TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS ESSENCIAIS PARA MONTAR UMA EMPRESA

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

administração

daniele oliveira da costa

PORT CARROS

CONCEITOS ESSENCIAIS PARA MONTAR UMA EMPRESA

Capanema

2012

PORT CARROS

CONCEITOS ESSENCIAIS PARA MONTAR UMA EMPRESA

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Administração Financeira, Administração Orçamentaria, Matematica Financeira II, Direito Tributario, Teoria Economica.

Prof. Fabio Proença

Prof. Thiago Nunes Bazoli

Prof.ª Helenara Regina Sampaio Figueiredo

Prof.ª Janaina Vargas Testa

Prof.ª Regina Lucia Sanches Malassise

[pic 3]

Capanema

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO         4

2 DESENVOLVIMENTO         5-9

3 CONCLUSÃO         10

4 REFERENCIAS         11


INTRODUÇÃO

Ficar atento a todas as inovações do mercado e procurar conhecer cada uma dos conceitos financeiros que a administração nos oferece é uma das formas para, quem esta iniciando um negócio, buscar o caminho do sucesso. Assim iremos abordar os principias conceitos administrativos a fim de ajudar a empresa Port Carros, que esta tentando iniciar um novo seguimento em negocio, no ramo automobilístico, a conseguir obter êxido nesse novo empreendimento.

A empresa Port Carros fez uma analise para verificar a possibilidade de operar em um novo segmento de negocio: a venda de carros novos e usados. Após fazer a verificação da analise mercadológica, e algumas outras analises, tais como: questões micro e macro econômico, questões fiscais/tributarias e questões financeiras, foi verificado a existência de um mercado bastante atrativo e é a partir dai que a empresa ira através de todo um conjunto de conceitos administrativo, dar inicio ao seu novo e grande projeto.  

 Em um cenário econômico cheio de incertezas, crises econômicas e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerencia, mas sim como algo necessário a sobrevivência da empresa. Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica, para que se atinjam os objetivos que podem ser de curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível. Realizando este processo, a empresa obterá o seu crescimento financeiro e estrutural planejado com maior facilidade e auxilia a mesma a possuir sustentabilidade em seus empreendimentos.

Além de um bom planejamento, o demonstrativo orçamentário através do fluxo de caixa e demonstrativos do resultado do exercício projetado, é quem vai ajudar a empresa a avaliar valores para financiamentos do nível das vendas e também conseguir verificar com antecedência o grau de lucratividade e o desempenho financeiro da organização para o período seguinte, utilizando alguns índices como, liquidez, lucratividade, endividamento e outros. É através deste demonstrativo que credores e administradores financeiros terão informações para verificar e analisar os recursos da organização com o intuito de atingir metas financeiras através de ações que têm como objetivo adequar às operações planejadas para o ano seguinte.  

Para evitar que as atividades não estejam na mesma proporção com o que foi planejado é necessário fazer a comparação do planejamento com a execução, ao qual damos o nome de controle, uma ferramenta fundamental para que se consiga atingir um objetivo. É através dele que podemos antecipar alguns fatores e evitar desvios desnecessários do seu objetivo.

Além dos conceitos já citadas a cima temos também um dos conceitos considerado um dos principais para fazer analise de investimentos: O valor presente liquido. Considerado assim, talvez por sua utilização facilitar o alcance do principal objetivo do administrador financeiro: a maximização da riqueza. Contudo O VPL apresenta as desvantagens de ser pouco intuitivo e de não identificar a rentabilidade do projeto. Isto talvez explique porque “as esferas gerenciais das empresas usualmente têm preterido o VPL pela TIR (taxa interna de retorno)” (Costa Jr., Menezes & Asrilhant, 2001, p. 20). Essa técnica consiste na diferença entre o valor presente das entradas líquidas de caixa descontadas ao custo de capital da empresa e o valor da saída de caixa para investimento (Lemes Júnior, Rigo e Cherobim, 2002, p. 182).

Outro conceito também muito utilizado para a analise de investimentos é a Taxa Interna de Retorno, mas como o VPL, também apresenta problemas, como, por exemplo, a existência de taxas múltiplas no caso de alternâncias de fluxos de caixa, entre outras situações. É através dela que se tornam equivalentes os investimentos iniciais e os fluxos de caixa futuros.

O critério de decisão da taxa interna de retorno sobre a viabilidade de projetos independentes é muito simples: se a TIR for superior ao custo de capital, se aceita o projeto, se for inferior rejeita-se.

Apesar dos muitos conceitos administrativos já existentes O playback de desconto foi um dos conceitos desenvolvidos a fim de corrigir uma das principais falhas do playback, a desconsideração do valor do dinheiro no tempo. Ele é definido como o “numero de anos necessário para recuperar o investimento, com fluxos de caixa líquidos descontados” (Brigham e Houston, 1999, p.382). Quando se utiliza a técnica do payback descontado, o prazo de retorno aumenta desde que os fluxos de caixa sejam positivos. O período de payback descontado jamais será mais curto do que o de payback, pois o processo de desconto reduz os valores dos elementos da série de fluxos de caixa (Ross, Westerfield e Jaffe, 1995, p.125). Cabe ressaltar, no entanto, que o payback descontado – assim como o payback - continuam desconsiderando os fluxos de caixa que ocorrem após o prazo de retorno, trabalha com um parâmetro de tempo arbitrário e apresenta dificuldade de aprovação para projetos com maturação de longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com