TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO E CONCEITOS ESSENCIAIS PARA GESTÃO DE ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.513 Palavras (23 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................1

2 Desenvolvimento .................................................................................................

2.1 Diferenças e semelhanças entre gestão pública e gestão privada................1

2.2 Processo Administrativo (PODC)......................................................................2

2.3 Eficiência e Eficácia ...........................................................................................3

2.4 Políticas e Práticas nas empresas e sua função na Gestão de Pessoas.....3,4

2.5 Cultura Organizacional e a importância na Gestão de Pessoas.....................4

2.6 Treinamento e Desenvolvimento.....................................................................5,6

2.7 Política econômica e seus impactos no desenvolvimento do país...........6,7,8

2.8 Economia do Setor Público incluindo: Participação do estado na economia e Funções do estado na economia..................................................................8,9,10

2.9 Ética.............................................................................................................10,11

3 CONCLUSÃO.....................................................................................................11,12

REFERÊNCIAS...................................................................................................12,13


  1. Introdução

Gestão pública é o termo que designa um campo de conhecimento (ou que integra um campo de conhecimento) e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras.

Uma organização pode ser privada ou pública, mas com interesses que afetam toda a comunidade. Por tanto, pode haver “gestão publica” em organizações públicas e privadas, embora seja bastante incomum uma preocupação real com a coletividade por parte de entes privados. Um exemplo são as Organizações não Governamentais (ONGs), que embora sejam juridicamente entidades privadas, muitas vezes objetivam o bem público ao cuidarem de animais, do meio ambiente, estimularem atividades artísticas.

Com isso, definimos que a Administração Pública pode ser entendida com um conjunto de órgãos e de Servidores que, mantidos com recursos públicos, são encarregados de decidir e implementar as normas necessárias ao bem-estar social e das ações necessárias à gestão da coisa pública. Dessa forma, a evolução da administração pública é um processo de aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo Estado à população e essa pode ser representada por três modelos: administração pública patrimonial, administração pública burocrática e administração pública gerencial. Nesses modelos, o objetivo é suprir uma deficiência do modelo anterior, introduzindo novos conceitos ou mudando conceitos ineficientes ou nocivos ao aparelhamento do Estado.

É uma excelente área, considerada recentemente pelos periódicos especializados como a profissão do futuro mais promissora. Administração Pública na faculdade é o conteúdo básico de administração (Marketing, Teoria Geral de Administração, Contabilidade, Estatística, Recursos Humanos, etc) mais os conteúdos digamos, de política (Teoria Geral do Estado, Filosofia Política, Psicologia Social, etc) além de uma formação bastante sólida em Economia e Direito. Já os cursos de Gestão Pública normalmente tendem mais para o lado de políticas públicas, avaliações de desempenho e planejamento corporativo.

         2.1 Administração e diferenças e semelhanças entre gestão pública e gestão privada

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. 

O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra. 

Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos, porém o mercado abrange várias áreas do conhecimento. A administração é resultado de um processo de formação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.

Cada vez mais esta ciência adquire importância na formação de profissionais para estruturar e impulsionar o funcionamento dos mais diversos setores das organizações. Como as empresas adquirem crescente complexidade e tamanho na economia de mercado, é essencial que haja profissionais com competência para administrar. Também ganha valor diante do mercado financeiro, pois busca entender e sistematizar a administração do capital, fator essencial na economia atual.

As gestões pública e privada se assemelham na medida que necessitam de planejamento, organização, aplicação e controle das ações, mas a forma de aplicação desses processos são diferentes.

   Na gestão pública, a receita é proveniente dos tributos. Deve-se levar em conta os interesses da coletividade, o controle é feito pelo cidadão através de eleições, as tomadas de decisões são mais lentas e influenciadas pelos fatores políticos e pelas necessidades do povo.

   Na gestão privada a receita é proveniente do pagamento dos clientes, os interesses são individualizados, o controle é feito pela concorrência e as tomadas de decisões são rápidas, racionais e algumas vezes unilaterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (288 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com