TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA APLICADO AO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL- MEI

Por:   •  31/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

SHERLANE MORAIS ARAÚJO

THAMIRIS GABRIELY RODRIGUES DA SILVA

VANESSA NÓBREGA QUEIROZ BARRETO

CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA APLICADO

AO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL- MEI

João Pessoa

2018

SHERLANE MORAIS ARAÚJO

THAMIRIS GABRIELY RODRIGUES DA SILVA

VANESSA NÓBREGA QUEIROZ BARRETO

CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA APLICADO

AO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL- MEI

Projeto elaborado para a disciplina Administração Empreendedora, ministrada pelo professor Rosivaldo de Lima Lucena, do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba - Período 2017.2

Orientador: Prof. Rosivaldo de Lima Lucena

João Pessoa-PB

2018

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO

Por meio da formação de um preço competitivo, as organizações podem concorrer no mercado e enfrentar as oscilações. Para Assef (1997), ao ter uma política eficiente de preços, as empresas podem atingir os objetivos de lucro, crescimento no longo prazo, etc. Em virtude da importância que a formação do preço de venda possui na empresa como um todo. Segundo o Sebrae Nacional (2017), a definição do preço adequado de venda de um produto/serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, somado as despesas variáveis e fixas proporcionais, e ainda, gerar lucro líquido.

        O presente trabalho busca conhecer sobre o comportamento de um microempreendedor individual formação do preço de venda de seus produtos, através de entrevista que será aplicada, permitindo que os dados sejam colhidos e posteriormente transcritos e interpretados, com o intuito de compreender melhor a respeito da gestão financeira da organização, e, em seguida, analisar e prestar uma consultoria baseada na teoria sobre o tema em questão.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O Empreendedor e a formação do preço de venda dos seus produtos.

        

Para o empresário, muitas vezes é complicado entender como decidir o valor que devem ter seus produtos para a venda. Diante da necessidade de competir em um mercado ativo e mutável, o conhecimento sobre formação de preço de venda é decisivo para o empreendedor, uma vez que tal conhecimento permitirá que o mesmo vença seus concorrentes e se posicione perante os clientes. Segundo Wernke (2004) defende quatro métodos para a formação do preço de venda:

  1. Baseado no custo da mercadoria: Consiste em adicionar uma margem fixa a um custo base, conhecida como mark-up, suficiente para cobrir os lucros desejados pela empresa.

b. Baseado no preço da concorrência: qualquer método de determinação de preços deve ser comparado aos preços dos concorrentes, que existam no mercado. Esse método pode ser desdobrado em: Método do preço corrente; Método de imitação de preços; Método de preços agressivos e Método de preços promocionais.

c. Baseado nas características do mercado: este método exige conhecimento profundo do mercado por parte da empresa. O conhecimento do mercado permite ao administrador decidir se venderá o produto por um preço mais alto para atingir as clientes de classe econômica mais alta, ou a um preço popular para que possa atrair a atenção das camadas da população mais pobre;

d. Método misto: consiste na combinação dos custos envolvidos, do preço dos concorrentes e na característica do mercado. A formação do preço de venda, sem levar em consideração esses três fatores, pode ser perigoso, pois os métodos anteriormente citados adotam somente um ou outro desses fatores.

Diante do exposto, procurou-se conhecer como é feita a formação do preço de venda em um pequeno negócio na cidade de João Pessoa.PB.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A lanchonete Rafa Lanches é uma empresa do ramo alimentício que está localizada na Rua. Rua Delmiro Arnaud Diniz - Conjunto Presidente Castelo Branco III, na cidade de João Pessoa. Situada próximo ao Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba, tem como principal público os pacientes e funcionários do próprio hospital.

Para obter os dados necessários para a pesquisa, foi realizada uma entrevista estruturada com um dos proprietários, em horário comercial. A equipe visitou a empresa uma única vez e procurou conhecer as formas formação do preço de venda dos produtos da mesma.

Considerando a natureza da abordagem desse estudo, será utilizado o tipo de amostragem de caráter não probabilístico por se tratar de uma pesquisa qualitativa. A amostra consistirá em dois integrantes da organização.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que segundo Vieira e Zouain (2005) atribui importância fundamental aos depoimentos dos atores sociais envolvidos, aos discursos e aos significados transmitidos por eles. Portanto, esse tipo de pesquisa preza pela descrição detalhada dos fenômenos e dos elementos que o envolvem.

Logo após, será apresentado diagnóstico da atual situação da organização, e posteriormente, elaborada uma solução adequada a organização,

4 DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA.

A empresa Rafa Lanches está há 25 anos no mercado, e possui um faturamento médio de mensal de 4.000 mil reais por mês. Seus principais produtos oferecidos são salgadinhos, bolos, cafés, água, refrigerante, biscoitos recheados, e o carro chefe é o combo de salgados e sucos. O negócio dirigido por mãe, filho e um amigo da família, surgiu da vontade de empreender de D. Maria Aparecida do Ó Soares e Chaves (sócia-proprietária) que soube da oportunidade em torno do HU-UFPB e conseguiu montar sua lanchonete naquele local, nomeando-a em homenagem ao seu filho Rafael, na época criança. A formalização aconteceu há dois anos, através de Rafael, na categoria MEI. Contam hoje com um funcionário amigo da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (135.5 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com