TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa E Compliance, Habilidades Gerenciais E Desenvolvimento Sustentável – PIM VII

Por:   •  3/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.374 Palavras (14 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE PAULISTA

Gustavo Henrique de Almeida Silva

RA: 0533466

GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE, HABILIDADES GERENCIAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Campinas - SP

2023

GUSTAVO HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE, HABILIDADES GERENCIAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Relatório final, apresentado a Universidade UNIP, como parte das exigências para a obtenção do título de Tecnólogo em Empreendedorismo.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof. (Nome do orientador)

Afiliações

________________________________________

Prof. (Nome do professor avaliador)

Afiliações

________________________________________

Prof. (Nome do professor avaliador)

Afiliações

Campinas - SP

2023

RESUMO

A evolução e a rápida transformação do ambiente de negócios, por crises, ameaças cibernéticas, grandes escândalos ligados à fraude e à corrupção e inovações disruptivas, forçaram as organizações a ampliar o âmbito da governança. Públicos que vão além acionistas e agora estão previstos, este que exige maior no processo de tomada de decisão e uma ampliação da avaliação, raciocínio, de julgamento ético e agentes de governança deliberativa. Nos mercados desenvolvidos e em desenvolvimento, esse cenário aumentou a demanda exercida pelo governo e as questões de conformidade. Os acordos internacionais fortaleceram a cooperação entre os diferentes países na luta contra a corrupção, a fraude e outros atos ilícitos no setor público-privado. Legislação, regulamentos e controles - especialmente de escopo extraterritorial - estão cada vez mais levando a pesadas sanções financeiras e econômicas, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Os custos de não conformidade também são mais elevados, não por causa dos encargos substanciais relacionados a possíveis investigações administrativas e / ou procedimentos judiciais, mas também por causa do envolvimento em escândalos, que expõem a imagem e a reputação das organizações, com impacto no seu valor e gerando prejuízos para a sociedade em geral.

Palavras-Chave: Compliance. Negociação. Desenvolvimento sustentável.

ABSTRACT

The evolution and rapid transformation of the business environment, due to crises, cyber threats, major scandals linked to fraud and corruption and disruptive innovations, forced organizations to expand the scope of governance. Audiences that go beyond shareholders and are now expected, which requires greater in the decision-making process and an expansion of evaluation, reasoning, ethical judgment and deliberative governance agents. In both developed and developing markets, this scenario has increased government demand and compliance issues. International agreements have strengthened cooperation between different countries in the fight against corruption, fraud and other illegal acts in the public-private sector. Legislation, regulations and controls - especially extraterritorial in scope - are increasingly leading to heavy financial and economic sanctions for both individuals and corporations. Non-compliance costs are also higher, not because of the substantial charges related to possible administrative investigations and/or legal proceedings, but also because of involvement in scandals, which expose the image and reputation of organizations, with an impact on their value and generating losses for society in general.

Keywords: Compliance. Negotiation. Sustainable development.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. DISCUSSÃO
  1. GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPILANCE
  2. HABILIDADES GERENCIAIS: TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO 
  3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  1. CONCLUSÕES

  1. INTRODUÇÃO
  2. DISCUSSÃO
  1. GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPILANCE

        O sistema de conformidade deve ser entendido como um dos processos interdependentes que contribuem para a eficiência do sistema de governança e que permeiam a organização, orientando as iniciativas e ações dos agentes de governança o exercício de seus. Na base, os princípios básicos da empresa devem ser sustentados, por sua vez, pela constante da deliberação ética. Em resumo: de acordo com as melhores práticas do governo, a conformidade deve ser tratada do ponto de vista da deliberação ética, como um mecanismo de conformidade com as regras internas e externas, de proteção contra e preservação e geração de valor econômico. (IBGC, 2017).

“Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.” (IBGC, 2015).

        O termo Conformidade é cada vez mais óbvio para as organizações como um meio de cumprimento relacionado às suas atividades, vinculado ao programa de integridade para fortalecer os processos de governança corporativa e sustentabilidade corporativa. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão de literatura com abordagem qualitativa, em uma operadora de saúde do Nordeste do Brasil. Para melhorar sua gestão pela implantação de Compliance e ​​ampliar relacionamentos pautados pela integridade ética, a operadora deve cumprir o ambiente regulatório, evitar retardar o aparecimento de comportamentos ilegais, estimulando a detecção e mitigação de seus riscos. O trabalho centra-se em propostas de soluções cujas atividades foram desenvolvidas por uma comissão multidisciplinar específica, em torno dos nove pilares do programa de integridade. Por meio de técnicas de observação, por meio de checklist, foi identificado que a operadora deve gerenciar os principais riscos e fortalecer seus controles internos, formalizando diretrizes por meio de políticas e levando uma constante para garantir a eficácia de seu programa de integridade e, portanto, atender a todos requisitos de resolução normativa da agência nacional de saúde complementar. (GODOI, 2019).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (248.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com