TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  29/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6

ETEC - ESCOLA TÉCNICA GUSTAVO TEIXEIRA

CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

BRUNA LOPES RIBEIRO

GIOVANNA DINIZ

ISABELLE VEONEZE

JOÃO PEDRO BERTOCHI LAGES

HUMANIZAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

SÃO PEDRO – SP

2022

INTRODUÇÃO

Ao longo dos últimos anos tem sido cada vez mais desgastante estar no ambiente de trabalho, pois além das atribuições diárias, os colaboradores têm de lidar com diversas pressões e cobranças, além de questões interpessoais familiares e também do ambiente de trabalho em si. Com isso, tem-se falado muito acerca da humanização destes ambientes, mas o que é humanização e para que serve?

De maneira resumida, significa investir em ações e ferramentas que aumentem o bem estar no trabalho, fazendo os colaboradores se sentirem acolhidos e satisfeitos com o meio, sendo assim é necessário programar medidas que contribuam para a construção de ambientes colaborativos e harmônicos, que elevem a satisfação e felicidade no trabalho.

 Muitos atribuem o sucesso de uma empresa ao trabalho árduo e dedicado da equipe enquanto funcionários, mas esquecem de que para atingir esse resultado, estes sujeitos precisam superar barreiras emocionais e pessoais, para então poderem atuar com eficiência e atingir os alvos almejados.

Um ambiente humanizado oferece condições adequadas e dignas, confortáveis e em algumas empresas até mesmo divertida, com o intuito de aliviar a pressão e o estresse do dia a dia. Ocorre que, isso ainda não é um padrão na maioria das empresas, desta forma, os colaboradores em grande parte têm de superar seus obstáculos sozinhos, não recebendo o suporte necessário de sua organização. No entanto, nem todos os funcionários dispõem dessa inteligência emocional e por consequência adquirem transtornos psicológicos, o que acarreta no mau desempenho de suas funções e até mesmo no seu desligamento da empresa.

A sociedade é caracterizada pelo individualismo e por vezes, marcada por decisões egoístas, mas a necessidade do retorno ao pensamento coletivo urge.

A humanização é um processo muito importante dentro das empresas nos dias atuais, onde o clima predatório se mostra nocivo a saúde mental das pessoas, culminando muitas vezes em males como a síndrome de bournot, depressão, ansiedade, dentre outros problemas relativos a pressão do ambiente de trabalho. Contudo, muitas vezes este processo de humanização não é tratado com a seriedade que merece, sendo negligenciado pelos departamentos de relações humanas e sindicatos.

Infelizmente, as questões burocráticas na maioria das vezes são o foco desses órgãos e eles, por sua vez, não se empenham tanto no tratamento das questões sociais dos colaboradores.

Em suma, a humanização empresarial visa valorizar o capital humano das empresas, promovendo ações que aumentam a satisfação no ambiente de trabalho por meio de interações e dinâmicas em grupo, objetivando a criação de laços entre os colaboradores a fim de construir um ambiente de trabalho harmonioso e agradável. Podem-se citar também os benefícios de um acompanhamento semanal da equipe com um profissional da área psicológica, imprescindível para a manutenção da saúde mental dos funcionários tendo em vista sua valorização humana e máxima eficiência e produtividade na organização.

O presente trabalho tem por objetivo abordar este assunto e demonstrar o índice elevado de colaboradores afetados por transtornos psicológicos nas empresas e apresentar como a humanização destas organizações transformaria a vida desses funcionários e também tornaria o clima organizacional melhor.

2. PROBLEMÁTICA

Sabe-se, que ao integrar um ambiente de trabalho, os colaboradores buscam além de uma renda para sua subsistência, também desejam integrar uma experiência que proporcione crescimento pessoal e profissional. Porém, torna-se impossível coexistir no ambiente de trabalho se apenas parte da equipe se doa por inteiro ao processo, visto que ao passar por todas as etapas o profissional experimenta diversas emoções e ações, e para cada uma delas, há uma reação diferente. Dessa forma, entende-se a necessidade de administrar essas respostas naturais usando da inteligência emocional, de modo a não prejudicar o desempenho no trabalho bem como afetar negativamente a saúde mental do colaborador.

O desencadeamento dessas reações pode ter diversas origens, como o mau relacionamento interpessoal na empresa, falta de empatia entre a equipe, o não acolhimento quando o colaborador apresenta um problema pessoal que afete sua eficiência na organização, etc.

Percebe-se que a inexistência de um departamento de recursos humanos focado de fato na gestão inteligente de pessoas agrava esses impasses, uma vez que não haverá o acompanhamento destas questões.

As problemáticas relacionadas ao tema escolhido giram em torno da falta de humanização nas organizações, como por exemplo, o tratamento frio e mecânico que os colaboradores recebem dentro do ambiente de trabalho, afetando sua saúde mental e prejudicando sua produtividade e desempenho profissional e pessoal.

Sabe-se também, que a pandemia enfrentada em razão à disseminação em massa do COVID-19, e respectiva quarentena com fins de resguardo e contenção do vírus, afetou drasticamente a vida de todos os indivíduos, de forma que após o período de confinamento, fez-se necessária uma adaptação dos processos e ambiente de trabalho. Muitos funcionários adquiriram transtornos psicológicos ao longo do período de quarentena, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, dentre outros. Tendo em vista os fatores apresentados, nota-se a importância da criação de um departamento mais humanizado dentro das empresas, que seria responsável pelo acolhimento e recepção desses funcionários, bem como do suporte e acompanhamento necessário, com o objetivo de recuperar a saúde mental da equipe e acarretando assim em um ambiente organizacional mais funcional, saudável e produtivo, por isso a importância e relevância do tema escolhido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com