TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  4/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 5

                                   [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE POLO DE APOIO PRESENCIAL DE GUAIRA-SP

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL


PASSO 1:

Na disciplina de História prevalecerá estudos comparativos, distinguindo semelhanças e diferenças, transformações de costumes, os alunos ampliaram sua capacidade de observar o seu entorno para compreensão de relações sociais e econômicas existentes no seu tempo. O objetivo em História é que os alunos consigam comparar os acontecimentos no tempo, do passado e do presente de onde vivem; reconhecer algumas semelhanças, diferenças e transformações sociais, econômicas e culturais, existentes no grupo escolar e na sua localidade; e estabelecer relações entre o presente e o passado.

O estudo da Geografia deve se abordar questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e da sociedade na construção do espaço geográfico. Na disciplina de Geografia, o objetivo, será reconhecer, na paisagem local e no lugar em que vivem, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade e de seus grupo social; conhecer e comparar a presença da natureza expressa em sua paisagem local e em outras paisagens; reconhecer semelhanças e diferentes nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam; e reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza.

E na disciplina de Artes, os alunos serão capazes de expressar e comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação e a sensibilidade ao realizarem produções artísticas; interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes; compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas.


PASSO 2:

Os procedimentos metodológicos que serão desenvolvidos levarão em consideração as orientações do Parâmetros Curriculares Nacionais.

Será abordado a influência das épocas na transformação das paisagens, além da comparação entre os diferentes grupos sociais. Os alunos serão orientados a observar a natureza em todo o seu cotidiano, reparar no bairro onde mora, no caminho que fazem até a escola, observando as características relacionadas à natureza. Será realizada visita e estudadas as atitudes conservacionistas em relação ao abastecimento de água da cidade. Interpretaram e representarão o espaço por meio de mapas simples.

Serão utilizados diversos recursos humanos e matérias disponíveis para sedimentar a aprendizagem artística dos alunos. Será proposto aos alunos representarem o lugar onde vivem, o que eles observam durante o caminho para a escola, representar a paisagem por onde passam através de desenhos, pinturas, colagens e maquetes (em grupo).

PASSO 3:

Através da avaliação verificaremos se nossos objetivos foram alcançados, observamos nossas praticas pedagógicas para que possamos melhora-la, assim oferecendo um ensino de qualidade, e identificamos os alunos que precisam de uma maior atenção. O aluno será avaliado de forma continua e todo o seu desenvolvimento será considerado.

A avalição será através de todas as atividades desenvolvidas em sala de aula e de sua participação e interesse nas atividades desenvolvidas, será também aplicado uma avalição através de questionário sobre o assunto ensinado.

PASSO 4:

A interdisciplinaridade é uma forma de ensino, e ocorre quando se relacionam os conteúdos de diferentes disciplinas, para estudar um tema e aplicar os conhecimentos específicos de cada área.

Para que ocorra a interdisciplinaridade, não necessitamos eliminar os componentes curriculares, mas torná-los comunicativos entre si, visando o processo de ensino e aprendizagem. A interdisciplinaridade integra todas as áreas do conhecimento, é preciso unir as disciplinas para que os alunos aprendam de forma significativa.

A interdisciplinaridade não tem um método definido, exige que o professor tenha habilidades de planejamento e disposição para elaborar, estratégias e procedimentos em conjunto com os demais colegas e coordenadores. O método interdisciplinar surge do diálogo, do questionamento, da pesquisa.

A interdisciplinaridade deve ser trabalhada e praticada no dia-a-dia escolar unindo os conhecimentos existentes para a construção de novos conhecimentos, pois é através do processo de busca do conhecimento que o processo de aprendizagem interdisciplinar se torna socializador.

Não só o professor, mas a escola deve ter uma postura interdisciplinar, pois como afirma Fazenda (2001) “Por atitude interdisciplinar entendo algo que não pode ser apenas explicado, porém vivido, que não pode ser apenas analisado, porém sentido, que não pode ser apenas refletido, porém intuído”. É através do diálogo e interação entre os professores que a pratica interdisciplinar se torna um meio de aprendizagem.


PASSO 5:

                              SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

TURMA: 1° Ano - Escola Pública de Ensino Fundamental

OBJETIVOS

- Reconhecer as semelhanças, diferenças e transformações sociais, econômicas e culturais, existentes no grupo escolar e na sua localidade.

- Reconhecer as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação da paisagem local.

- Expressar, comunicar, articular a percepção, a imaginação e a sensibilidade ao realizarem produções artísticas.

CONTEÚDOS

- Historia local e do cotidiano.

- O lugar e a paisagem.

- Desenho, pintura.

PROCEDIMENTOS

METODOLÓGICOS

Será passado aos alunos um questionário que os pais ou responsáveis o ajudaram a responder sobre o local onde moram, eles observaram a paisagem onde vivem, ao redor da escola e durante o caminho, e relatarão. Farão desenhos mostrando o que tem em seus bairros, a paisagem.

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará através de observações durante as aulas. E a partir de questionário sobre os assuntos estudados em sala de aula.

RECURSOS

- Livros Didáticos.

- Fotografias e vídeos antigos do local onde vivem.

- Lápis de cor, cola, tesoura, cartolina, tintas, pincéis, etc.

- Jornais, revistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (125.7 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com