TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  22/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GUIMARÃES

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

GUSTAVO DUREK

KAUANE FERNANDES

PRÉ PROJETO

CURITIBA / PR

2018.

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR JOSÉ GUIMARÃES

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

PRÉ PROJETO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Técnico de Administração do Colégio Estadual Professor José Guimarães, a ser utilizado como diretrizes para a manufatura do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

                                                                                        Orientador: Professor Edson

CURITIBA / PR

2018.

1 INTRODUÇÃO

Segundo Patrícia Lopes pintura é “uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede. A pintura é diferente do desenho por usar pigmentos líquidos.”

Existe hoje, um mercado muito amplo de pintura, onde, pintura em si pode ser dividida em varias áreas, automotiva, residencial, em tela e etc. Com isso, a equipe decidiu por uma área que necessita de uma maior mão de obra, porém, tem necessariamente um mercado maior e uma lucratividade mais visível.

Essa área é a residencial, a equipe criará uma empresa terceirizada que

tratara de pinturas residenciais e de edifícios. O mercado da pintura nesse aspecto, segundo Dilson Ferreira, “evoluiu muito nos últimos anos, tendo se preparado para atender às necessidades do mercado nacional e também do internacional. Investindo em pesquisa e inovação, o setor está atualizado tecnologicamente, acompanha as principais tendências internacionais e lança constantemente novidades, oferecendo produtos de qualidade superior e ambientalmente corretos.”

O custo desse trabalho é um custo alto, onde a equipe decidiu por tomar apenas 50% de lucro, pelo falo de que precisamos de um diferencial para adentrar no mercado. O custo, por mais caro que seja, é um custo que todas as

pessoas, seja jurídica ou física, se dispõem a pagar para que suas residências

sejam mais aconchegantes e aparentemente mais bonitas. O que já responde também a questão da demanda que, o mercado não faltará enquanto as pessoas estiverem reformando ou construindo prédios ou residências.

          1.2 OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Analisar o negócio da pintura, se é rentável, se é viável e qual a área geográfica melhor para implantar essa empresa.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Pesquisa de mercado;

Identificar as características do negócio;

Planejamento da abertura do negócio;

Implantação do negócio.

2 JUSTIFICATIVA

Baseado no contexto atual, este estudo justifica-se pela necessidade de inovação,visto que no mundo dos negócios a mudança é freqüente .Em razão do fácil acesso de informações, os consumidores hoje estão mais inflexíveis e em busca da maior qualidade aliada ao menor preço. Nesta visão, as empresas têm necessidade estar em constante evolução, com grande flexibilidade para incorporar as mudanças que ocorrem no mercado.

A escolha desta organização se deu pelo fato de um dos integrantes do grupo ser um dos colaboradores de uma empresa de pintura. Este estudo é significativo para o mercado e a sociedade em geral (proprietários, clientes, fornecedores, concorrentes), uma vez que terão uma fonte de consulta, podendo utilizá-lo como referência para verificação das atividades econômicas.

Para o curso de Administração, é mais uma fonte de pesquisa a todos os interessados na área, e também possibilita estabelecer uma relação entre teoria e prática, produzindo novas aprendizagens.

Para os estudantes, concluintes do curso de Administração, é um momento de intensificar os conhecimentos construídos neste percurso, sendo uma oportunidade de construir uma ferramenta que pode ser utilizada na empresa.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1- METODOLOGIA

3.1.2 PESQUISA

O método de pesquisa utilizado é a descritiva, onde foram usadas as técnicas de coleta de dados. Segundo Barros e Lehfeld (2000, p.71) por meio de pesquisas descritivas, procura-se descobrir com que frequência um fenômeno ocorre, sua natureza, suas características, causas, relações e conexões com outros fenômenos. A pesquisa foi desenvolvida a partir de:

1. Pesquisa exploratória – não requer a formulação de hipóteses para serem testadas, ela se restringe por definir objetivos e buscar mais informações sobre o assunto do trabalho.

2. Pesquisa de opinião – procurando descobrir as atitudes, pontos de vista e preferências das pessoas, a respeito de pinturas residências e de edifícios, com o objetivo de tomar decisões. Visando identificar falhas ou erros, descrever procedimentos, descobrir tendências, reconhecer interesses e outros comportamentos. A aplicação da pesquisa aconteceu somente de forma online, através de diálogo presencial, de 01 a 08 de novembro de 2018. Os entrevistados foram escolhidos conforme o seu conhecimento sobre o assunto, respeitando as delimitações geográficas. Foram feitas entrevistas nas cidade de Curitiba e região metropolitana . A entrevista, composta por perguntas exploratórias, foi aplicada em 345 pessoas.

3.1.3 COLETA DE DADOS

Para adentrar no mercado da pintura, é necessária uma pesquisa de mercado. Isso será realizado através de visitas nas lojas de tintas e na concorrência no local onde iremos fixar a empresa.

3.1.4 ANALISE E INTERPRETAÇÃO

Depois de coletar esses dados de mercado, haverá uma analise, e juntando os dados, transformando-os em informações cruciais para o projeto dar certo, essas informações serão organizadas através de planilhas e tabelas.

Essas informações serão parte do nosso plano de negócio na área de marketing, usada para entender nosso público alvo e como atingi-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (110.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com