TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO E CONCEITOS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO DE ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  11/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.134 Palavras (9 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 9

CONTEXTO E CONCEITOS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO DE ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTEXTO E CONCEITOS ESSENCIAIS PARA A GESTÃO DE ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para dependência do 1° Semestre das disciplinas: Fundamentos da Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Economia no Setor Público, Ética Política e Sociedade, Seminário I.

Prof. Marco Antonio Sena de Souza, Profª. Marilucia Ricieri, Prof. Leuter Cardoso Junior, Profª Claudiane Balan, Profª. Cláudia Cardoso M. Napoli

SUMÁRIO

1

INTRODUÇÃO ....................................................................................

04

2

DESENVOLVIMENTO ........................................................................

04

3

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................

08

4

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................

08

04

1 INTRODUÇÃO

O assunto a ser aprofundado tem por objetivo principal descrever e explanar o contexto e conceitos essenciais para a eficiência e eficaz gestão de entidades da administração pública. Visando realizar e apresentar pesquisas bibliográfica sobre os principais temas abordados nas disciplinas do primeiro semestre, assim inicio a pesquisa acadêmica.

Este portfólio apresenta, conceitos sobre administração pública, as ações que correspondem aos processos administrativos, aliados as eficiências e eficácias, políticas e práticas das empresas publicas, a cultura organizacional e suas importâncias nas gestões de pessoas, treinamentos e desenvolvimentos e suas etapas. Bem como, conceituar pontuar e discutir e difundir a economia do setor Público Estadual. Finalizando com informações e confrontando a ética em nossa sociedade atual, levando como norte os grandiosos autores do tema na época conterrânea e moderna.

2 DESENVOLVIMENTO

A administração Publica Estadual é uma forma de organização porém publica que trabalha coerentemente, com planejamentos, organizações, supervisões e controle das atividades publicas. Sendo imprescindível para o andamento eficiente e eficaz de todas organizações, ela pública que tem suas atividades direcionadas e baseadas na obrigação constitucionais ou privada que tem suas atividades baseadas em lucros econômicos.

A administração pública direta ou indireta, onde o Estado tem como propósito o bem comum social, e a finalidade é estabelecer a justiça social, assegurar a tranquilidade publica, provendo a defesa comum, o bem-estar geral, e a garantia da liberdade, dos Direitos e deveres sociais.

Diferente da administração privada, que é uma organização de recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos, que tem como objetivo comum a produção de produtos ou prestação gratificada de serviços para o publico, em geral com objetivo principal de obter lucro e acensão econômica.

Nessa essência, notamos que, existem grandes diferenças entre as administrações, sendo que para a administração pública, vemos a morosidade nos processos, e o

05

contribuinte como provisor de recursos. Por outro lado na administração privada, as tomadas de decisões são rápidas, pois os lucros são os principais motivadores para os empreendedores, o empresário coordena em modo solo, todas tomadas de decisões emanam apenas deste ou conselho onde o mesmo seja presidente, todas as questões relacionadas à organização, tem por lema fazer dinheiro estruturada em forma de piramide onde o maior bem da empresa é o publico, ou seja o patamar da empresa, sendo todas atividades de atendimento, produtos e prestação de serviços realizados das melhores formas possíveis para agradar os clientes.

Na administração publica ou privada, existem diversas ações que determinam e direcionam o processo administrativo, como exemplo: planejar, organizar, direcionar e controlar. Sendo primordial a função do planejamento que é a definição dos objetivos e decisão dos recursos e tarefas, este é onde se realiza diagnósticos e analisa as situações atuais reais, estabelecendo os resultados, as metas e os objetivos a serem alcançados pela administração. A segunda também muito importante é o organizar, pode ser entendida em dois amplos sentidos: primeiro como entidade social, ou seja, qualquer empreendimento criado que visa atingir objetivos, como empresas, bancos, instituições de ensino, entre outros, e, em segundo lugar, o sentido de função administrativa, que tem por significado dividir o trabalho agrupando as atividades em uma ordem lógica e cronológica. A terceira função tem-se a direção, é a função que “cuida das capacidades e habilidades de se supervisionar e orientar os recursos–humanos, gestão de pessoas, departamentos financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos, presentes na organização, com objetivo de otimizar o processo decisório para o alcance dos objetivos. Por fim a direção, nesta função são monitoradas e avaliadas as atividades, tendo em vista os resultados alcançados. É na realização do controle que se são verificados se as demais funções foram bem sucedidas ou bem elaboradas. Associado aos assuntos decorridos, temos que tratar também de eficiência e eficácia conforme já citado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (100.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com