TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONSUMO, CONSUMISMO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE

Por:   •  6/6/2021  •  Monografia  •  4.482 Palavras (18 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

[pic 2]

CONSUMO, CONSUMISMO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE: ATUALIZANDO A TEMÁTICA A PARTIR DOS ALUNOS E ALUNAS DO 3º ANO A DA EEEFM FRANCISCO AUGUSTO CAMPOS/ NAZAREZINHO – PB[1]

Cleberson Vieira de Araújo[2]

Fabiano Gumier Costa [3]

Resumo

Temas relacionando meio ambiente e impacto ambiental estão sempre na pauta atual tendo em vistas os seus desdobramentos. É inegável o papel do consumo e consumismo nesse sentido e o quanto a educação financeira muito pode colaborar com vistas a equilibrar todo esse processo formativo rumo a sustentabilidade. Assim, esse trabalho tem como objetivo geral: Analisar como os alunos e alunas do 3º ano A da EEEFM Francisco Augusto Campos/ Nazarezinho-PB percebem o Consumo, Consumismo e seus impactos no Meio Ambiente. Já enquanto objetivos específicos de pesquisa busca: Analisar a percepção dos alunos e alunas sobre os conceitos de consumo e consumismo; Verificar o entendimento do o conceito de impacto ambiental, a partir da visão dos alunos e alunas; Analisar o uso de conceitos de educação financeira e seu impacto no meio ambiente. A metodologia utilizada é quantitativa, baseada em um questionário representado em gráficos, e fundamentada mediante a análise da literatura disponível a exemplo de Bauman (2011) e Vargas (2015).

Palavras-chave: Consumo; Consumismo; Impacto ambiental; Sustentabilidade; Contemporaneidade.

Abstract

Themes related to the environment and environmental impact are always on the current agenda in view of their developments. The role of consumption and consumerism in this sense is undeniable and the extent to which financial education can contribute a lot in order to balance this entire training process towards sustainability. Thus, this work has the general objective: To analyze how EEEFM Francisco Augusto Campos / Nazarezinho-PB's 3rd year students perceive Consumption, Consumerism and its impacts on the Environment. As specific research objectives, it seeks to: Analyze the perception of male and female students about the concepts of consumption and consumerism; Check the understanding of the concept of environmental impact, from the point of view of students; Analyze the use of financial education concepts and their impact on the environment. The methodology used is quantitative, based on a questionnaire represented in graphs, and based on the analysis of the available literature, such as Bauman (2011) and Vargas (2015).

Keywords: Consumption; Consumerism; Environmental impact; Sustainability; Contemporaneity.

1 Introdução

        A sociedade contemporânea não para de produzir e promover mudanças que vão ao encontro da geração de conforto e, até mesmo, daquilo que nem se necessita exatamente como um advento do capitalismo.

        Nesse contexto, o consumo passa a ser uma realidade cotidiana que motiva muitos a transitarem nos campos do trabalho e do estudo unicamente com vistas a satisfazer esse fim, o do consumo desenfreado.

        Com isso, para muitos, o ato de consumir passa a ocupar a sua vida em várias instâncias e momentos, não deixando espaço para mais nada além da compra. E, nesse instante em que se compra muito mais do necessário é que o consumo é substituído pelo consumismo.

        Desde os primórdios da história, o homem modifica a natureza mas, nunca tanto quando na contemporaneidade, onde esse processo se dá de forma tão acelerada e com impactos tão drasticamente sentidos pelo planeta terra, que já diminuiu sua capacidade de regeneração em face a exploração humana.

        O impacto ambiental, antes tão somente sentido nos grandes centros industriais, passa a está presente e ser sentido com grande intensidade ate mesmo nos municípios de pequeno porte em face de rios e riachos poluídos, a erosão bem como a exposição a mudanças climáticas.

        Frente a essa realidade, alunos e alunas do ensino básico passam a figurar como cabeças pensantes e promotores das mudanças que já figuram como uma necessidade irremediável frente aos danos ambientais já causados no planeta terra.

Logo, para efeito de estudos e produção desse trabalho, foram consultados os alunos e as alunas da turma do 3º ano A do ensino médio da EEEFM Francisco Augusto Campos/ Nazarezinho-PB, quanto a questões que debatem e analisam a sua percepção sobre o consumo, o consumismo, impacto ambiental e seus principais desdobramentos a partir de sua percepção.

        Esse trabalho se faz importante por avaliar, segundo a percepção de alunos e alunas, o impacto ambiental causado pelo consumo e pelo consumismo na busca desenfreada por conforto e exploração financeira dos recursos naturais.

        Assim, parte-se do seguinte problema geral de pesquisa: Como os alunos e alunas do 3º ano A da EEEFM Francisco Augusto Campos/ Nazarezinho-PB percebem o Consumo, Consumismo e seus impactos no Meio Ambiente? E, para melhor elucidar o problema geral de pesquisa, conta-se com os seguintes problemas específicos: Qual a percepção dos alunos e alunas sobre os conceitos de consumo e consumismo?; Qual o entendimento do o conceito de impacto ambiental, a partir da visão dos alunos e alunas?;Quais os conhecimentos de alunos e alunas sobre os conceitos de educação financeira e seu impacto no meio ambiente?

        Para responder a esses questionamentos, esse trabalho conta como objetivo geral de pesquisa: Analisar como os alunos e alunas do 3º ano A da EEEFM Francisco Augusto Campos/ Nazarezinho-PB percebem o Consumo, Consumismo e seus impactos no Meio Ambiente. Já enquanto objetivos específicos de pesquisa destaca: Analisar a percepção dos alunos e alunas sobre os conceitos de consumo e consumismo; Verificar o entendimento do o conceito de impacto ambiental, a partir da visão dos alunos e alunas; Analisar o uso de conceitos de educação financeira e seu impacto no meio ambiente.

        Diante da realidade imposta, as respostas de alunos e alunas, para além de entender sua percepção sobre os temas em questão, vão além da pesquisa, pois analisa a consciência ambiental formada e como essa impacta a sociedade que tanto depende dos conhecimentos gestados em meio escolar.

2 Literatura

Apresentar o impacto do consumo no nosso cotidiano não se faz em tarefa tão complicada, desde que se faça uma análise consciente de seus desdobramentos.

Com efeito, a educação financeira desponta como uma necessidade da sociedade contemporânea ao passo que gera conhecimentos necessários para o crescimento sustentável e equilibrado com respeito ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (843.3 Kb)   docx (667.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com