TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Contabilidade no Processo de Desenvolvimento do Microempreendedor Individual (MEI).

Por:   •  20/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da Contabilidade no Processo de Desenvolvimento do Microempreendedor Individual (MEI).

A Lei Complementar nº 128 de 2008, foi importante para estabelecer a figura do Microempreendedor Individual (MEI), a lei busca formalizar as pessoas que trabalham de forma autônoma ou com 1 funcionário, e que fugiam da formalização devido a carga tributária.

O empreendedor para se formalizar, primeiramente deve observar se a atividade qual exerce é contemplada pela lista permitida do MEI, caso a atividade seja contemplada, o registro de formalização é realizado de forma gratuita e automaticamente adere ao sistema do Simples Nacional.

O indivíduo que opta por ser MEI, possui diversos benefícios, dentre eles podemos destacar:

  • Benefícios previdenciários como aposentadoria por idade, auxílio e salário maternidade;
  • Isenção do Imposto de Renda de PJ, PIS, COFINS, IPI e CSLL;
  • Contribuição mensal devida do SIMPLES NACIONAL, através da DAS, devido ao encargo de 5% sobre o salário para INSS, incidindo porcentagens mínimas para ICMS e ISS;
  • Emissão de NFs e empréstimos com juros menores;
  • Desobrigação da escrituração fiscal e contábil, esse benefício é bastante comemorado pelo microempreendedor, pois desobriga a apresentação dos livros razão e livros caixa, não sendo necessário a contratação de um contador ou escritório de contabilidade.

O empreendedor que é MEI pode até ser dispensável de ter um contador, porém, se a empresa presta algum serviço para órgão público, o balanço patrimonial da empresa deve ser apresentado.

Os microempreendedores costumam cometer alguns erros, como por exemplo: confundir a declaração anual de MEI com IRPF; achar que o fluxo de caixa é contabilidade, sendo que não é, sendo apenas fluxo contábil; realizar compras de mercadorias utilizando o próprio CPF; etc.

Alguns fatores importantes que devem ser citados que podem prejudicar o microempreendedor individual são: a falta de pagamento da DAS, que pode levar a perda dos benefícios previdenciários; gera multas por inadimplência e o MEI corre o risco de ter o CNPJ cancelado e ser inscrito na Dívida Ativa da União.

A contabilidade é de extrema importância nas empresas e, mesmo para o MEI é necessário possuir um controle eficaz de suas finanças. O contador ajudará a entender como separar as finanças pessoais das empresariais, além de emitir relatórios.      

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com