TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  10/9/2020  •  Artigo  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA:  Gestão de Pessoas

PROFESSORA: Fabiana

ALUNOS:

Vitória Borges, Daniela Dias e Samuel César.

RESENHA CRÍTICA

1. Informação Bibliográfica: 

        Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas - o novo papel dos recursos humanos nas organizações., São Paulo: Manole. 4 ed. 2013.

2. Dados sobre o autor:

        Doutor e Mestre em administração pela City University of Los Angeles-CA, o autor Idalberto Chiavenato possui um currículo acadêmico invejável. Também é graduado em Filosofia/Pedagogia, além da especialização em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo e em Direito pela Universidade Mackenzie. Como especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, foi convidado como professor para diversas universidades no exterior. Sua bibliografia conta com 48 livros nas áreas de Administração, Recursos Humanos, Estratégia Organizacional e Comportamento Organizacional publicados no Brasil e no exterior, além de diversos em artigos em revistas especializadas. Já recebeu vários prêmios e distinções, como dois títulos de Doutor Honoris, devido sua contribuição notória à administração geral e de RH. Além de ser o autor do livro mais vendido na área de administração: “Teoria Geral da Administração”. A seguir confira um breve resumo sobre suas principais obras: Gestão de vendas: uma abordagem introdutória e Teoria Geral da Administração: Abordagens Prescritivas e Normas, Volume 1.

3. Dados sobre a obra:

Introdução

        A presente obra de Chiavenato, Gestão de Pessoas - o novo papel dos recursos humanos nas organizações, fora criado para a utilização em recursos humanos das organizações em geral, pois, uma empresa precisa ter uma devida atenção para a gestão de seus funcionários para o bom regimento da mesma. Como antigamente esse assunto não era tão valorizado no meio organizacional, o autor traz no livro sobre a nova aplicação da área de GP e discorre sobre assuntos relacionados para se ter uma boa gestão.

Resumo

Através deste texto, podemos perceber as mudanças e adaptações no modo de Gestão de Pessoas ao longo do tempo, começando no início da Revolução Industrial, no século XVIII, até os dias atuais. Desde o início da humanidade, com a divisão de trabalho até a produção, com o auxílio das máquinas e tecnologias o modo de ver da GP foi se modificando ao longo das mudanças que foram se tornando necessárias para que se pudesse ter um melhor rendimento nas organizações e a atuação do colaborador no ambiente de trabalho.

4. Posicionamento crítico:

Através da leitura do livro do mestre Chiavenato, podemos observar que o sistema de gestão de pessoas foi se adaptando ao longo dos anos. Antes, tudo era feito de forma “natural”, onde os homens se organizavam em comunidades, tendo líderes que sustentavam e abasteciam a todos.

A partir do século XX, na indústria com as máquinas auxiliando na produção, ela passou por alguns períodos de organização para melhor fluir do trabalho.

Na era clássica (1870 até 1950), com a ampliação da indústria em todo o mundo, organizam a de forma burocrática e centralizadora, existindo assim uma hierarquia, demonstrando a quem era dado o poder de decidir de como seria feito, o quanto deveria ser produzido e em quanto tempo. As alterações no modo de trabalho eram vagarosas e feitas gradativas e os funcionários eram considerados recursos de produção do mesmo modo que as máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com