TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL 2º SEMESTRE PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Por:   •  7/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E GESTÃO PÚBLICA

DESAFIO PROFISSIONAL

2º SEMESTRE

PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Augusto Sérgio de Souza RA 1994563310

Francisco das Chagas Morais Gomes RA 1994556922

Johnatan Silva Holanda RA 1600346559

Maria Jardenia da Silva Lima Passos RA 1820585442

Maria Eloina da Silva Lima RA 1820585699

Rafael do Nascimento Farias RA 1994558101

Tutor: Joaquim Pereira de Castro Júnior

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................ 04

Desenvolvimento.................................................................................. 05

Organograma/plano de capacitação (diretores e gerentes)...................... 06

Desenvolvimento motivacional pessoal operacional.............................. 07

Conclusão.............................................................................................. 08

Referências............................................................................................ 09

INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta uma proposta de gestão administrativa para a Hoterdan - Hipermercado com atividades no interior de São Paulo-SP iniciou suas atividades como Supermercado apesar de ser uma empresa regional cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado da cidade em vendas de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, tendo por maior objetivo se tornar uma empresa varejista em abrangência estadual em médio prazo.

Desde sua fundação a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas visando sempre a competência técnica tanto nos níveis superiores como inferiores possuindo um total de 176 colaboradores no seu quadro de funcionários.

Nos quatro últimos trimestres houve uma queda nos lucros onde notou que as vendas apesar de boas, mas os custos aparentemente estavam fora de controle, após reunião trimestral os diretores analisando o relatório de 180 páginas feito através de uma consultoria que analisou durante oito semanas os colaboradores entrevistados do presidente ao operacional e através do resultado concluiu que a profissionalização é primordial.

.

DESENVOLVIMENTO

O ramo varejista é uma das atividades que mais cresce no Brasil. No caso dos hipermercados, modelo importado da França, onde há uma grande variedade de produtos e organizada em uma estrutura dividida por departamentos que envolvem uma extensa gama de produtos em um mesmo espaço físico, desde alimentos até acessórios automotivos. Por ser um segmento dinâmico é necessário à percepção das mudanças de comportamento do consumidor e assim adaptar-se a elas.

Daí a importância da administração estratégica, a relevância da análise do processo de administração estratégica com as funções de negócio, como: marketing, produção ou operação, recursos humanos e finanças. (CERTO, p. 13, 2005) Dessa forma a estrutura organizacional de uma empresa deve estar de acordo com a estratégia adotada por ela, sendo essa estrutura uma consequência de sua realidade interior e exterior. O planejamento, organização e controle são ferramentas essenciais para o sucesso de uma organização (empresa), bem como definir objetivos, visão, missão, valores e planos de ação são indispensáveis.

No caso do Hipermercado Hoterdan se faz necessário uma reestruturação possibilitando promover o aperfeiçoamento, facilitar a especialização, o trabalho em equipe, possibilitar maior flexibilidade de adaptação à empresa e valorização dos colaboradores desenvolvendo suas competências. Nesse sentido a estrutura escolhida é a funcional.

Veja o seguinte organograma:

Para Montar um Plano de Capacitação e Desenvolvimento para Diretores e Gerentes Com base na analise da consultoria, será incrementado no calendário da empresa seminários em eficácia Gerencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com