da concordância dos participantes quanto à influência da mídia durante seu consumo, percebe-se haver reflexões críticas quanto a esse processo na maioria das falas, onde os participantes exprimem sensações negativas relacionadas a essas.

Entretanto, essas percepções não alteram seus comportamentos consumistas, até o momento da pesquisa. Outras questões de suma importância, observadas dizem respeito a percepção dos participantes quanto a influência da mídia, a qual foi positiva nos dois cursos. Sendo que entre os cursos Administração e Psicologia a Internet e a TV foram apontadas como os tipos de 317 Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.49, p.<301-324>, jan./jun. 2017 mídia que mais influenciam no consumo. Interessante, ainda, ressaltar a baixa popularidade do Rádio; em ambos os cursos ele surgiu como sendo o meio de comunicação menos influente, ficando bem abaixo dos meios de comunicação mais votados, (internet, tv, revistas e jornais), o que nos leva a perceber as questões relacionadas à idade dos participantes, demostrando que os jovens adultos se mostram mais distantes deste meio. Tendo em vista que nosso estudo se baseia nas opiniões de sujeitos, é de suma importância

Consideramos então, que o consumo é caracterizado de acordo com Canclini (1999 apud ASSIS, 2002), como a aquisição e o uso de produtos ou serviços. Entretanto, em meio a uma série de fatores e intervenções da sociedade e de suas novas construções, passou a ser tido como símbolo característico da sociedade, chamada na atualidade, de sociedade do consumo.

 Utilizando-se do perfil persuasivo da mídia, até o ponto onde essa começou a ser considerada a principal motivadora do consumismo. Como é apontado por (SANTANA, 2010) quando diz que a mídia exerce uma proporção considerável de influência sobre os indivíduos, alimentando-os com prazeres imediatos.

 Quando os profissionais do marketing começaram a se preocupar em conhecer as vontades, desejos e necessidades inconscientes dos consumidores, bem como os valores que as pessoas projetavam nesses objetos, explorando então “a profundidade do estímulo do marketing na mente dos consumidores” (FONTANELLE, 2008 apud HENNIGEM; COSTA, 2009, p.118).

  Psicologia fez-se fundamental, uma vez que estuda os sentimentos, as emoções, os desejos das pessoas. A finalização da pesquisa a partir da qual esse artigo foi elaborado permitiu atingir os objetivos propostos, e convalidar as hipóteses iniciais, tendo em vista a constatação de que há influência da mídia no comportamento consumista de jovens adultos. Considerou-se, ainda, os tipos de mídia os quais influenciam nesses, da mesma forma os sentimentos e as emoções que caracterizam este comportamento, verificando a consciência dos jovens adultos a respeito desta influência. A pesquisa revelou aspectos referentes a sentimentos e emoções a respeito da compra, no momento dessa e no período pós-compra, sendo que por meio da análise dos dados constatou-se sentimentos positivos como, satisfação, bem-estar, realização e prazer. Outro aspecto levantado na pesquisa diz respeito à motivação que os leva ao consumo, onde de maneira geral os participantes buscam satisfazer necessidades e estar na moda. Em relação aos estados emocionais que levam os participantes a comprar mais, não se teve um consenso 318 Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.49, p.<301-324>, jan./jun. 2017 entre os sujeitos da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com