TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORRUPÇÃO: COMO OS PORTO-ALEGRENSES VEEM E REAGEM AOS ESCANDALOS QUE OCORREM EM NOSSO PAÍS?

Por:   •  28/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.649 Palavras (7 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 7

ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE E EDUCACIONAL DE 1858

COLÉGIO FARROUPILHA

CORRUPÇÃO: COMO OS PORTO-ALEGRENSES VEEM E REAGEM AOS ESCANDALOS QUE OCORREM EM NOSSO PAÍS?

Porto Alegre

2015

COMPONENTES: Bruno Rolim, Guilherme Kurtz,  João Ungaretti, Klaus Hochegger, Matheus Pigatto e Rodericky Mendes

CORRUPÇÃO: COMO OS PORTO-ALEGRENSES VEEM E REAGEM AOS ESCANDALOS QUE OCORREM EM NOSSO PAÍS?

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para a elaboração da nota final do trabalho científico. Colégio Farroupilha. Porto Alegre – RS.

Orientador: Prof. Victor Hugo Nedel Oliveira

Porto Alegre

2015


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

3        JUSTIFICATIVA        

4        EMBASAMENTO TEÓRICO        

5        OBJETIVOS        

6        METODOLOGIA        

7        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

Nosso grupo visa, com esse trabalho, entender como as pessoas residentes em Porto Alegre reagem quando o assunto é a corrupção. Com isso, esperamos compreender suas visões políticas, e consequentemente o modo que a sociedade em que vivemos vê este assunto tão presente em nosso dia a dia.

 Também iremos questioná-las se têm conhecimento do nosso sistema político atual, dos diversos casos de corrupção e se isso têm influencia no desenvolvimento da sociedade brasileira em geral.

Temos como objetivo também conscientizar, de alguma forma, os porto-alegrenses entrevistados, explicando que todos da população têm sua função e direitos na política do Estado onde vivem e devem ser mais presentes no mesmo, atuando de forma direta ou indireta no sistema político.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Nosso projeto tem como pergunta cientifica, a qual deu origem ao trabalho e posteriormente suas ideias de realização, a seguinte indagação: como os diferentes tipos de pessoas residentes na capital gaúcha reagem às notícias de escândalos de corrupção?  

  1. JUSTIFICATIVA

As notícias de corrupção, já são comuns em nossos jornais e telejornais, e acabamos por nos surpreender quando não vemos ou ouvimos nenhuma notícia sobre o tema durante um curto período de tempo. A desonestidade dentro da política brasileira já parece algo normal, algo fixo e não uma anormalidade como deveria ser. Nosso trabalho visa descobri o sentimento das pessoas ao verem as notícias sobre a corrupção em nosso país, e entender a sua reação, o motivo de irem ou não para as ruas protestar, por exemplo.

É importante saber as reações dos porto-alegrenses sobre os aspectos políticos de nossa nação, pois assim poderemos expressar em uma tabela o nível de envolvimento político da sociedade da capital gaúcha na política, tanto nacional quanto estadual. O envolvimento da população no sistema político atual do país é fundamental para que possamos pressionar nossos candidatos a fazerem mais pelo nosso país, e para que eles saibam que a corrupção não é comum entre o povo brasileiro, e sim é comum entre um grupo seleto de pessoas que visa o seu bem pessoal acima do bem público.

Nosso tema foi escolhido por um grande repertório de denúncias de corrupção, o qual tem aparecido nos últimos anos. Um caso extremamente atual e que continua sendo investigado seriamente é o denominado “petrolão”, um grande caso de desvio de dinheiro dentro da Petrobras, o qual chocou a nação brasileira e virou notícia em todas as mídias internacionais, com a divulgação dos números de verbas desviadas. As manifestações pelo o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, tem se tornado um tanto polemicas pelo diverso número de especulações de quem estaria por trás de tais movimentos.

O grande número de informações falsas e incertas que nos são expostas na internet nos leva a pensar no como a população seleciona as informações as quais acreditam. Identificar as fontes utilizadas pela população pode nos ajudar a entender certas ações extremistas, pois existem informação completamente absurdas rolando na internet. A falta de um controle nas mídias digitais, geram um número gigantesco de informações falsas, e que em determinados momentos chegam a ser ridículas, porém a parcela da população que possui informações de qualidade infelizmente não é maior do que aqueles que não sabem se as informações as quais confiam são verdadeiras ou não.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

Em um trecho do livro, “O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil”, o autor expõe apenas alguns dos diversos problemas que são encontrados quando há corrupção na política do Estado. “Os efeitos da corrupção são perceptíveis na carência de verbas para obras públicas e para a manutenção dos serviços da cidade, o que dificulta a circulação de recursos e a geração de empregos e riquezas. Os corruptos drenam os recursos da comunidade, uma vez que tendem a aplicar o grosso do dinheiro desviado longe dos locais dos delitos para se esconderem da fiscalização da Justiça e dos olhos da população.”

Em outro parágrafo, autor cita qual a relação direta da corrupção com a educação e assistência dos estudantes: “A corrupção afeta a qualidade da educação e da assistência aos estudantes, pois os desvios subtraem recursos de merenda e do material escolar, desmotivam os professores, prejudicam o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças e as condenam a uma vida com menos perspectivas no futuro.”.

O autor também expressa a sua opinião de como a corrupção afeta a saúde, “A corrupção também subtrai verbas da saúde, comprometendo diretamente o bem-estar dos cidadãos. Impede as pessoas de terem acesso ao tratamento de doenças que poderiam ser facilmente curadas, encurtando as suas vidas.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com