TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calendário Acadêmico do período letivo 2015.1

Por:   •  4/12/2015  •  Ensaio  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Sistemas de Informação

Unidade II

  1. (4,0) Disserte sobre: Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
  1. (3,0) Conceitue Gerenciamento de Projetos e diferencie o conceito de produto e serviço dentro da sua aplicabilidade.
  1. (3,0) Quais as áreas de conhecimento da gestão de projetos segundo o PMI e quais as fases do seu ciclo de vida? Explique-as

A disciplina Administração Financeira trata de assuntos relacionados à administração do capital das empresas e está intimamente ligada a outras áreas da administração, tais como economia e contabilidade.

A administração financeira é estudada como uma modalidade de economia aplicada à empresa baseada em princípios e conceitos econômicos e também se utiliza de dados da contabilidade.

 

Objetivos:

Nessa aula você será levado a estudar temas e questões importantes do Administrador Financeiro e compreender melhor suas funções e área de atuação; e estudar itens relacionados a análise do capital de giro e dos recursos financeiros.

Conteúdo Programático:

Função Financeira; Atividades Básicas da Função Financeira; Meta da Administração Financeira; Áreas de Decisões Financeiras; Organização da Função Financeira; Área de Atuação do Administrador Financeiro. Análise do Capital de Giro; Análise da Gestão dos Recursos. Prazos Médios; Rotação de Recursos.

Metodologia:

Discussão de questões propostas, que se caracterizarão pelo debate e a problematização da matéria, sob a orientação dos subsídios teóricos e metodológicos necessários para o estudo e aprofundamento de cada tema proposto.

 

Avaliação Prevista:

Serão aplicadas 10 questões virtuais referentes ao conteúdo do texto da Web Aulas 1 e 2; Será feita avaliação interdisciplinar acumulativa; Participação no Fórum de Debate.

Os Recursos Próprios são representados pelo capital integralizado, reservas e lucros retidos e os Recursos de Terceiros são representados pelos compromissos assumidos e dívidas contraídas. Os Recursos Permanentes são os recursos próprios e dívidas em longo prazo e os Recursos Temporários são os compromissos e dívidas de curto prazo. Por fim, os Recursos Onerosos são os que provocam despesas financeiras e Recursos Não Onerosos são os que não provocam despesas financeiras.

É importante haver uma adequação entre as fontes e usos de recursos em termos de prazos e custos. Por exemplo: é recomendável a utilização de recursos permanentes para compra de equipamentos, cujo valor investido será recuperado através das receitas de vendas em um período de alguns anos. Pois se usarmos recursos com um prazo inferior ao da maturação financeira desse investimento, a empresa poderá encontrar dificuldades para honrar a divida contratada.

Alguns empresários pensam que o capital próprio não possui custo, visto que não pagam juros a nenhuma instituição financeira, como em um empréstimo realizado. Porem, o capital próprio envolve um custo implícito, correspondente à expectativa de lucros dos acionistas. Podemos caracterizar também como custo de oportunidade, que é corresponde ao retorno que os acionistas obteriam com tais recursos em outras aplicações com o mesmo grau de risco suportado por seus investimentos na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com