TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA MELHORIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  19/6/2015  •  Artigo  •  4.180 Palavras (17 Páginas)  •  1.401 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA MELHORIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Jessica Mayara Batista Rosendo[1]

Josiele Trindade Santos[2]

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a aplicabilidade dos conhecimentos da controladoria para as Micro e Pequenas Empresas e sua importância como instrumento para melhorar a sua gestão. A controladoria atua como ferramenta empresarial para auxiliar as MPEs a planejar, controlar seus gestores e encontrar soluções de permanecerem no mercado. Através dos Sistemas de Informações Gerenciais, a controladoria fornece dados que atua e orienta os empresários a ter uma visão bem ampla nas áreas econômicas, financeiras e organizacionais da empresa, assim ajudando no processo da tomada de decisão. Dessa forma, na metodologia foi feita uma pesquisa do tipo exploratória e teórica a partir do levantamento bibliográfico e documental, foram coletados dados em livros, artigos científicos eletrônicos, feita de cunho qualitativo. Portanto, a controladoria é uma peça indispensável para que uma empresa venha obter sucesso, sabendo-se que a gestão vem como um auxilio primordial para administrar, onde seu papel é contribuir para o crescimento no processo decisório. Conclui-se que a controladoria tem o papel de passar informações necessárias para enriquecer seus sistemas e monitorar seus gestores, desenvolvendo um planejamento relevante para obtenção de resultados positivos e promovendo um padrão de eficácia que estabelece metas e concretiza etapas direcionando os empresários a tomar rumos para se manter diante do momento atual, fazendo o necessário para que a economia não seja afetada, pois trata-se da principal fonte de emprego do nosso país.

Palavras-chave: Controladoria. Micro e Pequenas Empresas. Gestão. Economia. Planejamento.

1 INTRODUÇÃO

Dispor dos mais adequados instrumentos para uma gestão eficaz torna-se relevante os negócios das Micro e Pequenas Empresas, sua importância tem sido fundamental para melhoria de poder gerir, mencionar e revelar as maiores dificuldades encontradas por empresários em manter-se no mercado. Para isso, a gestão requer a informação e participação de todas as áreas da empresa, dentre as quais se destaca a Controladoria.

 Apresentadas as problemáticas das MPEs foi possível analisar a importância da controladoria para melhorar o processo de gestão das MPEs, pois é um tema importante para o crescimento da economia do nosso país, devido se tratar das principais geradoras de empregos.

Sobre tudo, a controladoria se coloca como uma ferramenta empresarial, a qual vem possibilitar um novo horizonte para as MPEs, dando realce importância às tendências mercadológicas, econômicas e organizacionais.  Desta maneira, sabe-se que vivemos numa era de mudanças tecnológicas e de construção de um ambiente de trabalho dinâmico que ocorrem nas grandes empresas, cujo foco primordial é a melhoria da satisfação dos clientes.

Surge nesse contexto, o papel que a controladoria exerce para gerar dados que aperfeiçoe o desenvolvimento de sistemas de informações gerenciais que proporcione uma visão da área econômica e financeira, partindo de fundamentações dos gestores das Micro e Pequenas Empresas no processo de tomadas de decisão.

São essas preocupações que fundamentam o presente artigo, que, estruturado em dez tópicos, traz elementos para uma reflexão mais profunda sobre a recente evolução e a situação atual das MPEs. Os textos desenvolvem, no entanto, processos relativos ao que as empresas almejam aperfeiçoar que são os lucros e a eficiência empresarial.

Nesse sentido, tem por objetivo mostrar um contexto estratégico e operacional utilizando a controladoria como indutora desse processo. Como objetivos específicos este trabalho busca:

  • Verificar a importância do personal controller na gestão das MPEs;
  • Relatar o desempenho da gestão para melhoria no processo de tomadas de decisão;
  • Demonstrar as obrigações legais voltadas para a qualificação das Micro e Pequenas Empresas.

Portanto, as Micro e Pequenas Empresas necessitam de apoio ainda maior que as de outros portes para orientá-los sobre as dificuldades encontradas no processo competitivo que interferem de forma pertinente no seu crescimento e por vezes proíbe a oportunidade de manter-se no mercado.

Deste modo, tem-se como objetivo geral: Analisar a aplicabilidade dos conhecimentos da controladoria para as Micro e Pequenas Empresas.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Este capítulo busca apresentar o processo de gestão das Micro e Pequenas Empresas, mostrando passos que levam uma organização a alcançar resultados positivos, que direciona os empresários a atingirem metas, onde serão abordados alguns temas como: Micro e Pequenas Empresas no Brasil, a importância das Micro e Pequenas Empresas para o mercado, processo de gestão para as MPEs, alguns obstáculos encontrados pelas MPEs, controladoria, funções da controladoria, missão da controladoria, personal controller, controladoria aplicada as MPEs e controle orçamentário, o que proporcionará uma fundamentação para o desenvolvimento dos objetivos do presente trabalho.

2.1 MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL

Para economia brasileira as Micro e Pequenas Empresas tem sido cada vez mais alvo de atenção de analistas econômicos devido a seu potencial de geração de renda e de emprego. É constituída pela lei Complementar Federal 123/2006 que tem a finalidade de aumentar a competitividade dos pequenos negócios através da redução da carga tributária, da simplificação e desburocratização de procedimentos, da criação de melhores condições para acesso ao mercado, à inovação e tecnologia, ao crédito e à justiça.

Diante disso, as Micro e Pequenas Empresas surgiram como uma solução viável para as organizações que buscam formalização, é considerada como um método que facilita as empresas à administrar seu negócio que pode ser visto como uma alternativa para as organizações sobreviverem no contexto atual que estamos vivenciando.

Cerca de 460 mil novas empresas são abertas por ano e a grande maioria é de Micro e Pequenas Empresas, destacando-se as áreas de serviços e comércio que são as com maior concentração deste tipo de empresa, cerca de 80% das MPEs trabalham nesses setores segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE,2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com