TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONSUMISMO MODERNO: O CONSUMO HÍBRIDO

Por:   •  31/8/2015  •  Dissertação  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO


Primeiramente é importante conceituar pós-modernidade, que emerge diante da insatisfação com a modernidade, em "Crepúsculo dos ídolos" Nietzsche expõem a pós-modernidade como "fim das verdades velhas" e "transmutação de valores". Nessa ótica a maneira de ser do homem pós-moderno leva a essa sociedade de consumo. A definição de consumismo pode ser feita utilizando-se um dicionário, de acordo com o dicionário Aurélio consumismo é o "hábito ou ação de consumir muito, em geral sem necessidade". E por fim, uma breve conceituação de comunicação em massa, esse tipo de comunicação se dá através de veículos de transmissão de informações como aparelhos televisivos, rádios, jornais, revistas, e até mesmo, atualmente, a internet, esses meios de comunicação tem a capacidade de transmitir informações de vários tipos, e podem chegar às pessoas de forma rápida e ao mesmo instante.


2 O CONSUMISMO MODERNO: O CONSUMO HÍBRIDO


2.1 Capacidade de questionamento na pós-modernidade


Com a pós-modernidade, e o fim das verdades velhas, surge a necessidade da busca pela identidade, porém, também surge um sentimento de relativismo que desconstrói valores imprescindível para a formação do caráter do ser humano, como valores éticos, morais e religiosos, que nessa perspectiva acabam perdendo importância na sociedade, por tudo acabar se tornando relativo. O homem quando se nega a pensar em moral, religião, dignidade, e subjetividade, acaba se tornando um ser desequilibrado, não usa mais de sua razão, vontade e os sentimentos se tornam confusos, levando a uma busca intensa de necessidades que levem a uma felicidade, mesmo que seja momentânea, quer se viver apenas o presente, e a vida não é exercida plenamente, não se compromete com questões importantes, e nem mesmo com os problemas. Com isso podemos perceber que esse desequilíbrio causado pela pós-modernidade leva o homem a se tornar um ser que "não pensa", ou seja, aceita tudo aquilo que lhe é exposto sem questionar. E é isso justamente que está levando o criação de uma sociedade consumista, o mercado têm grande interesse que as pessoas deixem de lado sua capacidade de reflexão, não questionando sobre como consumir de forma consciente, e se realmente elas têm a necessidade de adquirir tantos bens materiais.


2.2 Avanços tecnológicos na pós-modernidade


A pós-modernidade trouxe também grandes avanços tecnológicos e científicos, que hoje contribuem também para o consumismo. A produção de bens de consumo pode ser feita em grande escala, e de forma cada vez mais rápida, isso porque máquinas, aparelhos, e até mesmo robôs, tudo com alto grau tecnológico, são empregados no processo de produção. Mas para acompanhar esse ritmo frenético de produção, precisa-se aumentar o consumo, caso contrário a produção se tornaria desnecessária diante da demanda ,daí surge a necessidade de se influenciar e conduzir as pessoas a comprar e consumir cada dia mais.


2.3 Pensamento lucrativo


Toda esta necessidade que as industrias têm de que as pessoas consumam exageradamente seus produtos, esta baseada no pensamento e necessidade de se obter cada vez mais lucro. Na sociedade atual, a valorização do dinheiro leva a uma desvalorização do ser humano, relações são comandadas pelo interesse, ou seja, muitas vezes as pessoas só se relacionam, se aproximam das outras, se elas lhe trouxerem benefícios.


2.4 Influência sobre as pessoas


Na sociedade de consumo, as pessoas são reduzidas a simples consumidoras, tratados como objetos de lucro, que podem ser retirados do cenário quando já não forem mais uteis. A propaganda tem grande influencia sobre as pessoas, e é uma das principais ferramentas utilizadas pelas industrias capitalistas para criar e manter a nossa atual sociedade de consumo.Nessa contexto surge os meios de comunicação em massa, a televisão, o rádio, os jornais, as revistas, panfletos e até a internet, são usados para disseminar as propagandas, essas propagandas conseguem chegar a uma quantidade de indivíduos quase global, e isso muitas vezes ao mesmo tempo. As propagandas seduzem as pessoas levando elas a sentirem necessidade de adquirir determinado produto. É importante lembrar que as propagandas se moldam de acordo com o publico alvo delas, todos os indivíduos estão sujeitos a sofrer influencia da mídia, desde crianças, jovens ou adultos. As imagens, sons, e produtos que são utilizados nas propagandas, têm necessariamente o objetivo de seduzir o seu público alvo. Por exemplo, produtos destinados ao público infantil, geralmente tem propagandas bastante chamativas, coloridas, com músicas animadas, levando a criança que querer o determinado produto. Além disso, muitas vezes as propagandas para vender, utilizam de imagens, que muitas vezes não tem necessariamente uma conexão com o produto, tudo isso apenas para que a mercadoria se torne atrativa aos olhos do consumidor. Em propagandas de bebidas alcoólicas, imagens de mulheres são utilizadas para atrair o público masculino. Em propagandas de carros ou apartamentos, imagens de famílias felizes são utilizadas para fazer com que os consumidores acreditem que também podem ser feliz se comprarem aquele apartamento ou carro. Está aí um dos principais objetivos das propagandas, levar os consumidores a acreditar, que além do produto, podem adquirir os sentimentos que aquele produto trás. As pessoas seduzidas, e até mesmo buscando suprir desejos, vontades, ou diminuir angústias, frustrações, compram as mercadorias, com a ideia ilusória que também poderiam ser felizes porque compraram o produto. Mas isso não é verdade, não se pode comprar sentimentos, não se pode transferir sentimentos a objetos, sentimentos, é o que dá ao ser humano características únicas, é o faz dele um ser que  dá significado as coisas ao seu redor. Assim, se compra um produto hoje, ele pode até trazer uma satisfação momentânea, mas depois aquele sentimento de felicidade prometido pela propaganda passa, e na busca por sentimentos satisfatórios, acabamos sendo seduzidos novamente por outras propagandas, e novamente compramos outros produtos, e por fim muitas vezes acabamos nos sentindo frustrados, por nunca conseguir alcançar a felicidade, se tornado um ciclo vicioso: BUSCA DA FELICIDADE -> PROPAGANDAS SEDUTORAS -> COMPRA DE MERCADORIAS -> FELICIDADE MOMENTÂNEA -> SENTIMENTO DE FRUSTRAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com