TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLADORIA UM INSTRUMENTO EFICAZ DE GESTÃO

Por:   •  15/8/2017  •  Artigo  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 8

CONTROLADORIA UM INSTRUMENTO EFICAZ DE GESTÃO

Ronara Wutkowski Potin¹

Marinete Assis Cazelli Tom ²

Especialização em Controladoria e Finanças

FANAN - Faculdade de Nanuque

RESUMO

A controladoria é usada como ferramenta estratégica para que a empresa que optar pela sua prática possua um melhor controle sobre os acontecimentos que fazem parte do quadro financeiro, administrativo e pessoal de toda a instituição. A controladoria dentro da empresa funciona como um mecanismo complexo, composto de procedimentos direcionados a facilitar a gestão das entidades em todos os seus setores, estando presente desde o operacional da empresa, controlando gastos e custos à parte estratégica lidando diretamente com os gestores dando base para a tomada de decisões. Esse modelo faz apologias a mercantilização do ensino e a privatização desenfreada da educação superior.

Palavras-Chave: Tomada de Decisão; Ferramenta; Controle.

INTRODUÇÃO

A cada ano no Brasil mais de um milhão de novos empreendimentos dão inicio as suas atividades no mercado, principalmente pela motivação de serem donos do próprio negócio. Mas também a cada ano que passa mais empresas acabam encerrando sua existência ou decretando falência, por vários motivos, mas o principal é a falta de conhecimento da própria empresa, onde os controles são praticamente escassos, fazendo muitas vezes que pequenas oscilações no mercado levem as empresas a “fecharem as portas".

A controladoria teve o seu crescimento bem sucedido dentro das entidades devido as vantagens que sua aplicação traz aos seus usuários, onde a  captação de informações necessárias, organização e transformação dessas informações em base para tomadas de decisões, contribui em todo cenário de gestão, uma vez que possui dados mais claros e objetivos para as praticas de mercado, e uma visão ais ampla do negócio.

Esse artigo busca se aprofundar conceito e funções da controladoria, como um mecanismo complexo e a grande importância do papel que ela exerce sobre instituições de variados setores. O aprofundamento no conhecimento da empresa nos setores pode trazer informações necessárias que antes não eram relevantes. Acredita-se que a partir da utilização do método de controladoria em uma instituição, melhora-se o controle dos acontecimentos financeiros e as futuras decisões a serem tomadas acerca disso, trazendo vantagem, autonomia e o alcance da lucratividade esperada.

CONTROLADORIA

Conceitos de Controladoria

A controladoria teve seu surgimento traçado por volta do final do século XIX com a expanção acirrada das empresas, mas o controle era centralizado, onde o poder de decisão sempre partia do dono da empresa, o que ainda pode ser observado nos dias atuais.

Segundo Bezerra e Lemos (apud Lunkes e Schnorrenberger, 2009):

Afirmam que não existe uma data precisa para o surgimento da Controladoria no Brasil. Contudo, segundo registros, esse surgimento se deu com a chegada das grandes corporações internacionais ao país, e foi partindo desse crescimento conglomerado que surgiu a necessidade de controlar os departamentos, e logo se expandiu mundialmente.

Esse trecho relata como que a controladoria adentrou no território brasileio, como dito por meio das grandes corporações vinda de outros países, e assim foi conquistanto espaço juntamente com o crescimento das empresas e expanção do mercado.

A controladoria possue vários conceitos, sendo abordada por diferentes formas atravéz de estudiosos renomados no meio, na visão de Oliveira, Perez Jr. E Silva (2011, p.5) que destacam a controladoria como “um departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de uma entidade, com ou sem fins lucrativos”.

Nesse contexto, para Almeida, Parisi e Pereira (2001, p.346) a controladoria tem como principal missão “assegurar a otimização do resultado econômico da organização”, ou seja, fazer com que os riscos que a empresa possa sofrer sejam calculados e os minimos possíveis, e que todos os resultados almejado pelos gestores, sejam financeiros ou de destaque no mercado, sejam alcançados.

A controladoria busca a organização de dados e coleta de informações que sejam relevantes para a tomada de decisão, monitorando e controlando todas as atividades exercidas na empresa principalmente todos os coloboradores, chegando a todos os departamentos da empresa e influenciando significamente as decisões dos gestores.

Função da Controladoria nas empresas

Até pouco tempo atrás a conceituação da controladoria era de apenas um orgão da empresa que passava os números e passava as informações acerca disso, porém com o passar dos anos ela veio se tornando muito além na empresa em sua execução, onde a sua colocação é mais estratégica, passando a abranger não só os departamentos contabeis, fiscais e operacionais da empresa como também colaborando fortemente na gestã, particiando de decisões importante como a fusão e incorporação com outra empresa.

A principal função da controladoria é capitanear todas as informações gerenciais e contabeis, transforma-las em análise, avaliação do orçamento, promovendo um comparativo entre orçado e o realizado, para que a empresa caminha na busca de lucratividade e que o orçamento não fuja do objetivo traçado orçamento do periodo da empresa.

São consideradas como principais funções da controladoria o planejamento, o controle, a organização e a direção.

O planejamento trata da determinção de um projeto de ação, que forneça uma base em que as estimativas de exito e suceso sejam grandes, fazendo com que os objetivos almejados pelas empresas sejam alcançados.

A função de controlar trabalha com a mensuração do desempenho entre o que está ocorrendo no presente e os padrões esperados no futuro, efetuando alerações quando for necessário.

Para que ocorra a efetivação dos planos na empresa é importante uma estrutura que defina qual o tipo da organização necessário para que a sua execução seja alcançada com exito.

 A direção cordena a divisão das tarefas, com apontamento claro de responsábilidade, lealdade, poder e autoridade.

Na visão de Almeida, Parise e Pereira (2001, p.345) as funções da controladoria estão ligadas um conjunto de objetivos que derivam da missão da empresa e, quando bem desenvolvidas na entidade, facilitam e vibializam o seu processo de gestão. Entre as funções se sobresai é a de subsidiar o processo de gestão, que engloba auxiliar a adequação do processo de gestão diante do seu meio ambiente, no suporte à organização desse processo, apoiando em todas as suas fases, atravez de um sistema de informação que permite simulações e projeções acerca de eventos econômicos no proceso de tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (177.2 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com