TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEI Microempreendedor individual

Por:   •  1/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 10

 UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

IVÂNIA CARDOSO DOS SANTOS

ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) PARA MICROEMPRESA (ME), NO MUNICÍPIO DE ESTÂNCIA-SE

ESTÂNCIA-SE

2015

IVÂNIA CARDOSO DOS SANTOS

ANÁLISE DA MIGRAÇÃO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL (MEI) PARA A MICROEMPRESA (ME), NO MUNICÍPIO DE ESTÂNCIA-SE

[pic 1]

        

ESTÂNCIA-SE

2015


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

MEI: Microempreendedor Individual

ME: Microempresa


SUMÁRIO[pic 2]

1  INTRODUÇÃO        

2  CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA.        

3  QUESTÕES DA PESQUISA.        

3.1  QUESTÃO GERAL        

3.2  QUESTÕES ESPECÍFICAS        

4  JUSTIFICATIVA.        

5  METODOLOGIA.......................................................................        

6  REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................        

7  CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.........................................................................

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho demonstra os fatores que levaram os MEI’s (Microempreendedores Individuais) a migrarem para outras modalidades ME (Microempresa) no Município de Estância Sergipe. É possível observar essa importância partindo das seguintes hipóteses: aumento da receita bruta anual da empresa onde o limite de faturamento do MEI não pode exceder 60 mil anual; oportunidade de ampliação do capital; aumento do quadro de funcionários; entrada de mais sócios;

Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivos: especificar os procedimentos para a abertura do MEI; identificar quais os procedimentos necessários pelos MEI’s na opção de alteração do tipo de modalidade.

Dentro desse contexto, questiona-se: quais os fatores que levaram os MEI’s a buscarem outra modalidade?

 Tendo em vista o crescimento de trabalhadores informais que se cadastram no MEI (Microempreendedor Individual) com o objetivo de se formalizar. Podemos observar que depois de se cadastrarem muito desses sentem a necessidade de migrar para ME (Microempresa).

    Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecimento sobre quais os fatores que fizeram os MEI’s migrarem para outra modalidade (ME).Na prática a pesquisa levantará características dos MEI’s, suas necessidade e dificuldades após formalização.

             O estudo será desenvolvido com base no método de levantamento de dados e junto a instituições e empresas, utilizando-se de pesquisas bibliográficas, fazendo uso de livros, dissertações, etc.

02. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

           Durante muito tempo, a economia informal tem despertado interesses e preocupações dos governantes, economistas, estudiosos, pesquisadores e do público de uma forma geral. Isso se dá por conta das proporções que ela apresenta e a forma com que assustadoramente ela cresceu e se desenvolveu de forma imensa nas últimas três décadas da nossa história.Recentemente o tema empreendedorismo tem estado em alta nas pautas de discussões no cenário econômico nacional e o que se define por empreendedorismo é ação de abertura de um novo negócio ou um novo empreendimento, podendo ser uma atividade autônoma, uma empresa, ou a estruturação de um empreendimento já existente.

           O micro empreendedor individual esta sendo uma das maiores conquistas brasileiras que abre as portas para que milhões de pessoas possam atuar em seu próprio negócio, totalmente legalizado, essa conquista bate de frente com uma das maiores realidades da economia brasileira que é a chamada economia informal e a pirataria.  Diante desse cenário, o intuito de realização dessa pesquisa é apresentar e avaliar  as principais causas que levam ao aumento constante do setor informal, contudo á de se investigar as vantagens na formalização do empreendedor individual e conceitualizar a sua influência direta ou indireta na conjuntura econômica brasileira. A problemática se define no exposto que uma empresa deve abrir assuas portas sem intenções de fechar, tendo o micro empreendedor individualque deve ser registrados com a tendência de crescimento.

           A importância da criação dessas empresas esta no fato de se incentivar o empreendedor que antes trabalhava na informalidade a virar um micro empresário com incentivos fiscais e tributários e assim poder investir mais no seu negócio, criando assim um aumento na produtividade dos seus produtos. Com o aumento dessa produtividade, essa  micro empresa terá mais estabilidade para contratações de funcionários, possibilitando assim um aumento no poder aquisitivo desses funcionários, melhorando assim a economia local. Com a criação da MEI o governo possibilitará aumento do número das pessoas que trabalham por conta própria a ser micro empresários individuais, criando assim suas empresas que lhe darão a oportunidade de terem alguns benefícios que não teriam se ficassem na informalidade, dentre eles estão: benefícios previdenciários como a aposentadoria, licença maternidade, auxilio doença, a contratação de até 1 funcionário com redução de custos, redução da carga tributária e burocracias que dificultavam até hoje a criação de pequenas empresas, mantendo essas pessoas na informalidade como trabalhadores autônomos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (157.5 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com