TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VANTAGENS DE SER MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 12

   PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Ciências Contábeis

Projeto de Estágio Supervisionado

Íngrid Caetano de Oliveira

        

AS VANTAGENS DE SER MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI)

Belo Horizonte

2017[pic 1]

Íngrid Caetano de Oliveira

AS VANTAGENS DE SER MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL(MEI)

Projeto de Estágio Supervisionado apresentado ao curso de Graduação em Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Orientadora: Fátima Maria Penido Drumond

Belo Horizonte

2017

RESUMO

Devido ao grande número de trabalhadores informais no Brasil o governo procurou uma forma de combater esses trabalhos que de certa forma reduziam o fluxo da economia no país. Com isso foi criado a Lei 128 de 19 de dezembro de 2008 para que esses trabalhadores se tornassem legais, recebessem benefícios e assim contribuíssem com a economia. O Microempreendedor Individual se tornou uma excelente opção para aqueles que atuavam na informalidade, pois por meio deste programa eles teriam acesso aos direitos trabalhistas e teriam mais chances de crescimento nos seus negócios.

 Palavras-Chaves: Microempreendedor Individual. Lei 128 de dezembro de 2008. Benefícios

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        5

1.1  Dados da aluna        5

2  EMPRESA        6

2.1 Dados da empresa        6

3  PROBLEMA        7

4  OBJETIVOS        7

4.1 Objetivo Geral        7

4.2 Objetivos Específicos        7

5  JUSTIFICATIVA        7

6  MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL        8

6.1 Lei Complementar nº 128 de 19 de Dezembro de 2008        8

6.2 Taxas de inscritos no MEI        9

6.3 Carga Tributária do MEI        10

6.4 Formalização do MEI        11

6.4 Benefícios do MEI        11

REFERÊNCIAS        13

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem intuito de apresentar as vantagens da legalização por meio da Lei Complementar 128 de dezembro de 2008, a qual abrange a modalidade do Microempreendedor Individual (MEI). Este programa estipulado pelo governo oferece aos interessados uma forma de se legalizarem, alcançando assim status perante a sociedade, benefícios como aposentadoria e tudo com um custo considerado baixo em vista de outros programas. Com a formalização o empreendedor aumenta suas chances de crescimento no mercado.

O MEI é uma opção que favorece tanto a pessoa que resolve sair da informalidade tanto para o governo que aumenta sua fonte de receita e causando aquecimento na economia. Este programa foi bem visto perante a população, tanto que atualmente se encontra com um número elevado de inscritos, os quais deixaram a informalidade. A formalização por meio desse programa é prática, fácil e sem burocracias.

Nesse projeto será abordado o caso do Stúdio Bida Oliveira, o qual é um salão de beleza em que a proprietária deixou a informalidade assim que surgiu o programa. Com essa empresa será possível fazer a mensuração das vantagens de ser MEI.

  1. Dados da aluna
  • Nome: Íngrid Caetano de Oliveira        
  • Registro Acadêmico: 522743
  • Curso: Ciências Contábeis
  • Período:
  • Cargo: Auxiliar administrativo
  • E-mail: ingrid_caetano96@hotmail.com
  • Atividades desenvolvidas: Conciliação das contas, cálculos dos impostos, controle de contas a pagar, organização de documentos.
  1. EMPRESA

A empresa Stúdio Bida Oliveira se encontra ativo no mercado de beleza há quase 5 anos e segundo a proprietária do salão, esta foi a forma encontrada para deixar o mercado informal, visto que, o nível de tributação sobre os outros tipos de empresas é consideravelmente alto em relação ao programa MEI (Micro Empreendedor Individual) e aos olhos da empreendedora isso não seria viável.

O salão possui ao todo 3 pessoas exercendo atividades, uma delas é a proprietária. No entanto, não há vínculos empregatícios entre o salão e as duas demais ajudantes, pois, cada uma das pessoas que ali trabalham são cadastradas no MEI. Está é uma forma para não obter gastos a mais com empregados e assim auferir mais lucros para o salão. Como não existe este vínculo, essas duas ajudantes para terem um local específico de trabalho pagam então em torno de 30% de seus rendimentos para a proprietária, como se fosse um aluguel.

Um dos diferenciais deste salão é a tranquilidade, onde a estratégia é transmitir uma calmaria para as pessoas que frequentam regularmente o local. Essa estratégia é realizada de forma que os não exista acumulo de clientes a espera de um serviço, ou seja, há um número certo de clientes a serem atendidas em determinado horário. Cada uma das ajudantes faz um cálculo médio de atendimento, proporcionando uma comodidade a mais para os clientes, visto que, todos possuem uma vida atribulada e não estão dispostos a esperar muito tempo para a prestação de um serviço. O importante em um setor econômico em que exista inúmeros concorrentes é o diferencial que cada um atribui para si.  O lema das pessoas que trabalham neste salão é: manter os velhos clientes e com isso conseguir os novos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com