TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  16/11/2021  •  Artigo  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL - GOVERNANÇA

GESTÃO PÚBLICA NA PANDEMIA

ALUNOS:

ARTHUR DAMASCENO GOMES RAFAEL BIAZZIN DINIZ RODRIGO TONELLI COSTA VINICIUS MERLETTI

Florianópolis 2021

ARTHUR DAMASCENO GOMES RAFAEL BIAZZIN DINIZ RODRIGO TONELLI COSTA VINICIUS MERLETTI

GESTÃO PÚBLICA NA PANDEMIA

Trabalho apresentado na Unidade de Aprendizagem: Formação Profissional Governança, na quinta fase do curso de graduação Bacharel em Administração, na Universidade Federal de Santa Catarina.

Florianópolis 2021

RESUMO

O presente artigo mostra informações e dados sobre a pandemia COVID-19 no Brasil, e tem  como objetivo demonstrar uma análise das ações do Governo frente à pandemia, apresentando os erros cometidos pelo mesmo. Para tanto, foram coletados dados do país e, com isso, feito uma análise com relação às ações tomadas pelo Estado. Após a análise dessas informações, o artigo mostra que a recusa da compra das vacinas e o negacionismo científico contribuíram vigorosamente para a situação crítica em que o país se encontra.

Palavras-chave: Covid-19; Pandemia; Governo; Gestão.

  1. INTRODUÇÃO

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou, devido ao novo coronavírus, estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. A pandemia da Covid-19, desde então, trouxe mudanças impactantes à nossa rotina que permanecem presentes até hoje no Brasil. Os desafios para o controle desse vírus são amplos, e para a gestão pública não é diferente. As medidas de bloqueio total ou parcial, realizadas por vários países para retardar a disseminação da doença, afetaram quase 2,7 bilhões de trabalhadores, representando mais de 80% da força de trabalho mundial (OIT, 2020).

Com isso, é notável que a gestão pública durante a pandemia é um desafio para todos os países e, com o Brasil, não é diferente. O país não dispõe de recursos suficientes para atender aos pacientes diagnosticados com a COVID-19, pois falta equipamento de proteção como máscaras, luvas, avental ou óculos de proteção. Além disso, a recusa das vacinas por parte do Governo e o esquema de propina nas compras das mesmas escancaram a má gestão durante a pandemia. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os respiradores também não são suficientes para atender a toda a população.

Neste presente artigo será feita uma pesquisa bibliográfica exploratória com o objetivo de apresentar os erros cometidos pelo Governo relacionados a gestão pública durante a pandemia.

Dessa forma, definiu-se como problema do presente artigo como ocorreram as ações do governo federal durante a pandemia da covid-19, que acabou deixando o Brasil em uma situação econômica delicada, com déficits recordes.

Para atender o referido problema de pesquisa, elegeu-se o Objetivo Geral: apresentar e analisar as ações do Governo realizadas durante a pandemia da covid- 19.

A operacionalização do objetivo geral foi efetivada por meio dos seguintes Objetivos Específicos: Apresentar as ações do Governo para combater a pandemia e, analisar os resultados referentes as decisões tomadas.

A presente pesquisa justifica-se pelo fato de que a gestão pública brasileira foi muito insuficiente, referente ao descaso com a saúde da população. Sendo um problema o qual o país ainda está passando e que todos foram afetados de alguma maneira.

Este artigo será estruturado da seguinte forma: introdução do artigo, fundamentação teórica, metodologia, apresentação e análise de dados, conclusão e referências.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A gestão da pandemia tem sido o maior desafio de gestão para o Estado no último ano, manter um controle sobre o balanço financeiro e número de mortes pela COVID- 19 se tornou praticamente impossível. O Brasil e o atual Governo vêm falhando em ambos os quesitos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença. Muitas pessoas perderam seus empregos devido à falta de auxílio financeiro suficiente para manter empresas funcionando sem que houvesse um corte maçante de gastos.

Em diversas situações o líder do Governo brasileiro foi criticado por sua gestão, por diversas vezes tentou fazer com que remédios ineficazes se tornassem protagonistas ao invés de medidas realmente eficazes como isolamento social e, vacinas contra o vírus. Natalia Pasternak, microbiologista da USP, foi enfática ao explicar a ineficácia da cloroquina: "Não funciona em camundongos, não funciona em macacos, e também já sabemos que não funciona em humanos. Senhores, a cloroquina já foi testada em tudo. A gente testou em animais, a gente testou em humanos. A gente só não testou em emas porque as emas fugiram, mas, no resto, a gente testou em tudo, e não funcionou".

Além desses dois impasses, a rejeita de compras das vacinas inicialmente foram outro fator que fizeram o ranking da gestão na pandemia decair muito. Enquanto estávamos discutindo sobre remédios ineficazes, a melhor porta para a imunização foi negada por parte do Governo. Em uma carta com data de 12 de setembro de 2020, o CEO da Pfizer, Albert Bourla, mostrava a intenção de venda de doses para o Brasil. A empresa oferecia um contrato para a compra de 70 milhões de doses de sua vacina e queria marcar uma reunião com o governo (CNN Brasil, 2021). O governo rejeitou posteriormente alegando dúvida sobre a eficiência da vacina, apenas atrasando uma possível imunização de sua própria população.

  1. METODOLOGIA

Tendo em vista o objetivo deste artigo, a intenção de mostrar e analisar a gestão do Governo durante a pandemia Covid-19, optou-se por uma abordagem qualitativa, consistindo em uma pesquisa básica. A técnica de análise de dados constitui-se de uma análise de conteúdo, adquiridas por meios bibliográficos e documentais.

Para se obter os resultados e números relacionados ao Covid-19 no Brasil, foi utilizado websites que apresentem fatos verídicos sobre a pandemia. Com isso, será feita uma análise descritiva e explicativa tendo como base esses dados retirados dos websites jornalísticos e de pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (256.2 Kb)   docx (168.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com