TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRM – A solução para melhorar o relacionamento com seus clientes

Artigo: CRM – A solução para melhorar o relacionamento com seus clientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

CRM – A solução para melhorar o relacionamento com seus clientes

O CRM – Customer Relationship Management, ou em bom português GRC - Gestão de Relacionamento com Clientes, foi criado para definir um conjunto de ferramentas práticas que visam melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes, sejam eles fidelizados ou não. Estas ferramentas tecnológicas tem por objetivo principal aproximar a empresa e seus funcionários dos clientes, criando uma relação mais direta e adequada ao perfil dos clientes.

“O CRM integra pessoas, processos e tecnologia para otimizar o gerenciamento de todos os relacionamentos, incluindo consumidores, parceiros de negócios e canais de distribuição.”

Um ponto interessante a se ressaltar é que a implementação do CRM nas empresas não significa apenas a instalação de um software em alguns computadores, mas sim de uma adaptação de toda empresa às questões relacionadas ao conhecimento pleno de seus consumidores. É preciso que os colaboradores estejam em sintonia com os objetivos da organização. Tenha em mente que o CRM é uma filosofia.

Não importa o ramo que sua empresa atue, atender bem os clientes tem de ser a premissa básica do negócio. Eles são os consumidores e os principais divulgadores do seu produto, por isso dê atenção especial a seus clientes e verá o quanto isso trará retorno para seu negócio.

CRM A solução para melhorar o relacionamento com seus clientes

Seus clientes merecem o melhor

Mas como conhecer melhor o meu cliente?

É preciso que o empreendedor fique atento aos costumes de seus clientes, o que ele mais compra, o que nunca comprou, as épocas em que ele gasta mais etc. De posse destas informações, e de dados pessoais destes clientes em um cadastro previamente alimentado, é possível descobrir coisas interessantíssimas, até mesmo uma nova oportunidadee de negócio para sua empresa.

Porém, as informações geradas não podem ser apenas armazenadas, elas precisam ser entendidas pela organização. Com base nos resultados, é possível criar um novo produto para um determinado tipo de consumidor, ou entregar produtos de forma mais rápida, ou implementar um novo serviço de call center etc. Permitindo também que a empresa conheça os tipos de clientes, classificando-os e tendo a possibilidade de atendê-los de forma diferenciada, com produtos adequados às suas necessidades.

Neste ponto, ter um bom software de gestão de informações é fundamental. Não basta apenas juntar tudo em um relatório meia-boca, é necessário que as informações estejam ao alcance do empreender para auxiliá-lo na tomada de decisão. Tenha a ferramenta certa, analise com perfeição, tome a decisão certa e desfrute dos benefícios do CRM em sua empresa.

Vantagens do CRM

Como se pode notar, o CRM tem muitas vantagens a oferecer ao seu negócio. Talvez a maior delas seja a vantagem competitiva que pode ser gerada quando se conhece a fundo os clientes, possibilitando superar suas expectativas e fidelizá-los mais rapidamente que seus concorrentes. Melhorando sua relação com os clientes, naturalmente haverá um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com