TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacitação e Desenvolvimento de Competências Gerenciais

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Capacitação e Desenvolvimento de Competências Gerenciais

Em pleno século XXI, mais do que ter experiência no trabalho é necessário buscar se capacitar profissionalmente e desenvolver competências que se adequem as expectativas e estratégias da organização. Desenvolver competências nada mais é que fazer as pessoas adquirirem conhecimentos e habilidades para que desempenhem suas funções e papéis de maneira adequada.

O objetivo deste programa de capacitação e desenvolvimento é de oferecer a oportunidade de crescimento profissional aos participantes, visando que os mesmos sejam capazes de realizar suas tarefas de maneira eficaz e ágil. A principal meta a ser alcançada com o plano de capacitação do Hoterdan Hipermercado é tornar os gestores capazes de administrarem com habilidade técnica, humana e conceitual os processos administrativos, ensinando-os a utilizar de maneira adequada seus conhecimentos, métodos, técnicas, compreenderem atitudes, motivações além de compreenderem as necessidades da organização. Visando o lado operacional, buscamos educá-los profissionalmente, desenvolver competências individuais e coletivas e torná-los capazes de entender a importância do crescimento profissional tanta para ele quanto para o Hipermercado.

Em torno do gerenciamento, para que seja adequado, o profissional deve possuir uma série de habilidades como: comunicação, persuasão, percepção etc. As principais competências gerenciais estão subdivididas em quatro áreas: Planejamento, Organização, Controle e Liderança. São estas as que devem ser mais visadas. Um bom gestor deve ter conhecimentos necessários para desempenhar de forma adequada suas funções, além de ser competente, hábil e saber tomar decisões corretas na hora certa. O que paralisa no momento a situação do Hipermercado é o déficit de profissionalização dos gestores que estão deixando se levar por aspectos técnicos e gerenciando pouco.

Percebemos que a capacitação dos profissionais é essencial para a evolução e crescimento da organização em seu ramo, afinal é através da colaboração de todos que nela trabalham que a empresa consegue alcançar seus objetivos. Portanto, as estratégias traçadas pela organização devem condizer com a necessidade momentânea de desenvolvimento de seus profissionais. Pensando nisto foi desenvolvido o plano de capacitação abaixo com cursos, palestras e treinamentos ideais para a preparação e crescimento do Hoterdan Hipermercado tornando-a uma rede com abrangência estadual.

Para desenvolver a eficácia gerencial de Diretores e Gerentes do Hoterdan Hipermercado, é necessário fazer com que os mesmos produzam alternativas criativas, busquem resultados e aumento dos lucros sem que desmotivem seus colaboradores fazendo com eles trabalhem excessivamente.

A profissionalização dos gestores para lidar e capacitar sua equipe de forma adequada, dar-se-á através das alternativas abaixo:

Cursos:

- Gestão de pessoas: Visa ensinar sobre gestão estratégica de pessoas, clima organizacional etc.

- Habilidades interpessoais: Visa ensinar as diversas maneiras de lidar com personalidades diferentes entendendo melhor a natureza humana.

Entre outros como: Gestão de trabalho em equipe; Aspectos motivacionais; e Administração de conflitos.

Palestras:

- Administrando seu tempo – estratégias de sucesso: Visa conscientizar os profissionais, que algumas técnicas e métodos podem ser utilizados para gerenciar melhor o seu tempo. Fazendo com que os mesmos identifiquem onde se perde um tempo que poderia ser mais proveitoso, caso fosse bem planejado.

- Atitude Profissional: Visa demonstrar aos gestores que a boa conduta, atitude e segurança são essenciais para lidarem com diferentes tipos de profissionais.

- Como transformar informações em sabedoria: Visa mostrar aos profissionais como as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com