TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença entre consumo e consumismo

Por:   •  9/6/2018  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco

Aluno: Messias Vieira de Carvalho Machado                   Turma: Engenharia Elétrica

Período:                                                       Disciplina: Comunicação e Expressão

RESUMO

Esquema:

1. Diferença entre consumo e consumismo;

2. Avanços e ferramentas do capitalismo;

2.1 Necessidade do aumento de consumo pela população através do marketing;

2.2 Público alvo: crianças e jovens;

2.3 Moldagem dos jovens ao padrão social criado por eles mesmos;

3. Pressão das mídias sociais;

4. Busca por bens pelos jovens para inclusão em grupos sociais;

        4.1 Anseio dos jovens de classe C pela ascensão social;

4.2 Atenção das industrias aos grupos de “rolezinho” somente para o lucro.

OS JOVENS E SUAS RELAÇÕES COM O CONSUMO

As pessoas vivem rodeadas por objetos. Muitos têm uma utilidade menor, mas outros são indispensáveis para o modo de vida da sociedade moderna. Existem também inúmeros elementos que só são consumidos por influência das mídias sociais. Milhares de indivíduos são enganados por mensagens publicitárias que procuram convencê-los das altíssimas qualidades dos produtos e o quanto os mesmos são indispensáveis para uma vida melhor.

Atualmente, as pessoas são valorizadas pelos bens que elas adquirem. Possuir determinados bens é uma demonstração de sucesso, pois, numa sociedade caracterizada pela desigualdade, nem todos podem tê-los. Para fomentar a aquisição de bens, o mercado cria hábitos de consumo, através de artifícios sedutores de marketing, com o objetivo de persuadir o número máximo de clientes. O público alvo são as crianças e os jovens, que são estimulados por intermédio de meios de comunicação a consumir tal produto para se enquadrarem em um padrão social criado por eles mesmos e apoiado pelas indústrias.

As propagandas, por exemplo, costumam relacionar a imagem do produto ao sucesso, ao prazer ou à felicidade. Essa associação, induz os jovens e as crianças a acharem que a aquisição de determinado bem ou objeto poderá lhes abrir a porta da ascensão social, da realização pessoal e consequentemente não serem excluídos dos seus grupos sociais a qual estão inseridos. Essa ideia ainda é um objetivo a ser alcançado por jovens de classe C que não possuem poder aquisitivo capaz de suprir suas necessidades de consumo. Para isso, a única forma de sentirem-se incluídos é organizando “rolezinhos”, em que os residentes em periferias costumam frequentar shopping para realizar compras, se divertirem, pois onde moram não há espaço para lazer. Observando tudo isso, as indústrias ficam atentas a esses jovens e começam a desenvolver produtos para esses grupos. Por fim as beneficiadas são elas, pois alimentam os anseios dos jovens e os mesmos não percebem que pagam caro por isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com